Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Oldboy - Uma verdadeira obra prima da vingança

Esse é um filme que vez ou outra cito aqui e as vezes alguém vem me dizer que tá procurando a matéria de Oldboy, mas não tá conseguindo achar. A verdade é que apesar de citar muito, eu nunca tinha escrito uma matéria exclusiva pra ele. Mas chegou a hora de finalmente falar do segundo filme da Trilogia da Vingança, e que com certeza é o mais aclamado entre os três.


Oldboy é um filme sul-coreano lançado em 2003 pelo diretor Park Chan-wook, normalmente ele é o único conhecido da Trilogia da Vingança exatamente por usar um estilo diferente deles, mas ainda assim manter a essência da vingança como algo perturbador e não apenas causar aquela satisfação em ver o personagem conseguir dar o troco. O título original é parecido, Oldŭboi (올드보이 ), então Oldboy acabou se tornando a forma como se tornou mundialmente conhecido, inclusive no Brasil.

A história começa em 1988, quando um homem, chamado Dae-su, é capturado e colocado em um apartamento sem janelas. Ele não sabe por que foi levado pra lá, recebe comida todo dia, sua única conexão com o mundo externo é uma TV, que pode assistir o que está acontecendo lá fora. As vezes jogam gás, entram, cortam suas unhas e cabelo, mas ninguém nunca fala com ele.

E assim ele vive por 15 anos preso nesse quarto, até conseguir finalmente fugir e passa a procurar pelo responsável. Quer descobrir o motivo e então matá-lo, mas tem muito pouco e a sua única pista é um pastel que comeu diariamente todo esse tempo, fazendo com que comece a frequentar todos os restaurantes da cidade pra experimentar e descobrir quem comprava ali.

A grande atração de Oldboy é que ele já começa com uma história intrigante, você quer saber o que significa isso tudo, e depois a coisa só vai evoluindo. É o tipo de filme que é épico em diversos sentidos e são mais fáceis de serem absorvidos. Em Senhor Vingança, a base inicial é mais voltada para o drama, enquanto aqui é o mistério.

Mas depois disso Oldboy apresenta várias outras características incríveis como as cenas de ação, inclusive é um dos filmes que se destacou com a frenética cena do corredor filmada sem cortes que inspirou a cena da série Demolidor. Ela inclusive se tornou um dos símbolos de Oldboy, sendo atrativo pra muita gente conferir.

A forma descolada que as coisas são apresentadas também dão um certo charme, lembra um pouco os filmes do Tarantino, com aquele climinha de bagaceira. O personagem não é estiloso, mas ele é bem fodão, pois uma das poucas coisas que fez durante todos esses anos foi treinar como iria espancar quem fez isso com ele.

O próprio universo é bastante tarantinesco, com personagens bandidos que tem características peculiares é algo que você vê bem aqui. A garota que Dae-su encontra e passa a ajudá-lo transmite aquela sensação de maluquinha. Ainda assim em geral são personagens que não são genéricos, eles passam uma atmosfera própria, mesmo com climinha de filme trash.
Também é um tipo de filme que tem uma conclusão muito satisfatória, nela parece que o sadismo mostrado pelo diretor em Senhor Vingança retorna. Bate aquela sensação de "Nossa, eu não sei nem o que pensar!", é realmente muito bom! A maioria dos filmes com histórias fantásticas tem o problema de não conseguirem um final digno, mas esse termina de maneira tão grandiosa quanto.

Enfim, o filme chegou a receber um remake americano em 2013, chamado Old Boy - Dias de Vingança, mas ainda assim não conseguiu cobrir a grandiosidade do original, porém há quem só conheça a versão americana e nem saiba que é um remake. Se você nunca assistiu, essa é uma verdadeira maravilha do cinema coreano, recomendo demais!

Postar um comentário

0 Comentários