Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Audiolivros - Uma bênção para a correria do dia a dia

Ao pensar em audiolivro (ou audiobook), muita gente logo imagina a voz do Google Tradutor narrando um texto de forma extremamente robótica, mas a verdade é que os tempos mudaram e hoje em dia são encontradas opções de obras bem aclamadas, como as adaptações de Harry Potter para audiobook.



Hoje em dia nós vivemos em uma época em que o entretenimento nos sufoca, temos tanta coisa pra fazer que é simplesmente complicado aproveitar tudo o que queremos. A vida está passando, estamos vendo coisas cada vez mais fantásticas surgirem, porém é extremamente complicado conseguir acompanhar tudo o que queremos e muitas entram em uma lista de espera que mais aumenta do que diminui.

Algumas formas de entretenimento são ainda mais complicada por exigirem mais tempo, e os livros são ótimos exemplos. Enquanto alguns leem na velocidade da luz, outros passam por um inferno na hora da leitura. Mas eles sempre são tentadores por cada vez mais serem adaptados para outros tipos de mídia.
Por exemplo, a série Game of Thrones, que deixou o povo encantado e animou muita gente de dar uma conferida nos livros, no entanto ao verem o tamanho dos trabucos, entrou automaticamente na lista de espera para ler "um dia". Mesmo com versões mais dinâmicas como a maravilhosa edição ilustrada de Guerra dos Tronos, dar o primeiro passo é complicado.

Mas felizmente, os tempos mudaram e a tecnologia nos ajudou demais em diversos quesitos, e um deles é poder ouvir áudio em qualquer lugar. Isso aumenta as possibilidades demais! Tem gente que todo santo dia pega ônibus e fica 40 minutos sem fazer nada. Ou faz atividades como malhar e até trabalhar em coisas mais simples (tipo separando coisas).

Audiolivros são uma baita de uma forma de aproveitar melhor esse tempo. Muita gente simplesmente não sabe que existem versões profissionais em áudio de obras realmente conhecidas, isso porque antigamente as versões robóticas é que eram comuns, mas hoje é um mercado que cresceu pra caramba e editoras encomendam versões oficiais.

Lá fora os áudio livros são populares desde a década de 80, e eram vendidos em fita cassete. Inclusive havia novelização, com livros que usavam não apenas narrativa, mas múltiplos atores para interpretar personagens, efeitos sonoros e música. Então alguns são realmente muito imersivos. Apesar disso os oficiais que são apenas com áudio tem narradores profissionais, com entonação boa.

Uma coisa curiosa é que o maior mercado de audiobooks não é os Estados Unidos, mas sim a Alemanha e ironicamente os alemães encomendaram versões de livros brasileiros para serem convertidos em audiolivros por lá. Antes mesmo das obras terem suas versões em áudio por aqui. Isso sim é um público consumidor ein? Hahaha.
Enfim, fica aí essa dica, é legal não apenas para quem quer aproveitar melhor o tempo, mas as vezes você quer apenas fechar os olhos e sentar na cama, não está com saco para ficar de olhos abertos e assistir algo, e não quer ficar segurando nada na mão. Pra esses momentos uma narração pode ser algo maravilhoso. Agora para terminar com um gostinho, fiquem com um conto de Lovecraft narrado. Mas e vocês, que obras sabem que existe em formato audiolivro e recomendam?

Postar um comentário

0 Comentários