Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stranger Things 3D&T - Um RPG mais do que inusitado

Eu já fiz aqui uma matéria bem nostálgica sobre a Dragão Brasil, uma revista de RPG brasileira que fez a alegria de muita gente durante os anos 90 e os primeiros anos de 2000. Infelizmente sofreu aquele problema de ser um entretenimento massacrado pela internet, e junto a milhares de outras revistas pelo mundo, foi cancelada por não vender mais durante a era dos computadores.



Uma das coisas que a Dragão Brasil fazia constantemente era adaptar conteúdos da cultura pop para versões jogáveis em RPG de Mesa. E assim coisas que estavam famosas podiam do nada virar capa da Dragão Brasil e você tinha a chance de entrar na pele daqueles personagens. De lá saíram belas obras de arte como o viciante Pokemon 3D&T.

Mas muito bem, 2016 chegou e a Dragão Brasil apenas ficou em nossos corações. Veio então o lançamento da maravilhosa série Stranger Things, que caiu na boca do povo com todas as referências aos anos 80. Até o marketing da coisa foi super engenhoso e surpreendente, como por exemplo os macabros comerciais da Xuxa feitos pra série.

E em meio a tanto falatório é lógico que os fãs iam começar a brincar com montagens. Entre elas surgiu uma que chamou a atenção de muitos rpgistas. Uma imagem da Dragão Brasil tendo Stranger Things como matéria do mês e usando o sistema 3D&T para adaptar a coisa. É lógico que o negócio não demorou para se espalhar.

Porém a surpresa maior ainda é que a repercussão foi tão alta que atingiu os próprios editores da Dragão Brasil, que começaram a receber mensagens. Mas a surpresa maior de todas é que os caras se uniram e adivinha só? LANÇARAM DE VERDADE A REVISTA! Uahahaha, imagina a surpresa do povo com isso?

O lançamento foi em versão digital, mas ainda assim com todo o formatinho que tanto conhecemos, um texto no começo da revista, uma adaptação para 3D&T com regras próprias para esse universo como era comum de acontecer nas adaptações, uma pequena matéria sobre o RPG Tormenta, adaptando o Demogorgon para aquele universo medieval da editora e uma despedida de fazer cair uma lágrima =') .

Os personagens de Stranger Things se dividem em três categorias, crianças, adolescentes e adultos. Sendo que quanto mais jovens, menos pontos tem para criar sua ficha de personagem, que já é limitadíssima em relação a personagens comuns de 3D&T, isso porque a coisa aqui é mais realista e assim abandonam o padrão anime.

Para compensar os personagens mais jovens, existem os Pontos de Destino, que podem ser usados durante a aventura para fazer mudanças radicais na trama. Dar viradas mirabolantes na história e retirá-los de situações ruins. Outra coisa maneira é que os pontos de experiência podem ser gastos no lugar de pontos de destinos, então ao invés de você evoluir o personagem, pode usar essa experiência pra invocar essas habilidades. É algo tipo aos Pontos de Façanha no RPG Reinos de Ferro.

São coisas como a "Deus ex Machina" em que durante uma situação impossível você pode fazer do nada surgir uma ajuda inesperada. Ou "Habilidade Inesperada" em que você pode durante aquela cena adquirir as habilidades fornecidas por uma vantagem que seu personagem não comprou durante a criação de personagem.

Existe ainda outra regra nova, para algo chamado "Nicho", que garante que cada personagem terá suas habilidades limitadas a o que ele é. Sendo assim não basta ser adulto para você ter Força 2, você precisa fazer parte do Nicho que garante que seu personagem tem habilidades relacionadas a aquilo, e isso também serve para uma lista de vantagens restritas a quem tem o nicho delas.

Enfim, esse é um RPG de terror bem bacaninha e uma surpresa extremamente agradável. Para quem tem amigos para jogar RPG com certeza vale a pena dar uma conferida, lembrando que é preciso primeiro dar uma conferida no sistema 3D&T, pois é pré-requisito, as regras presentes são apenas complementares. Faça já o download:

Postar um comentário

0 Comentários