Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Papercraft - Conheça a arte de usar papel!

Hoje eu vou falar sobre algo que é do interesse de muita gente, os PaperCraft (Arte de papel, em inglês), esculturas de papel que são feitas a partir do tradicional recortar, dobrar e colar, na maioria das vezes também é necessário fazer essas três coisas, mas nem sempre é necessário todas. Eles vão desde formatos simples a formatos super realistas, imitando pessoas. Geralmente os formatos mais reais, tem peças de papel bem menores, que normalmente demoram mais para serem feitos do que os formatos mais simples, também é mais difícil montar, apesar de ser um modelo pronto para dobrar e colar, a pessoa tem que ser habilidosa ao fazer isso, ou pode acabar torto ou com pedaços brancos, que deveriam ter sido colados, aparecendo, ou seja não é pra qualquer um.

No começo do século passado, os papercraft começaram a ser distribuídos em revistas, assim as pessoas compravam e montavam suas esculturas de papel, mas só se tornaram populares para valer mesmo durante a segunda guerra mundial. Lembro de quando vendiam nos anos 90 a revista herói e era a época dos cavaleiros do zodiaco, onde vendiam coisas pra cacete relacionadas, inclusive bonequinhos, daí pegando a onda, essa revista começou a publicar cenários para montar, em que você podia colocar seus bonecos, era simplesmente lindo! *-* Também tinha as caixas pra colocar as armaduras e colocar como mochilas nos personagens. Depois eles começaram a fazer PaperCrafts estilosos como um avião que virava robô, era foda demais recortar aquilo e montar um brinquedo tão estiloso por um preço tão barato.

Existem também os papertoys, que são um estilo de papercraft, mas esses são exclusivamente brinquedos, ou seja, não é uma réplica de algo ou uma escutura, e sim algo que uma criança possa brincar, como bonequinhos, aviõezinhos, espadas, etc... Coisas divertidas *-*

PaperCubes são outro tipo de PaperCraft, mas esse são do estilo que formam brinquedos exclusivamente de cubos, ou seja, nada de papel curvo, ou algo assim, a maioria dos papercubes. são os conhecidos bonequinhos cabeçudos totalmente quadrados, muita gente usa eles como enfeites, ou colecionam, pois existem milhares e de personagens de tudo quanto é filme, anime, série, jogo. Vale a pena imprimir seu personagem favorito, montar e colocar do lado do PC, talvez em cima do monitor, isso dá um estilo único ao lugar hehehe, um exemplo que coloquei, com um site muito bom, foi na matéria sobre brinquedos de papel.

Mas não achem que isso é algo atual não, os origamis mesmo, já estavam por aí bem antes do recorte, e nocaso deles nem precisava ter algo desenhado no papel, já que assumia seu próprio formato a partir de qualquer papel, e é claro tem também os aviõezinhos e barquinhos de papel, que toda criança já fez um dia.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. krak mano... esse Link tah looooco demais. Show de bola mesmo. Pow, sempre tive vontade de fazer um boneco assim... mas a preguiça eh grande... enfim...

    Ah... se ñ for pedir demais, pode dar uma olhada nesse blog, Sky?
    http://trocandobits.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Vi trocandobits, legal o blog, se quiser uma dica você deveria colocar mais imagens porque só texto deixa um pouco cansativo =(
    Eu vi que tem a opção de ver o artigo completo, onde aparecem imagens, mas para visitantes que descobrirem o blog do nada, em uma primeira olhada podem pensar "Cade os desenhos?!" uahahaha. Bom, mas é só uma opinião, claro que tem gente que pode nem ligar, hahaha. Abração. =)

    ResponderExcluir
  3. é legal,mas tem umas esculturas bem mais realistas:http://www.mundogump.com.br/incriveis-esculturas-de-papel/

    ResponderExcluir
  4. Tem também uma matéria bem pequena na revista Mundo Estranho. Vale a pena conferir. Lá mostra os links de 3 sites com nivel iniciante, medio e quase impossivel(acho que são esses tres) sendo que o quase impossivel é do telescópio hubble, que tem quase 300 peças. ë isso ae..

    ResponderExcluir