Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A fantástica sensação de ser derrotado em um jogo

Sabem, onde eu trabalho todo mundo é mais velho que eu e por isso tiram muito sarro ao me verem na hora do almoço jogando Nintendo DS tranquilamente. E hoje eu tava aqui jogando um RPG nele e me divertindo, feliz da vida, estava em uma área difícil pra cacete, cheia de monstros infernais, mas estava sobrevivendo e conseguindo subir de nível, também peguei bons equipamentos e venci diversos monstros por pouco. Após jogar um bom tempo, eu comecei a pensar se deveria usar teletransporte pra sair da caverna e poder salvar, ou se deveria continuar procurando um ponto para salvar dentro da caverna, e foi então que em certo momento, eu morri. Perdi 1 hora de níveis e equipamentos e ouro que tinha encontrado, e a minha reação foi a mais típica de um jogador:

"PORRA Ò______Ò"
Logicamente o pessoal do trabalho começou a zuar na hora e um deles começou "O que foi bebê? Pikachu morreu foi? Morreu!" e falei "É MORREU E EU JÁ TO OLHANDO PRO PRÓXIMO QUE VOU MATAR Ò_Ò". Mas logo comecei a rir da situação e saí pra beber água, que foi quando bolei essa matéria, pois afinal eu perco uma hora naquela porra mas ao menos tem que ter valido algo. è__é

Pode ser que transmita uma irritação enorme a sensação de perder, mas foi nesse meu momento de irritação que parei para pensar que é exatamente isso que fez valer a pena. Hoje em dia os jogos são muito mais complexos do que inicialmente, tem a história, os gráficos, o som e mais um monte de detalhes que chama a atenção de muita gente, mas nos primórdios da criação de jogos, só existia duas coisas, ganhar ou perder.

Essa sensação parece ser dividida em níveis, tem jogos que eu jogo e se eu perder não é muito importante, eu simplesmente começo de novo, alguns fazem eu rir um bocado até e depois começar de novo, já outros eu sinto uma pontada de irritação, mas logo aperto o botão de reiniciar e pronto. Existem aqueles jogos que perco e ao invés de me irritar, apenas penso em como conseguir passar, como se estivesse decifrar o enigma, ou bolar uma estratégia que funcione, simplesmente a sensação de perder não existe inicialmente, mas claro que depois de inúmeras tentativas pode ser que comece a surgir ou o jogo passe a parecer chato.

Com a chegada dos jogos online, a competição se tornou mais interessante pois os jogadores deixaram de jogar contra inteligencias artificiais para jogar com outras pessoas. Naturalmente tem os estouradinhos, quando perdem ficam nervozinhos e esses mesmos são os que costumam provocar e xingar os outros quando ganham, sendo que graças a isso algumas pessoas que nem costumam se irritar, passam a ficar explosivas. Afinal uma coisa é perder para um computador e ele ficar caladinho, mas já pensaram se você perdesse e o jogo começasse a falar com uma voz do GPS que xinga "Você perdeu seu imbecil '-' "

As reações também são variadas e dependem muito da pessoa ou do momento. Entre eles alguns tipos são os:

Não fui eu

Os "não fui eu" nunca tem culpa de nada! Os caras são fodões, sempre ganham todas as partidas e quando perdem, significa que algum tipo de complô aconteceu. Pode ter sido o NPC burro que não fez as coisas direito, o erro do jogo, o irmão mais novo dele que deu uma risada bem na hora, qualquer coisa menos ter perdido a partida por falta de habilidade.

Rabugentos

Esses costumam dar um grito quando perdem e depois saem rabugentos para fazer outra coisa e tentar esquecer, mas não param de resmungar algo incompreensível e quando os outros perguntam o que foi, eles dizem que nada e se calam.

Boca Suja

O boca suja converte toda a energia da derrota em palavras de baixo calão, ele não cala a boca até falar todo o seu vocabulário mais sacana e muitas vezes não se contenta e até tenta inventar umas novas ou fazer uma combinação para soltar um combo. É como se fossem as suas palavras mágicas sendo invocadas.

Putinho

Já houveram muitos casos de putinhos que foram levados para a sessão do descarrego para tentarem tirar o demônio que o video game colocou no corpo deles. O putinho costuma ficar com com o rosto completamente vermelho antes de fazer coisas completamente inesperadas. É totalmente recomendando que o ignore completamente quando ele começar o ataque pois ele fica completamente insano e pode partir pra cima de você, principalmente se você rir dele, daí na mente deturbada do putinho ele vai achar que você merece pagar pela falha dele. Ò__Ò

Bati na mamãe '-'

Os "bati na mamãe" parecem ter uma insaciável sede por TRETA! Isso porque não importa como, quando ou onde ocorra a derrota, eles sempre ficam um mês sem jogar video game porque o ataque de frenesi sempre faz com que a mãe apareça e o moleque não se limita a evitar confusão com a velha!

Assustadinho

Os assustadinhos são jogadores que ao perderem se tornam criaturas sedentas por destruição e caos, a sua mente já não raciocina direito e as trevas consomem completamente suas almas, e nesse ataque de puro ódio, eles se levantam para punirem os pecadores, que no caso são o controle, o videogame e a TV. E assim o primeiro que estiver na frente eles pegam e arremessam com toda a sua força e sede por destruição. Mas essa energia maligna se transforma imediatamente no fator "ui que sustinho O_O" assim que o item bate na parede. O assustadinho vai correndo pegar ele e observar, às vezes até alisar pra ver se passa. Eles ligam novamente bem rápido o item para ver se ainda está funcionando e a energia da perda some rapidamente.

Esquizofrênicos

Esses tem uma segunda personalidade e colocam nela a culpa quando perdem. Assim que a tela de game over aparece, os esquizofrênicos começam a falar com eles mesmos frases como "BURRO! Você é muito burro!" ou então "Porra, como é que você faz isso?". Após uma longa lição de moral na segunda personalidade, os esquizofrênicos costumam se acalmar mas de vez em quando continuam humilhando vez ou outra o "EU-2". Mas para não dizer que eles são malvados, nas vitórias os esquizofrênicos costumam também parabenizar muito o "EU-2" falando "ÉÉÉÉ!!! ISSO! Você é foda, você é o cara!".

Enfim, a derrota pode causar uma série de sensações, mas nem sempre quer dizer que seja algo ruim. Jogos fáceis demais ou sem desafio podem acabar sendo também monótonos demais e não atrair tanto, mas quando há um desafio e a possibilidade de derrota, a coisa já muda, existe o medo de perder e a sensação de vitória também é incrível por mais que a derrota possa causar o efeito contrário. Às vezes a derrota consegue inclusive fazer a vitória se tornar mais épica. Quem nunca tentou matar um vilão tantas vezes que decidiu sair do jogo, mas quando voltou e venceu, não vibrou? Será que seria tão boa a sensação se esse chefe fosse vencido de primeira?

Bom, eu fiz esse texto mesmo pra liberar a energia da derrota kkkkkkkkkkkk, mas acho que muitos podem acabar lembrando dele para se acalmar um pouco na próxima vez que tomarem um chute na bunda em algum jogo. è_é

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

13 Comentários

  1. ja quebrei 1 controle aki qndo fiquei puto pq tinha morrido, kkkkkkkk, mas faz tempo, hj qndo eu perco eu fico um pouco estressado, uma vez no skyrim eu estava jogando la, de boa na caverna marota, tinha progredido mto, daí chega um Dragon Priest bicha loka e me mata cm 2 golpezinho daquele cajado FDP Ò__Ò, bela hora para se lembrar q esqueci de salvar e antes do Dragon Priest eu ainda tinha enfrentado um Draugr Deathlord e ia ter q passar por tudo aquilo d nvo, PQP -_-

    ResponderExcluir
  2. muito boa a materia, axo q me encaixo no esquizofrênico, as vezes me chamo de burro quando perco rsrsrsr... mas meu irmao e aquele assustadinho, teve uma vez q o fdp perdeu, tacou um murro no teclado e foi botao pra tudo q é canto...

    ResponderExcluir
  3. Carai, o texto me lembro de quando eu zerei pela primeira vez "Zelda: Ocarina of Time". Cara eu tive todas essas reações quando agarrei no Templo da Água. Essa fase foi criada pelo Capiroto no seu momento de fúria, enquanto perdia a sua ultima vida no mario, quando jah estava quase acabando com o Bowser! Pq pqp nunca jogarei outra coisa q me deixou com tanta raiva do começo ao fim da fase! Mais valeu apena quando finalmente conseguir escapar daquilo! Oo

    ResponderExcluir
  4. cara depois que eu joguei Dark souls eu fui um ouco de cada um destes o jogo foda,morrer la é normal é normal que é capaz de quando vc ganha vc fica nervozo

    ResponderExcluir
  5. Sou o boca suja, com certeza hahahahah

    ResponderExcluir
  6. hauhauaha me identifiquei com alguns, mas to mais pra esquizofrênico kk

    ResponderExcluir
  7. LeoCamilli

    Camisa de força em voce Ò__Ò'

    ResponderExcluir
  8. putz... me identifiquei com muitos ai... kkkkk bela matéria sky!

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKK Eu sempre fico muito puto quando perco,principalmente quando são várias vezes consecutivas

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu sou um mix de esquizofrenico e assustadinho, só que eu bato na minha perna... '-' sim eu sou doente

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito dessa matéria so de tudo um pouco.

    ResponderExcluir