Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Pokemon TCG - O jogo de Cartas inesquecível!

Na época em que Pokemon era uma febre de enlouquecer a galera, eu como fã ficava louco para comprar qualquer coisa que carregasse a marca, então quando vi saindo o jogo de cartas de Pokemon, foi irresistível não comprar, porém o que foi feito só por impulso no final das contas acabou realmente se mostrando uma baita de uma obra sofisticada.



Claro que foi uma surpresa ao ver que o estilo dos personagens era um tanto estranho, era como se eu estivesse vendo aquela versão antiga do pica pau que todo mundo acha horroroso. Mesmo assim não importava porque eu tinha comprado um baralho então já era lindo o fato de ter aquilo.

Infelizmente o bagulho custou uns 35 reais e eu só consegui comprar porque fui em um sebo e vendi os livros de psicologia do meu padrasto kkkkk, ele deve ter se remexido no caixão na época porque nossa aquilo deve ter custado uma fortuna então ser trocado por cartas de pokemon era uma blasfêmia! Mas na época eu não tinha noção do quanto livros acadêmicos podiam ser caros.

Mas enfim, 35 reais era muita grana pra mim e também era um bocado para meus amigos, o que fazia com que eu não pudesse jogar com ninguém, mas apenas admirar as cartas, principalmente uma foil (é o nome dado a cartas que brilham) do Mewtwo, era simplesmente magnífica!

Por sorte, tempos depois meu amigo Dimitry comprou um baralho e pudemos começar a jogar. E eu tenho que assumir que foi uma bela de uma surpresa quando descobri que o jogo era super divertido. Por mais que fosse estiloso jogar Magic The Gathering, eu achava Pokemon muito mais divertido, não era apenas um joguinho lançado porque o desenho era um sucesso, como o caso das cartinhas que vinham nos salgadinhos, mas algo que foi bem trabalhado mesmo e que precisava de estratégia, algo que conseguia simular uma batalha Pokemon sem se precisar do jogo de gameboy!

No jogo existiam quatro tipo de cartas, as de Pokemon básico, evolução, energia e treinador. Elas funcionavam da seguinte maneira:

Pokemon Básico

São os próprios pokemons, usados para combate, podiam ser colocados diretamente na mesa.

Carta de evolução

Essas cartas tinham as evoluções de cada pokemon, então só podiam ser colocadas na mesa se você tivesse a pré-evolução dela. Por exemplo você só poderia colocar um Charmeleon em mesa se você tivesse um Charmander para evoluir.

Energia

Existiam 6 energias básicas, pedra, elétrica, fogo, água, grama e psíquica. Mas também existiam as cartas chamadas de "energia incolor" que podiam ser usadas em qualquer pokemon. As cartas de energia eram usadas para várias coisas, mas a principal era permitir que um pokemon usasse algum ataque.

Treinador

São cartas com habilidades variadas e que você pode usar durante seu turno para fazer coisas como curar, prevenir dano, comprar cartas, entre vários outros efeitos que variam de carta pra carta.

No jogo você começava embaralhando o deck e colocando de cabeça pra baixo, pegando as sete cartas do topo e montando sua arena. Daí na arena existe o local onde fica o pokemon que vai iniciar a pancadaria, que é o que você escolheu para lutar e o banco, que é onde ficarão até cinco pokemons na reserva para caso o que esteja como principal seja derrotado ou você queira trocar ele por algum do banco.

Como vocês devem imaginar, isso ficou totalmente símbólico já que no jogo o personagem pode carregar no máximo seis pokemons sendo que em combate um luta e outros cinco ficam nas pokebolas e o personagem pode puxar de volta ele e enviar outro, ou tem que substituir quando o principal for vencido.

Em geral os combates são bem legais e realmente precisa-se ser estratégico. Geralmente os pokemons básicos são bem fracos e correm o risco de morrer logo, no entanto precisam de menos cartas de energia e seus ataques são mais fáceis de se aplicar, como só se pode colocar uma carta de energia por turno nos pokemons, um ataque que precisa de três cartas por exemplo, pode acabar chegando tarde demais e fazendo o pokemon morrer até lá.

No entanto uma carta de evolução pode salvar o pokemonda morte, já que apesar dos marcadores de dano continuarem em cima dele, quando se evolui um pokemon, normalmente essa evolução tem mais vida, então um personagem com vida 40 pode ficar com vida 70 e mesmo que ele tenha 30 de dano em cima dele, não irá morrer com mais um ataque que cause 10.

As cartas de treinador ajudam muito durante o turno de cada um pois os efeitos delas variam muito e algumas combinadas causam um verdadeiro estrago no adversário, por exemplo se o adversário tiver um pokemon que com mais 10 de dano morrerá e você tiver uma carta de treinador que permita trocar o pokemon principal dele por algum que esteja no banco, dependendo da partida pode ser uma boa ideia substituir um pokemon dele e atacar, assim o que estava quase morrendo irá sair de jogo e você terá uma vantagem.

No jogo se ganha de de duas formas, a primeira é se você destruir todos os pokemons em jogo que o adversário tiver e a segunda é através de prêmios, que são seis cartas que são tiradas do topo baralho no começo da partida e colocadas de cabeça para baixo do lado do jogo, toda vez que você derrota um pokemon, você ganha um prêmio, se você conseguir pegar os seis, você ganha o jogo.

Enfim, esse jogo é muito foda, tenho boas lembranças com ele e tenho minhas cartas até hoje, porém só tenho da primeira geração, vieram novas com os pokemons das gerações seguintes e regras novas que não cheguei a ler, mas eu continuei jogando e até no ensino médio quando estava uma febre de jogar Magic e Senhor dos Anéis, eu era o único da escola que tinha pokemon.

Mas era tão legal que por mais que o povo me zoasse, sempre aparecia um falando "Ei, vamos jogar PAGA-VECHA?" kkkkkkkkkk era assim que chamavam porque todo mundo ficava rindo já que era infantil demais, mesmo assim a diversão era tão alta que todos respeitavam o jogo e não se preocupavam em serem vistos jogando pokemon kkkkk. *-*

Hoje em dia o jogo é vendido no Brasil pela COPAG e obter um deck duplo é uma ótima ideia, pois nesses pacotes a coisa costuma ser bem mais fácil para iniciantes. Você pode comprar nessas lojas aqui.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

5 Comentários

  1. kkkk eu jogava isso pacas na 8a serie, mas dava raiva pq tinha um garoto riquinho da minha turma que pedia pro pai comprar umas cartas fudidas q arrancavam 120 num ataque só e tinha vída infinitamente alta O__Ó Mas msm assim ainda era total fun com a galera...

    E vc ainda joga isso sky? XD

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda tenho, mas não jogo, fica na reserva pra se um dia faltar energia aqui em casa e tiver um amigo aqui kkkk

    ResponderExcluir
  3. kkkkk Aqui onde eu moro nao tem mais pessoas legais q conversam de animes e jogam TCG, só tem bonde da Oakley e pagode (nd contra), tava afinzao d joga dnv kkkkkk
    E nem se acabar a luz d td o universo eu acho alguem p jogar isso kkkkkkk'

    ResponderExcluir
  4. Já vi uma galerinha jogando... Nunca me interessei pelo assunto, um dia me chamaram pra jogar e eu disse que eu não sabia e começaram a me chamar de NOob uahahahahahhaha

    ResponderExcluir