Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Lone Survivor - Praticamente um Silent Hill 2D!

Hoje vou postar aqui sobre uma indicação do leitor Edivaldo José que foi feita há muito tempo atrás no entanto acabei deixando só anotado para jogar um dia e esse dia chegou Ò__Ò!

Lone Survivor é um jogo maravilhoso sobre um garoto que sobrevive a uma epidemia que tem na cidade e acaba sozinho no apartamento onde vivia. Para sobreviver ele acaba tendo que sair rotineiramente pra conseguir comida, no entanto nessas saídas se depara com pessoas estranhas sendo que algumas não parecem reais e pior, em certos lugares ele encontra monstros. Se você gosta de contos de terror, certamente vai adorar o climinha.




O que mais atrai nesse jogo é o fato dele ser 2D porém ser um survival horror mesmo, antes dele eu já tinha visto alguns jogos 2D survival horror, como Soundless Mountain 2 e Clock Tower, no entanto todos os que tinha jogado apresentavam seus limites graças ao ambiente 2D, mas esse não. Esse tem gráficos da era 16bits e apresenta todos os elementos normalmente só vistos em um jogo 3D da forma mais incrível.

Pra começar o jogo não limita o universo a um ambiente 2D, ele tem um mapa e cria uma sensação de que você está andando por um lugar 3D com isso, mesmo com a visão sendo lateral e não aérea. A forma que os caras usaram pra fazer isso foi incrível, pegaram cada ambiente e colocaram não apenas uma porta na esquerda e outra na direita, mas sim becos, buracos e portas ao fundo, além de na parte da "frente" ter também portas só que aparecem transparentes, para indicar que não estão no "lado de lá" da parede, mas sim no "lado de cá". Dessa forma foi possível se criar lugares com mapas que você pode seguir e explorar.

Apesar da história um tanto Resident Evil sobre uma epidemia e ter que sobreviver, as semelhanças acabam por aí. O jogo é A CARA de Silent Hill, com ambientes muito sujos e escuros, monstros deformados, há muitas coisas bizarras como uma parede que parte dela é pele que pode ser rasgada e alucinações. Existem personagens que falam com você e que visivelmente não são reais como o homem da caixa de papelão na cabeça, o velho que surge repentinamente no escuro e começa a falar com você, e a menina que costuma aparecer e desaparecer do nada após conversas confusas.

Nesse jogo é necessário sobreviver e economizar itens e munição. Você precisa se alimentar, se você não comer o seu personagem vai acabar morrendo. Você precisa dormir, embora não seja mostrado um limite de energia, você tem que ter noção e em certos momentos ele comenta que está cansado, se você não dorme ele acaba desmaiando. Portanto uma coisa que acontece constantemente é você voltar para seu apartamento e isso você faz através de espelhos.

Existem muitas teorias sobre esse jogo, incluindo quanto a isso das viagens via espelho que alguns acreditam ser algo espiritual, mas o jogo é bastante psicológico e ao meu ver ele não se teletransporta ou algo assim, mas sim fica olhando profundamente no espelho e vai andando para os lugares onde quer, que também tem espelhos, quando menos percebem já estão lá. Até mesmo porque o personagem fala algo sobre olhar profundamente para seu reflexo, o que me faz achar que ele entra em um tipo de transe, sabem? Aqueles sonâmbulos? Pois é, o personagem tem muitos problemas com sono e isso só faz eu achar a teoria mais evidente.

Tudo é muito limitado, por isso você não pode se entupir de comida e nem deixar o personagem passar fome se não ele começa a morrer. Outra coisa é que você não pode comer qualquer coisa porém às vezes é o jeito, como alimentos que não parecem estar bem e os que estragaram faz muito tempo. Tem alguns que dão pro gasto por algum tempo, mas tem outros que o efeito pode ser contrário e te fazer passar mal.

Também é possível fazer combinações que vão desde simples como colocar queijo dentro de biscoitos, até mais complexas e que requerem tempo mas que valem a pena, como por exemplo se você quiser café, você precisa de um recipiente apropriado pra coletar água que você pode pegar de uma goteira e pra isso precisa deixar o balde lá um tempo até encher, precisa também de uma panela pra água e café em pó, que depois você pode inclusive combinar com leite por exemplo.

Para enfrentar os monstros também é preciso ser esperto, munição não dá em árvores Ò_Ò! E por isso muitas vezes é melhor tentar evitá-los. Para isso você pode se esconder nas sombras quando há um lugar apropriado e passar sem que ele te note, pode colocar carne podre em algum lugar distante pra atrair ele pra lá e se esconder enquanto ele passa, pode colocar um daqueles "flares" pra ficar soltando faíscas vermelhas e assustá-los, ou pode ir pro método tradicional, meter bala na fuça dos infelizes Ò_Ò!

Há alguns personagens pela cidade que você pode conseguir mercadorias, algumas são gratuitas, outras você recebe por meio de trocas, sendo assim você pode pegar pílulas que usa pra efeitos variados e ir trocar com um drogado por munição por exemplo.

Enfim, ta aí um jogo 2D muito foda que dura entre 4 e 6 horas e que gostei pra caramba, trilha sonora incrível às vezes ficando tranquila e bonita com violão e às vezes ficando muito pesada lembrando muito Silent Hill, um visual realmente cativante e uma história psicológica com vários finais. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários