Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Rec 4 - Podia ser épico mas foi muito padrão

Acho que REC é uma das franquias mais vergonhosas em relação ao rumo que tomou, daquelas que você fica impressionado em como a coisa caiu tanto. E no caso de REC 4 eu esperava realmente algo melhor, algo diferente, mas infelizmente não foi bem assim a coisa... Parece que todos os pontos fortes do filme são resultados do caos que foi o anterior e são fortes porque não dava pra fazer pior.

Quando REC 1 foi lançado, aquilo foi espetacular, um mockumentary apresentando zumbis, e o fato de ser um filme espanhol dava uma variada com um charme diferente à coisa. Aquela ideia de tudo ser uma reportagem de programa de TV que mostra o dia a dia dos bombeiros e então ao serem chamados a um condomínio, ele entrar em quarentena e a coisa começar a ficar tenebrosa. Deu uma empolgação incrível.


Daí veio REC 2, um filme bom também, dessa vez sendo notável que com a grana que ganharam no primeiro puderam fazer uma super produção, um toque mais hollywoodiano, o charme do primeiro se perdeu um pouco, mas mesmo assim seguiram no mesmo só que com mais exageros, mais cenas espalhafatosas, o terror muito forte com cenas agoniantes conseguiu se manter.

Mas com REC 3 é que a bagaceira começou, eu não tenho ideia de onde os caras tiraram que transformar um filme de terror macabro em uma comédia. É realmente inacreditável, porque é tão óbvio, tão lógico, tão evidente que as pessoas querem assistir o mesmo gênero. Como é possível uma coisa assim ir tão longe?

Parece que os caras ganharam tanto dinheiro que pensaram que podiam fazer qualquer coisa, não tinha mais amor na coisa, tinha um "Olha vi isso em um filme, gostei, vamos por, olha to jogando esse joguinho, coloca isso também, HAHAHA essa piada foi boa, vou por!". Aquele filme parece ter sido feito só pra ganhar um pouco mais de dinheiro, uma decepção sem tamanho, horrível, e olha que tento não ser nada fresco com filmes, me adaptar, entender a mudança, mas aquilo foi terrível.

O filme foi tão ruim que os diretores ficaram dando umas desculpas esfarrapadas que o quarto ia voltar às origens, bla bla bla. Os caras pareciam querer eles mesmos esquecerem o lixo que foi aquele negócio. O problema é... A única coisa que o quarto conseguiu fazer foi mesmo dizer que não tem o que o terceiro tem.

Ele virou um filme padrão de mortos vivos, daqueles que você acha por aí aleatoriamente, acaba vendo um trailer e decidi assistir. Não é melhor do que outros filmes, não tem um toque super inovador, uma atmosfera própria. Parece um filme americano mesmo, bem hollywoodiano, bem em um padrão de estúdio indie que decidiu fazer algo aleatório.

Pra começar não tem mais câmera comum, ou seja o filme virou só mais um normal, o terceiro já não tinha câmera comum, mas ao menos ele começava com uma, agora o quarto não aprendeu. Eu nem sei porque o nome é REC, devia ser "O Navio Maldito" ou qualquer outra dessas coisas clichês porque isso é o que não falta nesse filme.

A história apresenta Angela Vidal (Protagonista do primeiro filme) despertando em um navio, assim como outras pessoas. Logo ela descobre que aquela é uma unidade de pesquisa para a cura do vírus e que estão seguros, ao menos até algo acontecer e o surto acontecer ali, isolado de tudo.

Falando assim até que parece interessante a ideia né? O problema é que de resto é aquela mesma coisa, um monte de gente correndo pra lá e pra cá, não tem o grande charme que tinha nos dois primeiros filmes, a câmera comum pesou demais mesmo. Acho que o filme poderia ser algo equivalente se tivesse ela, não que não existam infinitos filmes por aí nesse estilo hoje em dia, mas esse não é qualquer filme, ele é REC! Tem um nome de peso, ou ao menos tinha antes do terceiro né?

E o pior é que eles tinham uma desculpa tão boa para por câmeras comuns, é um navio de pesquisa, algo também que exige sigilo constante, poderiam ter câmeras presas nas roupas de todos os personagens para monitorar a coisa, só que não, decidiram só tirar de vez e ficar por isso mesmo, em um estilo padrão.

Então REC 4 pode dar uns sustos em pessoas mais sensíveis, pode ser uma experiência divertida, mas é o tipo de filme que é esquecível, um terror casual, daqueles que você assiste e tem tendência a esquecer rapidamente a coisa. Sendo assim, se você for fã de REC vale a pena assistir por ser algo da franquia, mas se não for, é um filme realmente só pra passar o tempo e bem dispensável.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Só assisti o primeiro...
    Gostei pra caralho do primeiro... mas de alguns anos para cá, filmes de terror e suspense, que sempre foram meus favoritos, não funcionam mais comigo, e eu não sei exatamente o porquê. Talvez seja a qualidade dos filmes que caiu, talvez seja a minha mentalidade que mudou e agora não me atraio mais por essas coisas... não sei.
    Hoje em dia, qualquer filme de zumbi que não seja uma comédia, por exemplo, não me diverte. Zumbi + tensão + ação é algo que não gosto mais de assistir, até TWD que acompanho (ainda) está me dando sono e me cansando... a menos que seja um filme como zumbilândia, que pegou o elemento do mundo pós-apocalíptico zumbi e criou algo mais leve e despretensioso, filmes de zumbis que tentam ser assustadores acabam sendo ridículos.
    O mesmo para filme de fantasmas... hoje em dia fantasma não me convence mais. Não sei se é porque perdi a fé nos "gasparzinhos", se é porque agora o 'natural' influencia muito mais meus sentimentos do que o 'sobrenatural', se é porque o tema já saturou, ou se é apenas porque a qualidade dos filmes caiu, mesmo.
    Sinto falta de filmes de terror que não mostram e nem explicam as coisas... não precisa me explicar que é um fantasma de uma garotinha morta pela mãe ou que é o Asmodeus que entrou no corpo da garotinha, ou que tem uma bruxa de 200 anos na floresta, ou que o zumbi é um vírus desenvolvido secretamente com a intenção de criar supersoldados. Cara, eu não quero saber, e prefiro não saber, só me importa ver a situação pela qual os personagens vão passar.
    Ninguém aprendeu nada com Lost, né? Para mim o final de Lost foi o marco divisor de gerações de conteúdo de entreterimento. Do lado pré-final-do-Lost está a geração que respeitava o público, deixando-o teorizar livremente sobre o significado ou sobre o background das histórias contadas, deixando o público intrigado propositalmente, divertindo-o. Do lado pós-final-de-Lost está a geração dos chatos, que precisam ficar te explicando cada detalhe que ficou inexplicado, te tratando como um imbecil e destruindo toda a magia da diversão.
    É claro que antes mesmo de Lost, o cinema (americano, principalmente) já estava criando filmes toscos, filmes "estraga-prazeres", mas eu uso o final de Lost como um marco simbólico pois Lost é uma série onde é possível ver nitidamente a diferença entre intrigar o espectador com mistérios e explicar os mistérios.
    Todo mundo estava eufórico com o último episódio de Lost, que iria explicar tudo, finalmente, as pessoas seriam surpreendidas e suas cabeças explodiriam... o que ninguém sabia, é que na verdade eles NÃO queriam explicação. Nenhuma explicação possível seria divertida, qualquer explicação para Lost seria decepcionante, pois o divertido de Lost era justamente o elemento "WTF". Ninguém queria o último episódio de Lost, mas pensaram querer...
    Indústria do entretenimento (cinema, jogos, livros), por favor, vamos parar de explicar as coisas...

    ResponderExcluir
  2. Não conheço nenhuma franquia que caiu tanto em qualidade como REC, realmente é uma pena pois poderia ter sido encerrado no 2. pois o terceiro filme é ridiculo, e pelo trailer realmente parece um filme comum de terror como citado pelo sky, bom vou assistir sem grande expectativas

    ResponderExcluir
  3. Bom, parece que esta Franquia não tem como renascer de novo. Assisti o primeiro e metade do Segundo. Ei! Tive uma ideia. Alguém devia fazer uma sequência espiritual de REC 2, já que estes produtores não sabem fazer algo com estilo.

    ResponderExcluir
  4. Alias, SKY! já ouviu falar da Série de TV: The River?

    ResponderExcluir
  5. Sim, tem uma matéria aqui no blog sobre.

    ResponderExcluir
  6. Não gostei do 4, mas é melhor que o 3 hehe

    ResponderExcluir