Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Betrayer - Horror no século 17 dos criadores de F.E.A.R.

Existem alguns jogos que são anunciados e levam anos para finalmente o publico ter acesso, porém existem alguns casos em que as empresas fazem verdadeiras surpresas e revelam o título quando está bastante perto de disponibilizar para o público, um bom exemplo é Blood Dragon. E hoje eu vou falar de um jogo que sem dúvidas foi uma das surpresas do ano de 2013.

Betrayer é um jogo indie que chamou a atenção de imediato principalmente pela equipe da Blackpowder Games, que é formada por alguns dos ex membros da Monolith, a desenvolvedora responsável pelo fantástico F.E.A.R., e naturalmente pessoas capazes de criar uma experiência de terror. 
O jogo se passa no começo do século XVII, no ano 1602 e conta a história de um homem que saiu da Inglaterra em busca de novas oportunidades nos Estados Unidos, porém quando chega ao lugar ele é surpreendido ao repentinamente todos sumirem, porém não demora muito para descobrir que não está exatamente sozinho.

Acredito que a primeira coisa que você nota ao ver uma imagem, vídeo ou começar a jogar Betrayer é o fato de que ele adota um visual extremamente inesperado, preto e branco com algumas coisas em vermelho. Isso sem dúvidas dá um tom especial ao jogo, apesar de não ser a primeira obra a ser ousado o suficiente para adotar um visual desse gênero. Obviamente nem todos vão gostar desse estilo, porém sem dúvidas é um toque que eu achei incrível e que combinou muito bem. Eu me senti como se estivesse no meio de Begotten.
Apesar de ser possível mudar para o visual com cores, graças ao visual padrão em preto e branco você se sente como se estivesse em meio a um lugar realmente fantasmagórico, fiquei impressionado em como essa combinação simples de cores deixou as coisas tão tensas. O constante som de vento e ver a grama e vegetação em geral se mexer faz te sentir como se fosse uma verdadeira alma penada vagando por algum lugar.
 
Isso sem contar no quão assustador é ver os tons de vermelho surgirem, os inimigos, itens e alguns objetos ficam soltando um tipo de aura vermelha e quando você de repente ver uma em meio ao cenário já começa a se preocupar, será um colono britânico pronto para te perseguir e matar? Ou será um baú com tesouros?
Os inimigos assustam bastante, eles fazem sons perturbadores e muitas vezes você está abaixado para tentar não ser visto mas só ouve o som de um deles próximos a você. Outro detalhe é que as criaturas são muito fortes e te matam rapidamente, tornando a coisa mais tensa e você precisa realmente matá-las o mais rápido possível ou esquivar se for possível. Você tem várias armas da época disponíveis, incluindo machado de arremesso, mosquete, pistola a pólvora e arco.

Enquanto vaga pelo lugar, você vai descobrindo certas coisas um tanto perturbadoras, por exemplo uma vila abandonada e cheia de esculturas de pessoas em posição de defesa, como se estivessem sido petrificadas, ou totens com uma aura preta ao redor deles, sendo descritos como amaldiçoados. Isso sem contar as várias lápides e ossos.
 
Não bastando isso, existe ainda uma "outra realidade" no jogo em que você entra e as cores se invertem, fazendo o preto ser a cor predominante e o branco a secundária, nessa realidade você pode fazer coisas diferentes e existem inimigos também diferentes e ainda mais assustadores que te perseguem, pode acontecer coisas como você fugir e tocar o sino, fazendo com que elas desapareçam e você mude de realidade. 
 
Ainda existe um botão de "Ouvir" que você aperta e ouve o som fantasmagórico de algo, usando fones de ouvido com a técnica de holofonia aplicada no jogo você fica capaz de saber de onde vem o som e segui-lo para ver o que há lá, entrando em um elemento que talvez seja o principal do jogo, que é a exploração.
Aliás, esse é um jogo realmente para quem tem paciência. Isso porque o foco dele não é seguir uma coisa linear de andar e fazer os objetivos. Ele apresenta um mundo semiaberto, com mapas grandes conectados em que você não sabe exatamente o que deve fazer, já que chegou no lugar em busca de oportunidades e não tem a mínima ideia de como é.

Sendo assim, o que temos aqui, é um grande mundo com muita vegetação, algumas bases feitas por soldados e pessoas que parecem ter sido amaldiçoadas vagando por toda parte, prontas para te matar assim que te avistarem. Mas não são meros zumbis, já que são capazes de usar armas de fogo, arcos e espadas. Estão mais para possuídos ou almas penadas.
É um jogo para quem estiver no clima de exploração, usando habilidades de stealth para passar discretamente por inimigos, localizando coisas enterradas e lendo bilhetes. Aos poucos você vai começando a compreender o que aconteceu nesse lugar e como lidar com isso, se equipando melhor e preparando.

Aos poucos você vai conseguindo dinheiro e munição, podendo comprar coisas novas em algumas lojas e até mesmo equipando os itens conhecidos como "Encantos", que são capazes de dar algumas melhorarias ao seu personagem e assim deixando a coisa um pouco menos complicada na hora de enfrentar inimigos.
Como são armas do século 17, você nota bem que os caras quiseram que fosse algo tão árduo quanto era para soldados daquele tempo. Então você pode usar um arco, que é rápido, mas o alcance é limitado e o dano também, mas pode optar por pegar um mosquete pra dar um poderoso tiro, porém sabendo que vai ter que colocar pólvora dentro e fazer todo o processo pra recarregar.

Morrer é bem fácil e existe um aspecto meio do gênero soulslike no jogo, se você ativar a opção de cair o seu inventário no chão ao morrer e ser necessário ir pegar de volta. Além disso a cada morte, todo mundo retorna à vida, o que te obriga a ficar bem espero na hora de tomar qualquer atitude, pois dois inimigos já podem te fazer suar.
Enfim, tá aí um jogo bastante interessante e perturbador que vai atrair muita gente, vale mesmo muito a pena testar, para quem gosta de ambientes pesados esse é ótimo. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Nuuvem antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários