Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é renderização e pré-renderização?

Uma coisa que acho muito comum de ser ouvida por pessoas que estão ligadas ao mundo da tecnologia é o termo "renderização". Para muitos é até intuitivo do que se se trata e entendem através de um contexto, mas não sabem exatamente o que é uma renderização, por isso decidi criar um textinho apenas pra esclarecer melhor.

Bom, a renderização é um processo efeituado em cima de mídias digitais (audio, vídeo, imagens e etc) que gera um resultado. Basicamente renderizar é fazer rodar uma coisa que foi feita. Por exemplo você está criando uma música usando vários efeitos no audacity, se você quiser ouvir, basta apertar play que verá a agulha passando pela linha do tempo e pegando todos os sons que você colocou. Isso é uma renderização.



Mas como vocês sabem, um computador tem várias peças, a renderização é basicamente o resultado é gerado pela potência dessas peças. Então tem computadores que não tem capacidade pra rodar certos programas. E é assim que entra a pré-renderização.

A pré-renderização ao invés de rodar na hora o arquivo, ela salva em um formato específico. Por exemplo um vídeo, em alguns casos a pessoa pode assistir um vídeo extremamente travado sendo renderizado na hora por usar muitos efeitos pesados do programa ou seja o que for. Mas se o usuário ao invés de assistir direto do programa, preferir pré-renderizar, ele vai gerar um arquivo de vídeo que não vai usar efeito algum, o computador só vai entender que é um video como qualquer outro.

Então sabem esses filmes em animação 3D que saem? Todos foram modelados em programas e tudo mais e cena a cena usaram computadores muito potentes pra rodar elas, no final juntaram tudo e tchanran Ò_Ò! Um filme prontinho! É comum também um computador ser capaz de renderizar algo, mas ser com uma qualidade inferior, apenas para pessoa ver como está ficando. Por exemplo um vídeo saindo pixelizado ao invés de bonitinho. O que é ótimo, afinal gerar arquivos pré renderizados em geral demora um bocado e se a pessoa tiver que fazer isso toda vez que quiser ver um detalhes, acaba sendo um problema. Por isso compensa ver em baixa qualidade o resultado pra não ter o trabalho de renderizar o arquivo inteiro.
Mas claro que depende de cada caso, por exemplo o filme Toy Story é de 1995, naquela época aquilo era pesado pra cacete! Era impossível um gráfico daquele em um jogo, já hoje em dia tem muitos jogos que são rodados na hora e tem gráficos muito superiores ao de Toy Story.

E por falar em jogos, vocês já devem ter notado que algumas empresas já aproveitaram pra fazer as apresentações dos jogos entre as fases serem pré renderizadas. Nem sempre é esse o caso, mas as vezes é porque empresas tem computadores super potentes e podem gerar uma apresentação em qualidade máxima e assim fazer a apresentação parecer o jogo só que com gráfico melhor. Claro que o tempo passou e as coisas mudaram, por isso as vezes é comum jogar um jogo antigo e ta em um gráfico feio e na hora da apresentação ta la aquele video com o gráfico do jogo mas com qualidade inferior uahahaha.

Além é claro da época dos CG's fodões, que não usavam o motor gráfico do jogo. Uma coisa que um amigo meu e eu sempre nos perguntávamos era "Por que diabos essas apresentações são tão lindas e os gráficos são um lixo?!". Era exatamente porque aquilo era impossível de ser rodado por um playstation, no entanto ele rodava vídeos então o jeito era ficar nas apresentações mesmo kkkkkk.

Bom, é isso pessoal, espero que tenha ficado mais claro para o povo que não sabe ao certo que diabos é isso hehehe.

Postar um comentário

0 Comentários