Como filmes de terror mexem conosco durante uma época de nossas vidas não é? Principalmente entre a infância e adolescência quando descobrimos a existência desse tipo de filme que apresenta elementos que tanto fascinam a humanidade desde sempre, o desconhecido. E naturalmente o que é diferente causa medo ou ódio, porém interesse. Para muitos ao entrar na adolescência o efeito de medo se perde para sempre e passam a ser raros os filmes que conseguem assustar.
O medo em filmes é algo que foi evoluindo com o tempo, isso porque o que era desconhecido passou a ser imitado e logo e consequentemente ficou massante e assim mudou. Por exemplo havia uma época em que monstros simplesmente não eram algo que se via por aí constantemente, então a aparição das fantasias mais bizarras e toscas causava um certo efeito na plateia incapaz de causar em tempos modernos graças à quantidade enorme de informação que vemos todo dia e coisas muito mais assustadoras.
E a partir daí provavelmente alguns já se perguntaram, onde foi que tudo isso começou? Afinal teve que haver um primeiro filme de terror até vir um novo e então outro, e assim encher as locadoras dos anos 90 com incontáveis filmes e hoje em dia fazer a internet ser um verdadeiro mar de obras mais variadas. Pois bem, o primeiro filme se chamava "Le Manoir du diable" dirigida pelo francês Georges Méliès. E foi feito em 1896, apenas um ano após a invenção do cinema, mostrando assim que o terror vem acompanhando desde os primórdios dessa invenção que somos viciados até os dias atuais.
Ele é um curta metragem apenas, e apresenta o demônio fazendo suas obras dentro de seu "Manor" que pelo o que vi é um tipo de castelo(não conheço a palavra, me perdoem se eu estiver errado). O filme não assusta ninguém hoje em dia mas contém seus efeitos especiais, talvez na época os caras falavam algo do tipo "Esse é o filme onde o Diabo aparece O_O" e causava uma certa pressão psicológica pro povo do século XIX, afinal era a primeira aparição do capiroto em um filme, ainda mais com efeitinhos que podiam ser feitos, é a verdadeira magia do cinema! Confiram:
Engraçado né? Já de primeira os caras não perderam a chance de trazer como protagonista o principe das trevas pra atormentar os sonhos da plateia.


