Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Entenda como surgiu o design do Nintendo 8-Bits

O Nintendo 8-Bits, também conhecido por outros nomes como Nintendinho, Famicom ou simplesmente NES, definitivamente não é um dos meus consoles favoritos, até porque nunca tive um, no entanto não dá pra negar a influência que ele teve no mundo dos video games. Sendo assim é o tipo de video game que nunca vai ser esquecido na história.

Foi no NES que nós vimos surgir grande parte dos jogos tão conhecidos da empresa, Zelda, Metroid, entre vários outros, inclusive jogos de outras empresas que acabaram se tornando extremamente populares, como é o caso de Castlevania, que surgiu no NES e a partir dali a coisa começou a crescer sem parar com uma penca de lançamentos.

Mas claro, para algo causar tanto impacto e influenciar o rumo que o mundo dos jogos vai tomar, é claro que a sua produção também teve que ser muito bem trabalhada. E um dos detalhes é o visual do console. Em uma entrevista com Masayuki Uemura, que era o designer chefe do NES, ele explicou sobre como a coisa foi criada.

Quanto ao console, curiosamente ele foi fruto do VHS (Aquelas fitas de vídeo, pra quem é novo demais e não sabe que diabo é isso). Então a ideia da entrada da fita foi baseada nisso, como fitas eram o estilo mais popular de se assistir filmes na época, decidiram que queriam uma coisa naquele estilo.

Pensando no marketing da coisa, eles criaram uma arminha para o console chamada  NES Zapper, e o motivo dela foram especialmente os norte-americanos. Isso porque eles sabiam que eles adoravam armas e usaram essa técnicazinha safada pra atraí-los, vendendo no pacote inicial uma versão que já ia com a arma junto kkkk.

E quanto ao controle, aparentemente foi o que mais deu trabalho na hora de fazer, Uemura fez a seguinte declaração:

"Havia, como você pode imaginar, uma série de dificuldades que enfrentamos por estar fazendo as coisas pela primeira vez ao construir este hardware, mas uma das maiores dificuldades era, 'Que forma e layout o controle terá?' Isso teve um certo toque de coincidência, também, mas algumas das pessoas que trabalharam no time de Gunpei Yokoi eventualmente se reuniram em nosso time. Então uma das ideias que surgiram por esse motivo foi, 'Bem, nós temos esse Game & Watch multi-tela do Donkey Kong, que usa um formato de controle de um Control Pad [direcional em cruz] com o acréscimo de botões.' Então nos agarramos a isso e começamos a trabalhar."

Para quem não sabe, embora hoje em dia a Nintendo tenha vários aparelhos disponíveis, tudo começa com seus primeiros passos e o Game & Watch é aquele console portátil antigão da nintendo. Legal pra caramba né? No fim acabou surgindo uma fórmula simpática padrão de video games que virou moda.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Boa matéria Iscai, é legal ficar sabendo dessas histórias do mundo dos games

    ResponderExcluir