Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

BOID - Jogo de estratégia minimalista viciante e grátis!

Engraçado, quando joguei o simpático Crush your Enemies, pensei que não ia tão cedo ver algo parecido, no entanto poucos dias depois eu acabo caindo nas graças de BOID, um jogo com visual simples porém muito bonito e com o modo multiplayer gratuito. Fui então dar uma conferida e vi que novamente era uma obra pegando elementos de estratégia e usando de uma forma compacta.




A história se passa no futuro onde drones chamados BOID's são enviados para vários planetas, nele contém material biológico para gerar terraformação, ou seja transformar o lugar até criar um ambiente bom para seres do planeta terra viverem. O problema é quando um dos drones cai acidentalmente no oceano de um planeta onde a vida consiste em microorganismos.

Esse acidente pode causar um verdadeiro escândalo, pois não foi previsto o que é possível prever as mutações quando o conteúdo de um drone entra em contato com outro tipo de vida. E assim os militares entram em ação para ocultar a coisa do público. Você é indicado para com auxílio de uma inteligência artificial, destruírem toda a vida do mar, selecionando manualmente o que atacar e fazer mutação.

Eu fiquei surpreso com a história do jogo, isso porque pelas imagens e vídeos que tinha visto, a coisa parecia minimalista demais, algo semelhante ao viciante Osmos, com visual simplório e foco completo na jogabilidade. No entanto foi uma surpresa de repente ver uma coisa tão mais complexa envolvendo um escândalo mundial.

Aqui você tem os principais elementos de um jogo de estratégia, criar unidades, dar classes a elas, adquirir estruturas e destruir os inimigos. No entanto tudo de uma forma muito mais descomplicada, sem um monte de menus e detalhes mínimos sobre cada unidade. Aqui a sensação é mais voltada para tentar se multiplicar rápido antes que seja tarde demais.

Você tem esferas fixas no mapa que ficam gerando células constantemente, no entanto essas esferas podem ser tomadas pelo inimigo e passam a gerar pra ele, assim como você pode tomar suas esferas e aumentar a quantidade de unidades. Essas células podem ser usadas para combate, mas são fracas, se você fizer com que aconteça mutação nelas, podem ficar bem mais eficazes.

A mutação é feita em outras estruturas esféricas, existem várias unidades como as que se movem mais lentamente porém dão um imenso dano, as que explodem, as que envenenam células inimigas e as que curam unidade danificadas ou envenenadas. Existem várias outras unidades e basta enviar células para seu núcleo que ocorrerá a mutação.

Uma coisa legal das esferas é que você pode arrastar um caminho delas para um determinado lugar e assim fazer uma rede automática de unidades. Por exemplo a esfera que gera células as envia automaticamente para a que gera soldados, que por sua vez as envia automaticamente para uma certa área onde costumam entrar inimigos.

Existem ainda algumas estruturas especiais como as torres, que são extremamente resistentes e precisam de vários ataques até finalmente serem destruídas, assim como é necessário o acúmulo de uma grande quantidade de células para formarem a torre completa. Elas podem realmente encher muito o saco.

O jogo ainda conta com um multiplayer e acho que foi uma sacada genial da desenvolvedora em deixar isso gratuito, pois assim as pessoas podem experimentar sem ter que pegar a versão singleplayer e se gostarem aí sim podem dar uma olhada no modo história da coisa. Para os amantes de multiplayer é uma verdadeira alegria.

Enfim, esse é um jogo com um baita visual no estilo 2.5D simples porém cheio de brilho e que atrai demais, uma história que me surpreendeu e uma jogabilidade que te faz dizer "Só mais uma fase". Definitivamente viciante! Sempre quis se sentir no Querida Encolhi as Crianças? Sua chance! Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários