Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A fantástica sensação de ser derrotado em um jogo

Sabem, onde eu trabalho todo mundo é mais velho que eu e por isso tiram muito sarro ao me verem na hora do almoço jogando Nintendo DS tranquilamente. E hoje eu tava aqui jogando um RPG nele e me divertindo, feliz da vida, estava em uma área difícil pra cacete, cheia de monstros infernais, mas estava sobrevivendo e conseguindo subir de nível, também peguei bons equipamentos e venci diversos monstros por pouco. Após jogar um bom tempo, eu comecei a pensar se deveria usar teletransporte pra sair da caverna e poder salvar, ou se deveria continuar procurando um ponto para salvar dentro da caverna, e foi então que em certo momento, eu morri. Perdi 1 hora de níveis e equipamentos e ouro que tinha encontrado, e a minha reação foi a mais típica de um jogador:

"PORRA Ò______Ò"
Logicamente o pessoal do trabalho começou a zuar na hora e um deles começou "O que foi bebê? Pikachu morreu foi? Morreu!" e falei "É MORREU E EU JÁ TO OLHANDO PRO PRÓXIMO QUE VOU MATAR Ò_Ò". Mas logo comecei a rir da situação e saí pra beber água, que foi quando bolei essa matéria, pois afinal eu perco uma hora naquela porra mas ao menos tem que ter valido algo. è__é

Pode ser que transmita uma irritação enorme a sensação de perder, mas foi nesse meu momento de irritação que parei para pensar que é exatamente isso que fez valer a pena. Hoje em dia os jogos são muito mais complexos do que inicialmente, tem a história, os gráficos, o som e mais um monte de detalhes que chama a atenção de muita gente, mas nos primórdios da criação de jogos, só existia duas coisas, ganhar ou perder.

Essa sensação parece ser dividida em níveis, tem jogos que eu jogo e se eu perder não é muito importante, eu simplesmente começo de novo, alguns fazem eu rir um bocado até e depois começar de novo, já outros eu sinto uma pontada de irritação, mas logo aperto o botão de reiniciar e pronto. Existem aqueles jogos que perco e ao invés de me irritar, apenas penso em como conseguir passar, como se estivesse decifrar o enigma, ou bolar uma estratégia que funcione, simplesmente a sensação de perder não existe inicialmente, mas claro que depois de inúmeras tentativas pode ser que comece a surgir ou o jogo passe a parecer chato.

Com a chegada dos jogos online, a competição se tornou mais interessante pois os jogadores deixaram de jogar contra inteligencias artificiais para jogar com outras pessoas. Naturalmente tem os estouradinhos, quando perdem ficam nervozinhos e esses mesmos são os que costumam provocar e xingar os outros quando ganham, sendo que graças a isso algumas pessoas que nem costumam se irritar, passam a ficar explosivas. Afinal uma coisa é perder para um computador e ele ficar caladinho, mas já pensaram se você perdesse e o jogo começasse a falar com uma voz do GPS que xinga "Você perdeu seu imbecil '-' "

As reações também são variadas e dependem muito da pessoa ou do momento. Entre eles alguns tipos são os:

Não fui eu

Os "não fui eu" nunca tem culpa de nada! Os caras são fodões, sempre ganham todas as partidas e quando perdem, significa que algum tipo de complô aconteceu. Pode ter sido o NPC burro que não fez as coisas direito, o erro do jogo, o irmão mais novo dele que deu uma risada bem na hora, qualquer coisa menos ter perdido a partida por falta de habilidade.

Rabugentos

Esses costumam dar um grito quando perdem e depois saem rabugentos para fazer outra coisa e tentar esquecer, mas não param de resmungar algo incompreensível e quando os outros perguntam o que foi, eles dizem que nada e se calam.

Boca Suja

O boca suja converte toda a energia da derrota em palavras de baixo calão, ele não cala a boca até falar todo o seu vocabulário mais sacana e muitas vezes não se contenta e até tenta inventar umas novas ou fazer uma combinação para soltar um combo. É como se fossem as suas palavras mágicas sendo invocadas.

Putinho

Já houveram muitos casos de putinhos que foram levados para a sessão do descarrego para tentarem tirar o demônio que o video game colocou no corpo deles. O putinho costuma ficar com com o rosto completamente vermelho antes de fazer coisas completamente inesperadas. É totalmente recomendando que o ignore completamente quando ele começar o ataque pois ele fica completamente insano e pode partir pra cima de você, principalmente se você rir dele, daí na mente deturbada do putinho ele vai achar que você merece pagar pela falha dele. Ò__Ò

Bati na mamãe '-'

Os "bati na mamãe" parecem ter uma insaciável sede por TRETA! Isso porque não importa como, quando ou onde ocorra a derrota, eles sempre ficam um mês sem jogar video game porque o ataque de frenesi sempre faz com que a mãe apareça e o moleque não se limita a evitar confusão com a velha!

Assustadinho

Os assustadinhos são jogadores que ao perderem se tornam criaturas sedentas por destruição e caos, a sua mente já não raciocina direito e as trevas consomem completamente suas almas, e nesse ataque de puro ódio, eles se levantam para punirem os pecadores, que no caso são o controle, o videogame e a TV. E assim o primeiro que estiver na frente eles pegam e arremessam com toda a sua força e sede por destruição. Mas essa energia maligna se transforma imediatamente no fator "ui que sustinho O_O" assim que o item bate na parede. O assustadinho vai correndo pegar ele e observar, às vezes até alisar pra ver se passa. Eles ligam novamente bem rápido o item para ver se ainda está funcionando e a energia da perda some rapidamente.

Esquizofrênicos

Esses tem uma segunda personalidade e colocam nela a culpa quando perdem. Assim que a tela de game over aparece, os esquizofrênicos começam a falar com eles mesmos frases como "BURRO! Você é muito burro!" ou então "Porra, como é que você faz isso?". Após uma longa lição de moral na segunda personalidade, os esquizofrênicos costumam se acalmar mas de vez em quando continuam humilhando vez ou outra o "EU-2". Mas para não dizer que eles são malvados, nas vitórias os esquizofrênicos costumam também parabenizar muito o "EU-2" falando "ÉÉÉÉ!!! ISSO! Você é foda, você é o cara!".

Enfim, a derrota pode causar uma série de sensações, mas nem sempre quer dizer que seja algo ruim. Jogos fáceis demais ou sem desafio podem acabar sendo também monótonos demais e não atrair tanto, mas quando há um desafio e a possibilidade de derrota, a coisa já muda, existe o medo de perder e a sensação de vitória também é incrível por mais que a derrota possa causar o efeito contrário. Às vezes a derrota consegue inclusive fazer a vitória se tornar mais épica. Quem nunca tentou matar um vilão tantas vezes que decidiu sair do jogo, mas quando voltou e venceu, não vibrou? Será que seria tão boa a sensação se esse chefe fosse vencido de primeira?

Bom, eu fiz esse texto mesmo pra liberar a energia da derrota kkkkkkkkkkkk, mas acho que muitos podem acabar lembrando dele para se acalmar um pouco na próxima vez que tomarem um chute na bunda em algum jogo. è_é

Twittem aí para seus amigos pessoal =D