Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Katsudō Shashin | Veja a primeira animação feita no Japão

O Japão é um destaque mundial em animações, com uma quantidade imensa de animes sendo lançadas todo mês e um público consumidor que alcança o mundo todo, é um país que faz algo diferente e que obviamente é muito respeitado nesse quesito. Mas assim como tudo, sempre existe um início e hoje vou falar aqui sobre a mais antiga animação que se tem registro no Japão.


Não se tem certeza se essa é mesmo a animação mais velha do Japão, no entanto é muito difícil não ser. Ela foi encontrada em 2005 dentro de um projetor na cidade de Kyoto. Não se sabe a data exata em que foi produzido, apenas que foi entre o ano de 1907 e 1911.

A animação tem pouquíssimos segundos, mas para isso foram usados 50 frames e apresentam um garotinho vestido de marinheiro, que escreve em um quadro em caracteres kanji  "活動写真" (katsudō shashin) que significa "Desenho em Movimento", após isso se vira para quem assiste e retira o chapéu, fazendo um comprimento.

A técnica usada não é a mesma do Fantasmagorie, a animação clássica mais antiga da história, mas sim uma usada para um aparelho conhecido como "Lanterna Mágica", que era um projetor de imagens feito muito antes da energia elétrica fazer parte do dia a dia da humanidade, na década de 1650. E era uma lanterninha onde se colocava desenhos em vidro e o fogo fazia eles serem refletidos na parede de um lugar escuro.

Então os desenhos foram feitos usando um estêncil, que é como aquelas "placas" que vemos muito na infância, onde tem todas as letras do alfabeto, daí você só coloca em cima de um papel e passa o lápis no formato, ou joga tinta, e quando tira a plaquinha de cima, vai estar em baixo a letra. Mas no caso foi com vários formatos para desenhar o marinheiro. E isso não foi feito fotografando os frames, mas sim diretamente no filme! Ou seja, para cada um dos 50 frames o artista colocou o estêncil e foi desenhando, no vídeo não dá para notar bem os traços, mas na imagem dessa postagem vocês podem perceber claramente os traços de estêncil. Confiram a animação:
Caramba, muito fantástico não é? Me dá uma baita emoção ver essas coisas antigas, fico viajando sobre pessoas que viveram naquela época, e a dificuldade em se criar algo assim em um tempo com baixa tecnologia, então ver coisas como o primeiro filme de terror da história, e outras criações da humanidade que são tão curtas, mas tão simbólicas, me dão um baita arrepio.

Essa animação foi descoberta por Natsuki Matsumoto, especialista em analisar coisas antigas. Tudo começou em 2004 quando um negociante de acessórios de segunda mão de Kyoto entrou em contato com o especialista, pois tinha recebido diversos filmes e projetores que foram recebidos de uma família antiga de Kyoto. E em meio aos vários filmes e projetores, ele achou em julho de 2005 o filme em péssimas condições e foi um baita estouro na mídia japonesa. Confira também o primeiro vídeo colorido da história.

Postar um comentário

0 Comentários