HyperX Alloy Elite RGB - Um teclado gamer com cores personalizáveis

Tá aí um teclado que é o verdadeiro sonho de muita gente, pertencendo à linha gamer HyperX, o teclado Alloy Elite RGB tem um acabamento de luxo e brilha e tem teclas personalizáveis para a cor que você bem entender. Isso permite criar perfis personalizáveis para cada jogo, e  assim toda vez que você entrar nele, as teclas irão mudar imediatamente e ficar iluminando apenas as que são usadas.


O sofrimento com teclados genéricos

Bom pessoal, vamos falar um pouco sobre a minha experiência com teclados, e que sei bem que é a de muita gente, afinal de contas que gamer não é acostumado com teclados genéricos e alguns probleminhas que são só o bagaço, não é mesmo? Teclas que não respondem, letras desgastadas de tanto serem apertadas, aquela barra de espaço que você tem que clicar bem no meio pra funcionar, entre outras coisas.

Assumo que meus teclados sempre foram genéricos, e os problemas dos mais variados, para vocês terem uma ideia o último que eu usei era tão ruim que não podia jogar normalmente jogos como Warframe em que eu tinha que apertar ao mesmo tempo W (ir para frente), Shift (Correr) e Espaço (Saltar), isso porque se apertasse três teclas ao mesmo tempo, ele dava uma apitada e travava, tentei de tudo, até mexer no registro do windows enada, no fim das contas tinha que configurar o botão de correr pro mouse.

Outro detalhe desse teclado eram as várias teclas que já tinham sumido de tanto apertar, por sorte eu tinha decorado, mas se fosse do tipo que olha pro teclado ao digitar, estaria com sérios problemas. Eu até pensava tem trocar algum dia, mas era daqueles casos que se vai arrastando e o tempo vai passando, a frustração se acumulando, mas nada de trocar.
É claro que com o passar dos anos, sempre ia olhando alguns teclados genéricos cheios de enfeites que pareciam o máximo, já cheguei a comprar um ou dois e me surpreendi em como no fim das contas eram de má qualidade e eu nem usava as opções multimídias da parte de cima, que pareciam tão atraentes na hora de gastar dinheiro.

Já teclados gamer profissionais me assustavam com o preço, e era aquele tipo de coisa que eu nunca tive contato, mas tinha medo de gastar e acabar não gostando. Sendo assim ficava nesse limbo eterno dos teclados de 15 reais. Até que fui agraciado pela HyperX, quando ela me forneceu uma cópia do Alloy Elite RGB, que não apenas me tirou do sufoco, como também me permitiu ver o que tem de diferente.

Teclado de Membrana Vs Teclado Mecânico?

Essa é uma coisa que sei que muitos estão por dentro, no entanto eu não estava tão por dentro assim. É claro que eu imaginava que existiam teclados que usavam "fórmulas" diferentes, mas imaginei que qualquer coisa eletrônica com múltiplos botões sempre fossem com aquela membrana embaixo das teclas que tocavam os circuitos, porém em teclados a coisa muda!

Como já disse, teclados de membranas são aqueles que são construídos de uma maneira clássica. Quem nunca abriu um controle remoto ou um controle de video game e viu aquela membrana embaixo das teclas? E com teclados é a mesma coisa. Alguns de vocês devem saber bem disso, já que certamente já destacaram uma tecla para retirar um tufão de cabelo com salgadinho que tinha ali.

Já os teclados mecânicos tem uma estrutura diferente e cada tecla funciona de forma independente com molas e outras pecinhas. São aqueles teclados que as teclas são bem mais altas e costumam fazer um "tec tec tec" bem claro enquanto você digita algo. Graças à forma em que são construídos, isso também costuma fazer o preço ser mais alto.

Estrutura do HyperX Alloy Elite RGB

A primeira coisa que notei assim que coloquei as mãos na caixa, é que esse teclado deve ter no mínimo um quilo. Depois descobri que o motivo é o fato dele ter acabamento em metal na sua base. Já as teclas e área de descanso são em plástico e borracha. Esse peso dá um toque de luxo à coisa, assim como deixa mais resistente, porém pode também dividir opiniões dependendo do usuário.

A área de descanso vem separada e é feita de plástico e borracha. Assumo que isso me deixou um pouco assustado, pois é encaixado por duas "pinças" na chapa de metal do teclado, e como ele é muito pesado, bateu aquele receio de quebrar. Por outro lado acho que não seria muito confortável se essa parte também fosse de metal.

A parte de baixo do teclado contém aqueles dois pezinhos para mantê-lo um pouco erguido na direção do usuário. A maior parte desses pés é feita de plástico, porém a área que fica encostando na mesa é feita de borracha. Notei que é um pouco mais grosso que os pés de teclados padrões, certamente para aguentar o peso do metal.
Algo que me preocupou no começo é que o cabo tem dois conectores USB, isso me fez ficar pensando o motivo, já que obviamente um cabo daria conta de puxar energia. Depois descobri que na parte da frente do teclado (A que fica apontando pro lado do monitor) tem um conector USB, e você pode conectar o que quiser lá, seja um pendrive, webcam, um controle, ou mesmo o próprio mouse. O que é ótimo para quem quer puxar o teclado e continuar usando o mouse (O cabo tem 1,8m).

A área multimídia

Eu nunca fui de usar a área multimídia de teclados. Sempre achei interessante, mas como uso aquelas mesas que o teclado desliza pra baixo delas, tinha que puxar bem pra ver o que ia clicar. Mas nesse a coisa é bem mais resumida, contém um controle para player com quatro botões (retroceder, play/pause, avançar e mutar).

Porém tem um elemento que me interessou demais e dá um charme pela simplicidade de você não precisar olhar para ver se está clicando no lugar certo ou não. Um cilindro de metal que você pode girar pra cima e pra baixo, ele serve para aumentar e baixar o volume. É algo extremamente prático para quem está digitando quer aumentar ou baixar algo rapidamente, precisando só girar o cilindro.

Funções RGB

Mas apesar de tudo o que citei, convenhamos que o que realmente faz esse teclado brilhar em todos os sentidos é a função RGB de suas teclas, que permite personalizar cada uma delas para ficar de cores variadas, e também o teclado inteiro pode ser personalizado para reagir de maneiras diferentes enquanto você digita.

Uma coisa muito bacana é que percebi que mesmo sendo projetado para o público gamer, pode ser uma bela de uma ajuda também para outros tipos de usuários de computador, como é o caso de designer gráficos. Isso porque atalhos são usados frequentemente em programas como photoshop, e eles podem ficar sempre brilhando para lembrar o usuário, que pode inclusive escolher cores específicas para funções de um mesmo tipo.

Ao conectar o teclado, ele vem com alguns perfis pré-programados que você pode modificar através de uma tecla. Também existe uma tecla para definir a intensidade de cor, que são baixa, média, alta e também desligada pra caso você não queira nada brilhando naquele momento. Mas a coisa realmente fica personalizável se você baixar o programinha do teclado.

Com o programa HyperX NGenuity é possível fazer de configurações complexas. Lá você configura a  forma que o teclado vai reagir, são efeitos como respiração que ele acende e apaga, e você ainda pode configurar a velocidade. Dá também para configurar as teclas, como a explosão em que cada tecla que você apertar, vai fazer todas as outras ao redor brilharem, ou a que vai deixando rastros à medida em que você clica e aos poucos vão se apagando novamente.

Um teclado para Gamers

A primeira coisa que você vai notar logo de imediato é que o teclado vem com teclas extras em prata que parecem metal. São elas W, A, S, D e 1, 2, 3 e 4. Ou seja, teclas perfeitas para jogadores de FPS, que se destacam em relação às outras caso você queira trocar. O kit vem também com uma pinça que encaixa e destaca facilmente qualquer tecla.

Algo que amei demais e que sei que muitos jogadores vão adorar é o fato de que a W, A,S e D metálicas também tem bordas ásperas. Sendo assim se você é daqueles que às vezes se perde e quando menos espera se vê clicando em E, S, D e F, isso é algo que ajuda a se localizar sem precisar ter que olhar pra ver o que aconteceu.

Mas usando o programinha você pode selecionar o executável do jogo ou programa e toda vez que você abrir, o teclado automaticamente vai ficar do jeito que você configurou. Muitos jogos já vem com configurações pré-definidas, como Diablo 3, Kerbal Space Program, Friday the 13th, entre outros. Daí você pode escolher o que já está lá, ou pode editar colocando as cores que achar mais adequado.

Você pode fazer todas as teclas do teclado apagarem assim que você entrar em um jogo e apenas as que interessam ficarem acesas nas cores que você achar melhor. É possível inclusive escolher cores que ache que tenha a ver com a ação, como o botão da poção de mana ser azul e da poção de vida ser vermelho.

Mas pode fazer outras coisas como deixar o teclado inteiro iluminado, mas apenas as teclas usadas serem de outra cor. É você que escolhe e à medida em que você vai abrindo jogos ou programas, a configuração vai mudando e o teclado se adaptando ao que você estiver fazendo naquele momento, tornando a experiência muito agradável.
Características Extras

O teclado vem ainda com um último botão físico chamado de "Modo de Jogo", que serve para você apertar quando não quiser que nada te incomode enquanto joga. Ele é configurável e você pode por exemplo travar a opção do botãozinho do windows que fica do lado da barra de espaço, pra evitar esbarrar e o jogo minimizar.

Há ainda a possibilidade de configurar macros para o teclado, portanto se você é daqueles que gosta de fazer funções rápidas, existe a possibilidade de configurar ele para apertar automaticamente uma série de teclas quando você clicar apenas uma.

Algo que não me agradou é que o teclado não vem com padrão brasileiro, por isso não tem teclas de Ç, nem acentos. É possível digitar, mas não estão representados no teclado, dá pra se acostumar mas é meio confuso. Além disso algumas teclas são em locais diferentes, por exemplo pra digitar ponto de interrogação você precisa segurar alt+w. Se não me engano isso é assim em alguns notebooks, então é mais tranquilo se adaptar pra quem já usa. No geral é algo que você se acostuma, mas à primeira vista é meio desagradável.

Considerações Finais

O teclado HyperX Alloy Elite RGB é sem sombra de dúvidas maravilhoso, no entanto uma barreira que pode acabar assustando consumidores brasileiros é o seu alto custo. O preço de lançamento no Brasil foi de R$899, no entanto estamos falando de um teclado premium, portanto acaba sendo algo que cai mais nas graças da galera do PC Master Race, por investir pesado em jogatina.

Acredito que para aqueles que decidiram comprar o primeiro teclado gamer e optaram por um teclado RGB com acabamento de qualidade, possa ser mais em conta conferir um dos irmãos mais modestos desse teclado, como o HyperX Mars RGB, que apresenta muito das características, é também um teclado premium e tem um preço menos assustador.

Enfim, HyperX Alloy Elite RGB é um teclado maravilhoso, sem sombra de dúvidas é daqueles que você pega e dura pra sempre com um acabamento cabuloso em aço maciço, plástico e borracha que gera também um conforto enorme ao ser usado e tem funções incríveis. Uma ótima opção para aqueles que gostam de investir pesado para o computador ter o melhor de tudo.

Comentários