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Pequenos detalhes que fazem grandes jogos!

Jogos desde sempre procuraram mudar, não apenas na inovação da jogabilidade, fazendo coisas diferentes para atrair novas pessoas, mas também no realismo. Essa matéria é para aquelas pessoas que desde sempre, acompanharam a evolução dos jogos quanto ao realismo apresentado, e realmente se impressionaram com as inovações adicionadas com o tempo.
Antes era muito normal termos gráficos bem quadrados, as pessoas não ligavam para isso, pixels aparecendo claramente pelo jogo inteiro, as faces dos personagens eram feias pra caramba, mas logo as coisas foram mudando e se tornando cada vez mais reais, os personagens começaram a abrir a boca para falar, e não apenas aparecer a voz dele do nada, começaram a piscar os olhos, lembro até hoje quando saiu o primeiro trailer de Max Payne 2 em que mostrava ele piscando, eu assisti junto com um amigo meu o trailer e nós falamos em sincronia "ELE PISCA!" uahahahahaha, hoje parece bobo isso porque qualquer personagem pisca, mas naquela época foi algo realmente incrível, as mãos dos personagens foram outras coisas que começaram a ser trabalhadas, antigamente eram só aqueles quadradões, Final Fantasy 7 que o diga, ou então mais pra frente deixaram os quadrados para ter um formato de mão mas que não mexiam os dedos, The Sims 1 por exemplo... Tinham também jogos de tiros em que as mãos dos personagens ficava paradona na posição de segurar uma arma e não mudava nunca uahahahah, você tirava a arma da mão do personagem e ela continuava lá naquela pose de sempre.. E então vieram também os que começavam a mexer os dedões apenas, todos os dedos ficavam parados, menos os dedões, e em alguns jogos era o indicador que mexia apenas, o resto era colado uns nos outros uahahaha, porém com o tempo, a mão inteira começou a se  mexer e isso era incrível, ver todos os dedos da mão de um personagem se moverem era demais, parecia algo tão complexo, ver aquelas apresentações em que os personagens falavam e mexiam as mãos inteiras era lindo demais *----*
E é claro, com o tempo o cenário começou a ter seus efeitos também, hoje em dia o pano em um jogo trabalha realmente como pano, ou seja ele dobra se tocar nele, se mexe com o vento, mas antigamente parecia mais uma barra de metal que um pano, não adiantava o quanto você colocasse pra frente, você não iria conseguir atravessar nunca um varal com roupas estendidas, e logo veio o vento, efeitos climáticos, a forma que a água age e muitas outras coisas, e hoje em dia cada jogo é um show de pequenos detalhes que nem são mais notados de tão comuns que se tornaram, porém em 2009 um amigo meu me enviou algo que chamou muito a atenção, um trailer da continuação de Beyond Good & Evil , esse

Eu ficava vendo esse trailer e me sentia esquisito por ter achado tão foda e tão realista, mas eu tentava entender o motivo de ter essa sensação com tanta força, afinal o gráfico do jogo não era surpreendente, eu já tinha visto gráficos muito melhores, e logo percebi o que era, a camera! Esse efeito de estar tremendo fazia o jogo realmente se destacar! Era um efeito que eu nunca tinha visto antes em jogo algum, aplicado dessa forma, isso porque não dava simplesmente a sensação de estar controlando um personagem em um ambiente realista, mas sim daquilo estar mesmo acontecendo e uma pessoa com uma câmera estar correndo atrás do personagem e filmando em tempo real tudo o que acontece. É engraçado como uma coisa que o faz parecer menos perfeito, o torna mais realista, eu digo isso me referindo a esse balanço, porque é lógico que as pessoas gostam de ver algo reto e firme, assim como câmeras de filmes posicionadas no lugar certo e deslizando de forma "lisa" para os lados, sempre fomos acostumados a esse estilo de câmera, incluindo em jogos, mas então colocar algo assim faz parecer tão mais humano, afinal nossa própria visão é tremida. Antigamente os personagens de videogame ficavam super durões, não se moviam pra nada, depois começaram a colocar a respiração dos personagens e pequenos movimentos que faziam ele parecer vivo, então pra mim isso da camera foi como se tivessem colocado finalmente o detalhe que nunca tinha sido colocado antes, uma simulação do movimento do nosso corpo *-----*
Mas bom, isso é sorte nossa, ver os caras se esforçando pra fazer jogos mais atraentes, muitas vezes esses pequenos detalhes são o que fazem grandes jogos!
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

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3 Comentários

  1. Com certeza Sky,

    Isso faz toda a diferença, experimente jogar Kane & Litch, sensacional... o segundo entao que fizeram como se alguem estivesse atras deles filmando sabe, tudo para parecer como se fosse os videos no youtube, espetacular! veja os trailers do game por la ;-)

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  2. O retrovisor ficou bem tosco... mas o jogo ficou bom.

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  3. eu lembro quando tinha saido o resident evil 3 na epoca ter um ps1 era muito foda....então jogando aquele belo jogo ai agente falava "nossa que jogo realista inguau as pessoas de verdade".....como a tecnologia subiu rapido.....

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