Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Gotcha - O primeiro jogo da história a causar polêmica

Todo mundo sabe que video game e polêmica andam de mãos dadas, isso porque a mídia adora descer o cacete. Muitas vezes é algo bastante injusto, como por exemplo Mario Kart sendo criticado por racismo, no entanto outras são completamente compreensíveis, como é o exemplo da brutal animação infantil de Carmagedon. Mas assim como tudo, sempre existe um começo, e você já parou para se perguntar qual foi o primeiro jogo a criar polêmica?


Esse jogo foi Gotcha, lançado em 1973 pela Atari, e é um jogo de fliperama multiplayer. Com você deve imaginar os video games estavam ainda muito em seu início naquela época, e esse foi o quarto jogo da companhia. Anteriormente ela tinha lançado Pong, Space Race e Pong Doubles (A sequencia do primeiro pong).

É engraçado pensar nisso né? As vezes parece que os video games só começaram a causar polêmica no começo dos anos 90 com Mortal Kombat ou algo assim, mas duas décadas antes a coisa já tinha pegado. Imagino a surpresa da atari ao ver que um "Joguinho" iria fazer com que muita gente ficasse horrorizada com a coisa.

No jogo dois jogadores ficam um ao lado do outro, sendo que um controla um quadrado e deve perseguir o outro, que é um sinal de +. O objetivo basicamente é perseguir e tentar fugir por um labirinto, e por isso tem o nome Gotcha, que pode ser traduzido como "Te peguei". Algo muito simples e tranquilo, não acham? Pois é...

Mas e se o jogo fosse visto como um simulador de estuprador e vítima? Parece exagero não é? Afinal de contas como é possível que um jogo bobinho desses possa ser visto dessa maneira? Bom, a começar pela publicidade por colocar um cara atrás de uma garota, depois pelo perseguido ter o sinal + que pode ser usado como o sinal de Vênus ♀, o símbolo feminino. E para finalizar pelos controles semelhantes a peitos!

As outras partes ok, são bem simbólicas, mas os peitos... Que bizarro, não? Mas não tinham mamilos, eram só formatos rosas. Mesmo assim é fácil demais associar, se espera achar algo assim em um sex shop e não em um bar da esquina hahaha. E o curioso é que não foi algo sem querer, foi proposital! Tudo começo com uma brincadeira interna na Atari, onde os membros falavam que joysticks pareciam pênis e todo mundo ficava com a mão, e assim decidiram criar um joystick feminino, o que de quebra ainda fez a polêmica adicionar o machismo ao meio, já que os caras queriam ficar com mãos em peitos.


Graças a treta toda, a empresa recolheu as máquinas e as modificou, substituindo por um joystick tradicional e assim fazendo a poeira baixar um pouco. E assim esse se tornou o primeiro jogo da história a causar polêmica. Confiram também o verdadeiro motivo de empresas morrerem de medo de receber o selo "Só para adultos" em seus jogos.

Postar um comentário

0 Comentários