História
Um garoto se muda para uma nova cidade, mas estranha a forma como os seus colegas de turma o tratam, todos agem estranho e parecem comentar sobre ele, exceto por uma garota que todos parecem simplesmente ignorar. Não demora muito para ele começar a descobrir que uma sombria história está por trás de seu novo colégio.
Sobre o anime
Eu comecei a assistir esse anime do nada, gostei do nome e achei as fotos interessantes mas não li sobre o que se tratava porque queria me surpreender, e o mais impressionante é que conseguiu. Eu realmente sou desanimado com anime, acho que a maioria é um saco, é muito fácil achar anime que se trata do mesmo maldito tema de grupo de amigos que tem que lutar contra uma ameaça toda semana. E toda aquela desmunhecagem me dá nos nervos, por isso é complicado quando quando vou procurar um anime sério de verdade.
Bom, eu comecei esperançoso a assistir Another e começou bem, com uma conversa entre duas pessoas sobre uma morte que aconteceu na escola. Os traços do anime não me agradaram de cara, o visual dos personagens é aquele estilo meio magrão, eu detesto esse visual que alguns anime tem, mas tudo bem. A abertura me fez gelar muito porque a música é toda animadinha, então pensei "iii já vi... esse aí é daqueles animes que não tem conteudo algum e se preocupa mais em mostrar expressões fofinhas e outras besteiras...". E durante os dois primeiros episódios eu tava achando massa até, tava indo bem, mas me preparava o tempo todo para a hora em que começasse enrolar com besteiras e no final me fizesse achar tão chato quanto achei Noein, mas assim que terminou o terceiro episódio a minha reação foi "CARACAS!!! Agora sim esse anime me surpreendeu!".
Another tem uma história tensa pra caramba e gostei demais, acho que ele deveria ser um live action e não um anime. Ele fez uma coisa que eu nunca tinha visto antes em outro anime que é colocar uma carga forte de terror, é o unico anime que já conseguiu me dar algo parecido com um susto em uma das cenas. Os caras colocam altos elementos de filmes orientais de horror, então há cenas de pesadelos e coisas que aparecem repentinamente, usam bastante sons para tentar dar sustos e eu acho que funcionaria direto se fosse em live action.
O anime é cheio de detalhes que me fascinam um bocado, como entre algumas cenas do nada aparece uma boneca. Não há enrolação nele, e nos 12 episódios sempre são apresentadas coisas novas, tem um monte de mistérios e todos tem uma resposta, e com coisas bem intrigantes mesmo, não é igual aqueles animes que querem ser psicologicos e tacam um monte de perguntas com histórias confusas e depois um monte de matança e cabô. A história é bem trabalhada, com tantos detalhes que acho que vale a pena assistir duas vezes pois existem várias referências que são colocadas em um momento e só mais pra frente você percebe que aquilo tem importância.
E uma coisa que achei maravilhosa nesse anime é algo que não vejo em qualquer obra, que é aos poucos ir melhorando cada vez mais. Em geral a maioria das obras que vejo é boa do começo ao fim ou do nada fica boa, mas essa conseguiu me fazer sentir algo fantástico que é ir achando um episódio melhor que o outro cada vez mais, com as respostas que vão sendo dadas e as novas perguntas, ficou massa demais isso.
Até mesmo a abertura do anime começou a me parecer foda, porque mesmo tendo uma musica animadinha, ela é muito bem trabalhada e é sincronizada, colocando várias imagens de bonecas sendo despedaçadas e outras coisas simbólicas relacionadas a morte. Por isso ao invés de pular, eu assisti todas as vezes para observar novos detalhes que ainda não tinha percebido.
Enfim
Eu não diria que é um anime que tem a profundidade de Monster ou Lain, mas é um anime que me deu uma baita de uma surpresa e que eu adorei. Acho que era isso que eu deveria sentir com grande parte dos animes, me divertir por ser diferente e não ver milhares de animes e todos parecerem tão iguais. Acho que vale muito a pena assistir, porque a falta de enrolação e a quantidade de pequenos detalhes da história acabam conquistando a pessoa se ela for do tipo que gosta de ver uma história cheia de mistérios e peças que vão se formando aos poucos.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet

