Criminal Bundle | Quase um Payday com visual fofinho

Esse é um daqueles jogos que encanta imediatamente pelo visual charmoso, atrai por rodar em qualquer PC mediano, e que se destaca pela jogabilidade peculiar. No entanto infelizmente também é um jogo que pode acabar decepcionando pela falta de otimização, jogadores e baixíssima variação, fazendo com que enjoe muito rápido.



Inicialmente joguei no Twitch do Nerd Maldito, ao vivo com pessoas que assinam o canal, éramos um grupo de seis, mas deixamos aberto para que pessoas da internet pudessem entrar. Foi a mesma coisa de quando joguei Rogue Operatives, a diferença é que como esse é um jogo pago, ninguém além dos já presentes no grupo entrou, e não estou falando de pessoas que assistem a live, mas ninguém da internet mesmo!

A falta de jogadores é o maior vilão de um jogo multiplayer online, isso porque é uma verdadeira bola de neve. Se tem pouca gente pra jogar, no começo as pessoas vão desanimando, depois entrando em horários variados e não se encontrando, até a coisa começar a ficar picada e só entrar gente de tempos em tempos, até o jogo só funcionar quando grupos marcam de entrar juntos.

E aqui é mais ou menos isso que aconteceu, só que ao olhar dados da Steamcharts, você nota que desde o início o jogo já não tinha pessoas, o que é um problema imenso. Acredito que o motivo tenha sido a baixa variação, pois joguei em fevereiro de 2018 e o grupo de jogadores enjoou rapidamente pelo fato de ter apenas dois mapas. Mas ao olhar uma atualização do começo do mês, tava escrito "Novo Mapa", e o jogo é de janeiro. Ou seja, só tinha um mapa no lançamento!

Se bem, que aparentemente a equipe lançou o jogo inacabado, isso porque na parte de baixo tá escrito "version beta 18.2.3", mas por algum motivo bizarro não lançaram como acesso antecipado, o que certamente iria ajudar bastante nas notas negativas que ele recebeu, já que jogadores estariam mais preparados para aceitar a falta de outras pessoas e bugs.

Mas vamos falar do jogo em si agora! O visual é fenomenal, usando aquele estilo low poly com uma paleta de cores maravilhosa suave que tantos amam, algo semelhante a Treeker: The Lost Glasses e Lovely Planet Arcade. Mas ao contrário da maioria dos jogos desse gênero, esse é robusto demais, com prédios super detalhados causando até estranheza em como algo tem visual simples e robusto ao mesmo tempo.

A proposta da jogabilidade também é bem fantástica, é como Payday 2, onde um grupo de jogadores tem que invadir um banco, conseguir o dinheiro e fugir. Mas a diferença é que nesse existe outro grupo de jogadores e eles assumem o papel da polícia, tendo que deter os bandidos até o tempo acabar.

Infelizmente a falta de polidez em elementos da jogabilidade e até mesmo nos menus acaba sendo um problema. Por exemplo a música altíssima do jogo só pode ser baixada se você entrar em uma partida e aí sim terá a opção de entrar nas configurações onde é possível alterar tudo. No menu principal simplesmente não é possível fazer isso.

A mira é extremamente imprecisa e a hitbox dos personagens parece ficar mudando de lugar, pois algumas vezes é impressionante como você acerta coisas que não aprecem ter sentido, ou quem sabe o contrário. Teve uma vez que descarreguei um pente na cabeça de um dos jogadores e ele me deu poucos tiros pra me eliminar, até mesmo ele assumiu que era bem absurdo aquilo.

Os dois mapas presentes são extremamente parecidos, inclusive após jogar o "segundo mapa" pela terceira vez, eu pedi para mudarem de mapa e me surpreendi ao ouvir os jogadores dizendo que não tinha mais e que aquele era o segundo. Somado isso à pouca variação da jogabilidade, ninguém estava com paciência para mais uma partida, sendo uma das menores lives que já fiz, com pouco mais de 40 minutos.

Realmente não sei dizer o que aconteceu com esse jogo, ele tem uma proposta fantástica, mas tem tantos detalhes negativos que a coisa complica. Realmente parece um beta, você consegue sentir o potencial imenso, e que aquilo poderia ter sido maravilhoso com um pouco mais de retoques. Nem precisava ser em tudo, uma maior polidez no combate ou maior variação de cenários já poderia salvar.

Enfim, existem outros jogos que são pequenos, mas conseguem fornecer uma experiência fluída, é só ver Ballistic Overkill, então acho que o maior problema do jogo é que ele faz uma proposta fenomenal, mas no fim acaba apresentando pouco de tudo, e ao ser visto como um todo, fica com cara de ser uma demo do produto final. Então se for comprar, já lembre de chamar vários amigos, pois achar alguém online vai ser uma longa jornada.

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