Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe por que empresas limitam os gráficos de PC?

Para quem não sabe, as desenvolvedoras não usam toda a capacidade de computadores para criar jogos, isso porque consoles diferentes de PC's, não evoluem em suas peças (clique aqui para entender pra que serve cada peça do PC), dependendo mesmo de atualizações em software, ou seja, não dá pra arrancar um pedaço do console e tacar um melhor.

Alguns de vocês podem estar se perguntando "E o que isso tem a ver com PC?", bom, o negócio é que não vale a pena lançar um produto que pareça tão superior em uma plataforma. Video Games são extremamente lucrativos e uma bela renda para as desenvolvedoras, então se lançam um jogo absurdamente lindo em uma plataforma, e na outra parece só a sucata, isso pode desanimar consumidores, então não é muito estratégico para as vendas.

Uma maneira incrível de observar isso, é com GTA 5, quando o trailer dele de PS4 foi lançado, para muitos foi um "Nossa, legal, vai sair pra Playstation 4, Xbox One e PC!", mas não notaram bem uma diferença gráfica na coisa, por outro lado quando pegaram a versão de Playstation 3 e refizeram o trailer do Playstation 4 nele, aí sim a coisa ficou óbvia e gritante, a versão de PS3 que parecia tão linda até então, ficou com a maior cara de tranqueira ao ser colocada do lado da de PS4.

Sendo assim, pode ser bem desempolgante para consumidores ver o quanto o da outra plataforma está melhor e fazê-los pensar "Ah não... Um jogo bonito assim e vou jogar essa versão? Eu acho que vou é esperar, depois compro e tenho uma experiência bem melhor". Portanto para melhores vendas, o ideal é fazer versões de jogos baseadas na limitação de consoles para o PC, e então adicionar alguns efeitos.

Por outro lado, assim como é possível ver na versão de GTA V para PS3 e PS4, o fato de um jogo não usar a capacidade máxima, não quer dizer que ele esteja feio, apenas que não foi até onde poderia ter ido. E graças a isso que Grand Theft Auto V foi visto como maravilhoso ao ser lançado para PS3, não estava feio, só limitado, e como até então não estávamos acostumados com os gráficos que iriam vir futuramente, pequenos ficamos cegos para pequenos detalhes. É sempre assim, jogos não ficam feios com o passar do tempo, eles sempre foram feios, nossa percepção que aumenta.

Claro, para aquelas pessoas que vivem de gráficos, isso pode ser bem frustrantes, especialmente fanboys de computador que odeiam qualquer tipo de concorrência costumam falar coisas como "Quando os consoles morrerem, o PC finalmente vai poder andar!" ou "Video Games são um câncer que consome o PC". Porém para aqueles jogadores de PC que se preocupam mais com a jogabilidade, em geral não se preocupam não, especialmente quem tem PC fraco, isso as vezes é um baita de um alívio, pois com a limitação de consoles, muitos jogadores tem o prazer de jogar algo.

Mas esse tipo de coisa não é só limitada a computadores não, em tempos antigos mesmo, o Playstation 1 já suava para conseguir lançar alguns jogos de Nintendo 64, e por isso os desenvolvedores tinham que se virar em uma máquina com tão menos potência. O Nintendo Wii então, comeu o pão que o diabo amassou com o PS2, pois ao mesmo tempo em que jogadores do Playstation 2 vibravam que a plataforma não morria e continuava recebendo jogos, o Nintendo Wii incapaz de acompanhar a potência do Xbox 360 e Playstation 3 acabava recebendo uma versão pior do que já iria receber naturalmente, pois desenvolviam os jogos para PS2 e adaptavam para Wii, poupando trabalho, atingindo um grande público a mais e lançando para as duas plataformas.

Existem outros fatores também, esse que falei é um principal, mas nem sempre é exatamente isso que faz um jogo ficar pior, por exemplo se a empresa escolhe uma plataforma principal, decide investir nela e tudo mais, as vezes ela não quer recriar uma versão para outra plataforma, mas apenas adaptá-la, e graças a isso pode acontecer até mesmo de um jogo fique com gráficos melhores em uma plataforma inferior. Assim como alguns jogos são mesmo lançados para PC com gráficos cabulosamente diferentes e sem a empresa se preocupar.

Enfim, são coisas da vida, plataformas variam, potências variam, empresas são máquinas de fazer dinheiro, o jeito é aguentar, no fim das contas é o mundo capitalista né? Mas e vocês, sofrem por limitações gráficas? Ou conseguem tirar proveito de alguma forma disso?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. De uma certa forma alivia, pois você não fica apreensivo de ter que comprar aquelas peças milionárias para conseguir jogar algumas coisa. Eu estou começando a engatinhar na steam e to sempre preocupado se na minha máquina (um notebook comprado há pouco mais de um ano) vai rodar.

    ResponderExcluir