Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

GOG Galaxy | Uma bela fronteira entre DRM e praticidade

Se por um lado existe uma revolta em cima de sistemas DRM,  por outro é muito comum ver gente que desanima de um jogo assim que vê que ele não é da steam, e desiste de vez quando percebe que é preciso baixar de um site e instalar. No entanto o GOG Galaxy é algo que oferece o melhor de dois mundos e nem todo mundo conhece.

O GOG, ou Good Old Games é um concorrente da steam que se popularizou por adaptar jogos antigos a sistemas operacionais modernos, mas que logo começou a publicar também lançamentos. E o grande destaque passou a ser o fato de que vende jogos sem DRM algum, ou seja, qualquer um pode baixar e distribuir o executável, já que não tem proteção.

Apesar de existir a liberdade e o jogo ser realmente seu, podendo gravar em um CD e levar pra onde quiser, a maioria das pessoas acaba preferindo steam, pois em tempos modernos é agradável ter uma biblioteca com seus jogos listados e organizados. Sendo assim o GOG acaba sendo mais atraente  para casos específicos como jogadores hipsters que não se prendem a essas coisas e querem apenas jogar, jogadores de jogos antigos que não rodam em PC's atuais ou mesmo jogadores de PC's fracos que querem o jogo mais leve sem precisar da steam aberta.

Mas o GOG Galaxy acaba oferecendo o melhor de dois mundos, oferecendo um programa como o da steam, onde todos os seus jogos ficam listados em uma biblioteca e podem ser baixados por lá. Mas pode abrir eles mesmo sem o Gog Galaxy estar aberto, e até mesmo gravar os arquivos e levar para outro PC.
Além disso ele vem com várias outras facilidades como atualização automática de jogos, salvamento em nuvem, sistema de conquistas, lista de amigos, sistema de screenshot, cross plataform com a steam, e muito mais!

Uma coisa muito bacana é que vez ou outra o GOG dá uma jogos fodões demais, por exemplo eu já peguei de graça lá The Witcher, Fallout, Allan Wake American Nightmare e vários outros. Hoje tenho uma bela biblioteca de jogos da GOG que foi crescendo e cada vez aumenta mais, já que vez ou outra aparecem com novos jogos grátis.

E com o GOG Connect, minha biblioteca aumentou cabulosamente, pois com esse sistema, ele seleciona de tempos em tempos jogos que você tem na steam, e te dá cópias grátis na versão GOG. Agora imagina combinar isso com o sistema Crossplataform? (Que permite jogar online entre steam e GOG). Por exemplo, Unepic tem multiplayer e eu só consegui minha cópia do GOG porque tinha na steam, mas posso emprestar minha conta pro um amigo e jogarmos juntos! =D

Enfim, acho um sistema simpático pra caramba e que muita gente vacila em deixar passar, pois as coisas ficam muito mais organizadas. Além de que pode deixar alguns jogos mais leves, sei que hoje em dia é fácil achar PC barato, mas tem quem use antiguidades e pode dar uma poupada na performance. Caso se interesse é só baixar no site da GOG e logar.

Postar um comentário

0 Comentários