Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Pavor de Silksong virou marketing pra alguns indie, mas algumas empresas ficaram iradas!

Quando o aguardado Hollow Knight: Silksong finalmente teve sua data de lançamento revelada para 4 de setembro de 2025, o anúncio foi feito com pouca antecedência, dando um belo de um susto em todo mundo, e apesar da euforia e alegria de muitos, isso também gerou uma onda de críticas e discussões na comunidade de desenvolvedores independentes. A Team Cherry, estúdio responsável pelo jogo, foi acusada de falta de responsabilidade com seus colegas indies.
 
À partir da revelação da data, Hollow Knight Silksong causou um efeito GTA e diversos estúdios menores começaram a adiar às pressas os seus próprios lançamentos para evitar a concorrência direta com Silksong. Muitos desses estúdios foram transparentes ao admitir que a mudança ocorreu devido ao impacto esperado do título da Team Cherry. E alguns aproveitaram a chance pra fazer marketing da coisa. A Devolver, por exemplo, optou por alterar a data de Baby Steps e lançou um trailer personalizado:

No entanto, nem todo mundo levou a coisa muito numa boa. A crítica principal se voltou para a decisão da Team Cherry de anunciar a data com tão pouca antecedência, o que teria dificultado o planejamento de outros times independentes. A Necrosoft Games, desenvolvedora de Demmonschol (um dos jogos adiados), comentou, conforme reportado pelo Polygon:

Lançar o ‘GTA dos jogos indie’ com apenas duas semanas de aviso faz todo mundo surtar.
 
Pra quem está muito por fora em relação a lançamentos, as datas são escolhidas com um cuidado absurdo. Tanto desenvolvedoras gigantes, quanto indie devs, sempre veem o que vai ser lançado perto. Se vai sair um jogo cabulosamente desejado, ninguém quer lançar o seu próprio jogo ali. Você já deve ter visto algum game na Steam lançado há anos e com notas EXTREMAMENTE POSITIVAS, mas que você nunca ouviu falar. Pois é... Não adianta ser bom, é preciso ter visibilidade. E, por isso as empresas analisam cuidadosamente.

No entanto, curiosamente não apenas rolaram reclamações dos desenvovledores. O Polygon também publicou um artigo criticando a postura do estúdio, sugerindo que essa decisão prejudicou não apenas outros desenvolvedores, mas também a mídia especializada, que precisou reorganizar toda sua cobertura às pressas. Que coisa chique né? Aqui no blog eu só escrevo e taco, não tem plano não kkkkkkkkk!

Uma parte da comunidade defende que a Team Cherry não tem a responsabilidade de se preocupar com os lançamentos de outros estúdios, argumentando que cada um deve cuidar do seu próprio negócio. Outros, no entanto, apontam que, diante da crise que a indústria de jogos vem enfrentando, o estúdio, sendo também um indie e o rolê que pdoe ser, deveria agir com mais consciência para não prejudicar seus colegas indies. 
 
 Esses são links de afiliado, se não tiverem aparecendo é porque o adblock bloqueia:
Veja mais coisas interessantes aqui. E tem conteúdo exclusivo nas redes sociais: