Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

SAM | O polêmico programa de destravar conquistas na steam

Atualmente o povo tem falado bastante sobre o SAM (Steam Achievement Manager), que se trata de um daqueles programinhas para facilitar a vida das pessoas. No entanto ele é bastante polêmico e está em uma linha entre o "É, ou não é cheat?", além disso algo que nem todo mundo sabe é o fato de que pode dar ban vac no steam.



O Sam é um programa que tem sido usado pelo mais variado tipo de pessoas, seja pelo usuário com um PC tunadão que tem tudo tunado e quer tudo brilhando seja fisicamente ou virtualmente, até o maluco que não tá nem aí e criou a sua centésima conta só para fazer alguns testes, daí resolveu instalar o bagulho.

Esse programa faz basicamente dois tipos de coisa, a primeira é destravar conquistas automaticamente, sem o jogador nem ao menos precisar entrar no jogo. A segunda é exatamente o contrário, retirando conquistas já alcançadas. E isso abre portas para muitos usuários testarem suas habilidades novamente.

Aí isso gera a discussão, afinal de contas é cheat, ou não? Um dos argumentos para dizer que é o mesmo que um cheater é o fato de que há pessoas que se lascam para conseguir conquistas, enquanto alguns usam esses programas e tem o mesmo mérito em segundo. Porém há outros que defendem que como não oferece vantagens online em partidas multiplayer, é absurdo, já que é equivalente a alguém usando códigos em seu jogo singleplayer.

Há defensores fervorosos de conquistas em jogos que levam isso muito a sério, hoje em dia temos inclusive o Retro Achievements, que adiciona conquistas em jogos de consoles dos anos 90 pra baixo (época que isso não existia), portanto acaba causando irritação imensa quando as conquistas não precisam mais ser conquistadas.

Por outro lado há também os defensores que usam o Sam exatamente pela função contrária dele, que é pode retirar as conquistas e assim fazê-las novamente. Infelizmente o steam não tem essa opção de abandonar uma conquista, e graças a isso o usuário só pode ter o prazer de ver a conquista subindo na tela "oficialmente" em uma conta,  uma única vez.

Uma outra vantagem que o Sam consegue gerar que deixa muita gente maravilhada e irada, é destravar conquistas que não poderiam ser destravadas, por exemplo uma conquista de dia das bruxas em janeiro ou uma conquista que só é dada para aqueles que fizeram compra antecipada de um jogo, fazendo assim com que não seja mais exclusiva.

Mas seja ou não cheat, é preciso ressaltar que o programa pode dar Ban Vac, e se pegar, fica lá na sua conta eternamente. Programas como o Idle Master apenas simulam que o jogo está aberto para fazer cartinhas caírem, enquanto o Sam realmente mexe no jogo, e a Valve não perdoa nem um pouco isso, portanto se ela desconfiar, BUM! Ou melhor BAN Ò_Ò!

E não tem desculpa, porque é verdade sim que muita gente usa apenas para evitar sufocos, como o evento Spring Cleaning de 2018 que pediu pro povo baixar alguns jogos imensos, e jogar uma vez para ganhar a conquista. Isso fez com que várias pessoas baixassem o Sam por não ter uma conexão boa e assim poder destravar uma conquista e o steam achar que a pessoa abriu o jogo.

Enfim, é um daqueles assuntos delicados, existem os dois lados da moeda e muita gente que briga fervorosamente. Mas uma coisa é certa, é preciso ter cuidado, e inclusive existem grupos de usuários que fazem caça às bruxas em usuários que usam o Steam Achievement Manager, procurando por conquistas impossíveis, analisando as datas e velocidade em que foram destravadas e se juntando pra denunciar em massa. Mas e você, acha que é ou não trapaça?

Postar um comentário

0 Comentários