Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O Código Bill Gates | Por dentro da mente do gênio fundador da Microsoft

Nem todo mundo tem paciência pra assistir coisas relacionadas a pessoas de sucesso e crescimento pessoal, no entanto existem certas obras que conseguem reunir o útil ao agradável, misturando entretenimento com algo sério. E aqui está uma obra curiosa da Netflix que a princípio pensei se tratar de uma versão em série de Piratas do Vale do Silício, mas que acabou demonstrando algo muito mais amplo e não é apenas sua história, mas seus pensamentos. Detalhes que ele já tinha publicado em seus livros, porém em formato de documentário.


A primeira temporada é dividida em três episódios, sendo que a narrativa é feita em dois momentos. O primeiro é algo importante da vida de Bill em sua jornada em direção à criação e crescimento da Microsoft. O segundo é ele após já ter crescido e saído da empresa e seus projetos visionários para melhorar o mundo.

É preciso de imediato entender logo que  a coisa é mesmo feita para ser um documentário tradicional, incluindo técnicas esquisitas como de aparecer a voz em inglês da pessoa atrás e a voz dublada por cima. Então se você esperar por Piratas do Vale do Silício, pode acabar se decepcionando caso não consiga se adaptar rapidamente ao que é.

É uma forma curiosa de apresentar as coisas, pois meio que mostra duas versões da mesma pessoa passando por desafios. Ele jovem e impiedoso e ele velho e muito mais cauteloso em suas ações. Apesar de ter algumas animações para representar certos momentos, assim como simulações com atores, no geral o estilo é documentário mesmo.

Naturalmente é o tipo de obra que acaba sendo atraente especialmente para aqueles que buscam crescimento pessoal, afinal de contas para se ter sucesso em algo é natural que a pessoa dê uma conferida em exemplos de personalidades de sucesso e por mais que a realidade seja bem diferente, é natural acabar se tirando algo dali.

Mas além disso também é algo que apresenta uma parte muito importante da história da informática e assim se torna muito curioso para fãs de tecnologia. Ver como esse nosso mundo evoluiu e a contribuição que a Microsoft acabou naturalmente fazendo. Como Bill foi visto como um garoto de ouro para se tornar um baita vilão e então se destacar como filantropo.

Uma coisa que achei muito bacana é em como a coisa se torna envolvente. Muito é mostrado da luta de Gates e sua esposa Melinda contra poliomielite e sua tentativa de erradicar essa doença do mundo. É bem intenso ver a busca de soluções através da tecnologia e o quanto fatores culturais e até mesmo o terrorismo é uma imensa barreira.

Enfim, tá aí algo curioso pra se ver. Sei que não é pra todo mundo, mas acho importante assistir algumas coisas sérias de vez em quando e acredito que esse seja o tipo de obra que una o útil ao agradável, apresentando uma figura tão conhecida e importante no mundo da tecnologia e ao mesmo tempo ideias capazes de melhorar o mundo para todos. O título original é "nside Bill's Brain: Decoding Bill Gates". Recomendo!

Postar um comentário

0 Comentários