Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dolphin - Jogue Gamecube e Wii no seu PC, Android ou iOS

Eu já cheguei a falar sobre o emulador Dolphin aqui no blog, há milênios atrás quando eu era viciado em fazer gambiarra e fiz aquele vídeo de como transformar o PC em um Nintendo Wii, e também aquele outro de como fazer uma sensor bar com velas. No entanto é um emulador tão bom e eu ainda não tinha feito uma matéria dedicada especialmente a ele, portanto chegou a hora! Ò_Ò

Já que o Playstation 2 foi o video game mais popular da Sexta Geração, todo mundo achava que os esforços imensos que as pessoas estavam colocando para que ele fosse emulado, faria com que fosse o primeiro a ter um emulador. Mas as coisas não dependem puramente de interesse no mundo da emulação, são muito mais complexas, então o idolatrado emulador PCSX2 só teve sua primeira versão funcional muito tempo depois do emulador de Game Cube.

O Dolphin foi uma verdadeira pérola inesperada, de repente ele surgiu completamente polido em um momento em que todos esperavam mesmo era jogar PS2 no PC. E claro, foi muito bem vindo, rodando os jogos de uma maneira espetacular e deixando todo mundo super encantado com a coisa, não era preciso um super computador para fazer aquela maravilha e a cada atualização ele ficava mais leve.

Porém ele surpreendeu de vez quando apresentou a sua nova funcionalidade, emular jogos de Nintendo Wii, isso no meio da sétima geração. Era algo fora do normal, afinal de contas mal se podia emular o Playstation 2 direito ainda e já se podia emular o Nintendo Wii? Foi um verdadeiro passo monstruoso. Claro, o Wii foi o console mais fraco (em relação a hardware) daquela geração, porém isso nada tem a ver, pois o próprio NullDC (emulador de Dreamcast), ainda não era bom o suficiente naquela época, e o hardware dele era bem inferior ao do Wii.

Uma outra curiosidade sobre o Dolphin, é que dependendo do computador que ele rodar, os gráficos ficam superiores até mesmo ao do próprio Nintendo Wii, é uma baita coisa impressionante de se ver, um jogo emulado e melhor que no próprio console. Isso se deve à superioridade do hardware que faz pesar bem menos alguns jogos.

E assim se formou um emulador realmente luxuoso, que evoluía constantemente e que depois ganhou suporte a Android e iOS sem jailbreak (não todas as versões do iOS)! Um verdadeiro espetáculo jogar Game Cube em uma telinha pequena, e podendo assim ser colocado ao lado de outros emuladores fantásticos que rodam no smartphone como o PPSSPP (emulador de PSP) e o fabuloso Reicast (Emulador de Dreamcast).

Então fica aí essa dica, o segundo emulador funcional da sexta geração só veio mais de meia década depois, que é o Xenia, emulador de Xbox 360, então o Dolphin realmente foi um baita de um passo no mundo da emulação. Quem se interessar em testar essa maravilha é só dar uma entrada no site dos desenvolvedores.

Esse vídeo faz uma comparação de Zelda Twilight Princess sendo rodado no Nintendo Wii com ele sendo rodado no Dolphin, sendo que no Wii ta a 480p e um cabo componente e no Dolphin a 1080p usando um HDMI. E antes que perguntem, sim o Wii foi lançado sem saída HDMI, o que acabou por pesar ainda mais o visual de seus jogos.

Dolphin iOs



Android



PC

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Qual será os requisitos do PC para rodar bem esse emulador?

    ResponderExcluir
  2. Não sei dizer cara, até porque "rodar bem" pra um emulador é bem questão de percepção. Por exemplo tem gente que fala que toda emulação de PS2 é insuportável, e eu acho frescura pura, mas é o jeito que a pessoa vê. No entanto em 2010 ele já tava rodando em um bocado de PCs mais ou menos, sendo assim acho que se o seu PC for depois dessa época deve rodar tranquilo.

    ResponderExcluir
  3. Super Mario Galay em 1080p 60fps fica muito lindo. To zerando pelo Dolphin.

    Para quem pediu os Requisitos, dá uma lida aqui: https://br.dolphin-emu.org/docs/faq/

    ResponderExcluir
  4. Qual o melhor lugar de baixar isso e os roms ?

    ResponderExcluir
  5. CRM

    Tem dois sites que gosto muito para ROM e emuladores: o emuparadise.me e o coolrom.com

    Vlw pela atenção pessoal na minha pergunta =]

    ResponderExcluir
  6. Interessante, vlw pela dica Sky.
    Sou fã da Nintendo.
    Eu tenho um Wii estacionado na minha sala. As vezes quando reúno alguns amigos a gente joga um Mario Party (8 e 9). E as vezes com 1 amigo em casa eu jogo Smash Bros, Mario Bros Wii, House of the Dead (pra dar tirinho) ou mais frequentemente emulo roms de SNES, mas só.
    Diria que meu Wii rodou mais jogos de Snes do que de Wii em sua vida, embora tenha um HD externo atochado de jogo de Wii nele, alguns que eu nunca rodei e nem nunca vou rodar.
    Nem os Mario Galaxies eu me prestei à zerar, nem os dois jogos da Zelda.
    Eu considero console uma ótima diversão para quando amigos lhe visitam. Mas para mim, console é como jogo de tabuleiro, eu só abro se tem com quem jogar. Console é feito para jogar no sofá mesmo, na sala, com a galera. PC já é mais solitário, no quartinho, joga-se um singleplayer ou um online multiplayer.
    E por pensar assim, que eu sempre prefiro os consoles da Nintendo, que possuem jogos divertidos pra jogar de galera e menos jogos singleplayer (ou pelo menos é assim que penso). Já tive um PS2 mas o único jogo que eu jogava nele era o Lego Indiana Jones (co-op) e o Soul Calibur. Singleplayer no PS2 eu só joguei o Shadow of the Colossus, mas porque é um jogo que eu queria muito jogar e não tinha como rodar no PC.
    Enfim, valeu pela dica Sky, talvez agora me anime a jogar os jogos da Zelda que nunca joguei, de boa, no PC, enquanto meu Wii mofa na sala e roda esporadicamente algum Bomberman de Snes, heheheh.

    ResponderExcluir
  7. Algém ja jogou on line com o dolphin?

    alguém já testou isso?

    http://fliperamaggpo.blogspot.com.br/2015/11/como-jogar-dolphin-ou-wii-on-line.html

    ResponderExcluir