Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A época em que as demos dominavam o mundo!

Acredito que a primeira experiência com demos que tive foi lá por 1998 com um CD de playstation que meu amigo tinha e que haviam demos, esse CD tinha vindo junto com o console e era o único jogo original dele uahahaha. Mas ninguém dava a mínima pra aquelas demo, afinal eram jogos que não se podia chegar a o fim.

Porém no ano 2000 posso dizer que as demos realmente foram importantes pra mim. Naquela época eu não tinha muitos jogos de computador, no entanto haviam várias revistas de CD-ROM que vinha com programas e demos de jogos. Eu ficava simplesmente fascinado! *-*

Eu me achava foda uahahahaha, clicava no menu iniciar do windows 98, depois em PROGRAMAS e estava lá a minha linda pastinha escrita JOGOS e nela bem umas 50 demos. A minha sensação era do tipo "Como sou fodão, vejam quantos jogos eu tenho! FUCK YEA!".

O negócio é que era um outro mundo pra mim, parecia super tecnológico não precisar colocar um CD ou uma fita, mas apenas selecionar um jogo em uma lista, e eu não tinha aquele pensamento de querer zerar um jogo, eu queria apenas jogar e me divertir, por isso o fato de ser demo não me incomodava, eu queria apenas aproveitar o momento. Hoje em dia eu nem sei como eu tinha paciência pra jogar a demo de Soul Reaver tantas vezes. Era algo que eu fazia para me divertir e não entender a história ou algo assim, por isso aquela lista simbolizava mais a variedade de diversão kkkkk que pobreza ein?

Mas uma coisa realmente legal é que as demos faziam um papel extremamente importante, eram coisas que as pessoas queriam ter para experimentar um jogo. E existiam demos que eram feitas com bastante carinho, como a demo do Jedi Outcast por exemplo que não era um pedaço do jogo, mas sim uma fase exclusiva feita unicamente para ser a demo, ela não tinha no jogo completo. Imaginem que legal isso? Se fosse hoje em dia seria um maldito DLC e não uma fase dada de graça sem precisar do jogo completo. Também haviam demos que eram capazes de gerar horas de diversão como a do Worms Armagedon que eu joguei centenas de vezes contra um amigo na época e nós nos divertíamos pra caramba mesmo com ela tendo limitações.

Eu lembro que quando saiu a demo de Silent Hill 3 foi um verdadeiro escândalo porque ela tinha uns 500 mb, e aquilo era um tamanho absurdo demais! As pessoas estavam acostumadas com demo de 90 mb e então surgia uma quase do tamanho de um CD completo! Mas o tempo passou e as demos foram ficando cada vez mais desvalorizadas.

Antigamente as demonstrações saiam antes do jogo, era incrível aquilo, o jogo não tinha lançado mas você podia experimentar, mas então o tempo foi passando e elas passaram a ser lançadas quase sempre depois do lançamento do jogo, isso se tornou algo tão desagradável afinal depois que lançasse todo mundo já tinha jogado, ela não iria causar aquela sensação ótima de poder experimentar antes de jogar a versão completa.

O tempo passou e eu perdi o meu ânimo por jogar demos, primeiro pela história do jogo que eu gostaria de saber completa, e depois porque uma demo que sai um mês depois do jogo ter sido lançado não vai me fazer baixar ela de forma alguma uahahaahha.

Quando comprei o xbox 360 eu já tinha disponível para jogar o Alan Wake que eu tinha comprado antes mesmo de comprar o console, no entanto depois que eu zerei o jogo, o que eu pensei foi "FUDEU O_O" e o jeito foi deixar o console parado. No entanto visitando a live acabei vendo a parte de demos e decidi baixar algumas.

O mais engraçado é que de certa forma tive uma sensação semelhante à que eu tinha em 2000. O negócio é que naquela época eu era totalmente limitado, a internet era ruim e eu tinha que obter demos através de CD-ROM's e não tinha dinheiro pra comprar jogos. Com o 360 eu também me vi em um ambiente limitado, sem grana pra comprar jogos, com internet que permite baixar mas no entanto só demonstrações, por isso o que me resta é fazer uma lista hahaha.

Nesse intervalo de tempo tão grande entre o PC no começo dos anos 2000 e a xbox live em 2012 eu me vendo fazer algo que há muito tempo não fazia. Analisar um jogo antes de começar jogar a versão final e realmente percebi o quanto isso é importante. O negócio é que são assustadores os preços de jogos e nem sempre um jogo é tão bom assim, então só de pensar em gastar uma nota em um jogo e ser uma porcaria já me fazia sentir agoniado uahahahha.

Mesmo assim me incomoda bastante arriscar ver spoilers de um jogo e acabou gerando um dilema. Jogar e arriscar descobrir coisas que eu não joguei, ou não jogar e arriscar pagar uma facada por um jogo ruim. No entanto no final acabei jogando mesmo sem ligar e me lembrou velhos tempos só que com um desconforto em saber que não iria zerar mas sim a qualquer momento acabaria. Parece que a era de ouro das demonstrações realmente foi em outro tempo... Mas aproveitando, e aí pessoal, qual a melhor demo que vocês já jogaram na vida? Conhecem alguma que surpreendeu vocês como a de Jedi Outcast que citei? Tem alguma que mesmo sendo incompleta vale a pena como a de worms armagedon?

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

5 Comentários

  1. mano beeeeem antigamente eu tinha uma demo do commandos (n sei se era o 1,2 ou 3) e o jogo é FODA não vo falar era pq ele ainda é, os graficos e tudo era foda, se vc n conhece é um jogo de guerra que você controla uns 5 caras eu acho.. era um time e vc n podia ser visto pelos exercitos alemães pq vc tava tentando resgatar seu amigo.
    enfim o jogo era demo mas era TÃÃO dificil que eu nunca terminei uua demo kkkkk, mas eu era pequeno.. e o jogo ainda me traz boas lembranças, atualmente eu achei os 3 jogos a venda na nuuvem da uma olhada www.nuuvem.com.br os tres tao a venda e ta barato até!

    ResponderExcluir
  2. demo daora é do inFAMOUS, vc pode ficar explorando o mundo, mas se morrer vc parar em outra missão, eu tinha ficado 1 hora e meia sem fazer a missão só p/ poder zuar >.<, ai PSN deu ele de graça depois dos ataques dos hackers *---------*, o único jogo q eu comprei por jogar a demo foi Mortal Kombat 9, não me arrependo de ter comprado, melhor jogo de luta dessa geração, sou viciado nele, faço uns combos marotos la ;D ( 42% de dano na barra de vida com Smoke, 60% com kratos,40% com Scorpion, 50% com Cyrax, 45% com Stryker, 37% Sub-Zero e mais alguns q não são lá tão impressionantes '-')

    ResponderExcluir
  3. o unreal tournament era massa dava pra jogar online pelo terra msm sendo demo

    ResponderExcluir
  4. Velhos e novos tempos de demos agora na live! também tenho um 360 e travado( só estou no momento com um jogo fifa 2012) haha hoje msm baixei 2 demos p ver como eram os jogos: sonic racing e o dantes inferno ( god of war da da caixa rss)
    Obs: eu tinha um 360 destravado troquei por este travado slim e estou curtindo mto mais ter um jogo só do que trocentos e nao jogar ''nada'' hehe

    ResponderExcluir