Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe a diferença entre um jogo em alpha e beta?

Existem tantas expressões relacionadas a fases em que jogos se encontram, no entanto é comum para alguns jogadores verem os nomes alpha e beta, mas não entenderem qual é a diferença entre as duas fases de produção de uma obra, fazendo assim com que no fim das contas pensem que é basicamente tudo a mesma coisa, o que não é verdade.

Mas antes de tudo é melhor falarmos um pouco sobre a origem das duas palavras. Elas são do alfabeto grego onde Alfa é a primeira letra e Beta a segunda. Com isso você já deve ter se orientado um pouco melhor. Em jogos é mais comum se referir como Alpha (forma de se escrever em inglês) por causa da indústria internacional, isso graças a aquele mesmo motivo de jogos brasileiros terem nomes em inglês.

Então um jogo em fase Alpha é aquele em que começou a ser desenvolvido e ainda estão colocando coisas. Antes da criação existe uma lista de elementos que vão ser colocados e enquanto essa lista inicial não estiver completa, o jogo continuará em alpha. Graças a isso pode ser que um jogo esteja em um alpha bem inicial mesmo, ou um super completo. E a coisa pode estar bem diferente do produto final, um exemplo é como era o alpha de Starcraft.


Quando todos esses elementos planejados já estiverem no jogo, daí ele pode ser considerado como em fase beta. Ou seja, é uma obra que tá completa, mas o negócio dessa fase é a correção de erros e aperfeiçoamento, melhorias gráficas e etc. É quase impossível fazer um jogo que não tenha erros, e nessa fase eles vão sendo corrigidos. Um jogo em beta pode ter um visual ainda muito diferente do final e sair uma outra coisa.

E com isso vem algumas expressões, como beta tester, que são as pessoas que vão testar os jogos e apontar os erros que acharam. Closed beta (beta fechado em inglês) são fases beta em que um grupo fechado testa, geralmente a seleção é por convite ou sorteio. Existe ainda uma expressão dentro do beta que é a RC ou Release Candidate (Candidato a lançamento), ou seja, uma versão que está tão boa que é candidata a ser a versão final.

Por fim tem a versão GOLD que também é conhecida como FINAL, alguns sites brasileiros costumam dizer coisas como "Tal jogo vai a gold", ou seja, ele começou a ser gravado em mídias físicas, isso porque passou por todas as versões já. Conheça também Super Mario FX, que alguns dizem ser um beta de Mario 64.

Espero que tenham gostado da matéria, esse é o tipo de conhecimento que é bacana para gamers saberem, afinal de contas são tantas vezes que ouvimos esses termos né? E se você está pensando em aprender a desenvolver games, esse é um conhecimento que definitivamente é obrigatório, pois são termos que ajudam a se localizar na criação.

Postar um comentário

0 Comentários