Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A teoria da conspiração sobre Metal Gear Solid 5

Vocês certamente já devem ter conversado com um amigo e visto toda a sua demonstração de repulsa quanto a algo que estava vendo, e isso aconteceu comigo enquanto conversava no skype com um amigo e ele começou a ler um artigo sobre o primeiro transplante de cabeça do mundo. Inicialmente isso apenas chamou a atenção dele, mas logo vi o quanto ficava cada vez mais chocado enquanto lia detalhes do procedimento, de como precisaria de 150 médicos e enfermeiros em uma cirurgia de 36 horas e no que poderia acontecer, como o corpo poderia não se comunicar direito com a cabeça e o cérebro mandar um comando, mas o corpo entender outro, em como o russo poderia ficar perturbado e tudo mais.

Era um artigo excelente, completo e bem lógico apresentando diversos detalhes, e a notícia logo começou a correr o mundo, tornando 2015 um ano para ser lembrado, afinal de contas o cirurgião italiano Sergio Canavero mostrava algo surpreendente demais. E assim logo vários veículos de comunicação do mundo inteiro começaram a falar sobre, como por exemplo essa reportagem:

Para quem não quis assistir o vídeo, nele é dado diversos detalhes sobre o assunto, como terem que baixar bastante a temperatura do corpo e da cabeça para que os tecidos não morram, e que após o procedimento, o paciente ficará em coma por duas semanas. É apresentado o primeiro homem disposto a passar pelo processo, e uma entrevista tanto com ele, quanto com o doutor Sergio Canaver, além de críticas da comunidade científica sobre como um procedimento assim poderia dar certo, mas poderia dar um conflito de identidade horrível na pessoa, deixando-a perturbada sem aceitar o corpo novo.

No entanto não demorou muito para começarem a surgir os boatos na internet sobre o quanto aquilo tudo parecia ter uma ligação com algo um tanto inusitado... Video Games! Ou melhor falando, Metal Gear Solid V:  The Phantom Pain. Mas vamos começar pelo início, portanto vamos voltar no tempo um pouco e vou colocar em ordem cronológica a sequencia de eventos.


Em 1987 foi lançado o primeiro Metal Gear, e nele é apresentado os conceitos conhecidos como "Outer Heaven" (Algo como "Paraíso de fora" ou "Paraíso Externo") e foi criado baseado nos sonhos de Big Boss em acabar com a exploração de soldados pelo mundo. Big Boss também liderou uma companhia militar privada chamada Military Without Frontiers.

Hideo Kojima, criador de Metal Gear, sempre usou muito o twitter para falar coisas aleatórias e em abril de 2010, mandou algumas mensagens dizendo a seguinte coisa:

"O próximo projeto vai desafiar um certo tipo de tabu. Se eu fracassar, provavelmente terei que deixar a indústria. No entanto, eu não quero passar por ele sem fazer isso. Eu fiz 47 esse ano. Já se passaram 24 anos desde que eu comecei a fazer jogos. Hoje, eu tenho um aliado que ficaria feliz em me apoiar nesse risco. Embora seja apenas uma pessoa, para começar é bom."

Em 7 de dezembro de 2012, no início da Spike Video Game Awards, foi revelado o primeiro teaser de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mas não foi dito que jogo era, apesar de mostrar muito, foi algo bem misterioso confiram:

 O trailer começa em primeira pessoa com um médico falando "Por favor, tente relaxar, eu vou te explicar na hora certa. Eu preciso te dizer uma coisa... Você esteve em coma por algum tempo..." e então aparecem uma sequencia de questionamentos em telas pretas:

"O que aconteceu?" "Onde eu estou?" "Por que eu não consigo mover o meu corpo?" "Eu estou em um sonho?" "Isto é real?" "Algo está vindo!" "O que está acontecendo?" "Eles me querem morto?"  "Do que eles estão atrás?" "Eles nos querem mortos?" "Por que isso está acontecendo comigo?" "Não há escapatória?" "Eu fui para o inferno?" "Abra seus olhos" "Abra seus olhos agora".
Após isso por fim aparece escrito apenas "The Phantom Pain" sem Metal Gear Solid V escrito na tela ou algo mais. Lembrando que a tradução disso é algo mais ou menos como "A dor fantasma".

Em 2013 foi lançado Metal Gear Solid Rising e no jogo há dois ciborgues africanos, que se vestem de terno e são guarda costas do primeiro ministro N'mani, ambos tem cabeças cibernéticas. Eles são chamados de GEMINI.

Em 27 de março de 2013, na Game Developers Conference, Kojima finalmente revelou qual era o seu novo jogo, e aí sim disse que "The Phantom Pain" era um subtítulo para Metal Gear Solid V, assim como segurou uma cabeça, em relação ao personagem com o rosto enfaixado.
Ainda em 2013, dois dias depois, o Dr Sergio Canavero anunciou em alguns sites sobre o seu novo procedimento e que em alguns anos poderia fazer transferência de cabeça. Ele deu ao nome desse procedimento de Heaven e o artigo científico se chamava GEMINI, onde explica o procedimento usado para fazer a fusão da medula espinhal com um tipo de cola.

Em 24 de novembro de 2014 o  Dr Sergio Canavero lançou o livro "Head Transplantation: and the QUEST for IMMORTALITY" (Algo como "Transplante de Cabeça: E a AVENTURA pela IMORTALDIADE"). Se você entrar na página de venda da Amazon, e der uma conferida na demo (clicando em cima da capa do livro), poderá ver que no índice, estranhamente três partes são escritos em caixa alta, o capítulo 3 - GEMINI, o capítulo 7 - HEAVEN, o apêndice que somente uma das palavras é destacada em caixa alta "the FRONTIERS fies".

Segundo o site da TED, essa é uma empresa que existe desde 1984 e é voltada para discutir questões globais de forma intensa. E ela criou um evento científico chamado  TEDx Limassol, que se pode achar alguns vídeos no youtube. Em abril de 2015 o Dr. Sergio Canavero foi até o evento para falar sobre a tão polêmica teoria, aqui o vídeo:

Agora se pegarmos o nome TEDx Limassol e vermos como um anagrama, podemos forma uma nova palavra, vamos começar separando as letras... TEdx liMAssoL daí dá pra tirar a palavra "METAL", e então se separamos as outras letras teDx LImasSOl, é possível tirar a palavra "SOLID" e sobram duas letras, que deram o que falar, alguns dizendo que era só para disfarçar, outros que é porque o X é representando o número dez, como décimo jogo da franquia contando os jogos principais e que o S é como se fosse um 5.

Uma outra coisa interessante, é que a TEDx Limassol usa um slogan que diz "Everything you know is wrong" ou "Todas as coisas que você sabe estão erradas", o que pode parecer como uma indireta do tipo "Você acha que isso aqui é verdade?". Além disso o logo deles com um V e um X no topo claramente fazendo uma referência a verdade falsa, pode se transformar em um V completo facilmente se a parte vermelha for puxada para a esquerda.

Em 20 de abril o Dr. Sergio Canavero foi até a República de Chipre, uma pequena ilha que fica no mar mediterrâneo e deu para dar uma explicação sobre a operação de transplante de cabeça. Mas é um lugar um tanto desconhecido, não é como se fosse os Estados Unidos ou a França, e curiosamente Metal Gear Solid 5 também tem área jogável em Chipre.

Em 2015 também foi apresentado Val Spiridonov ao mundo, o russo que sofre da Doença de Werdnig-Hoffman (DWH), esse tipo de doença faz os neurônios se degenerarem com o passar do tempo, e assim o corpo vai cada vez mais se atrofiando.  Aí em baixo está uma imagem do Dr. Serio Canavero feita para apresentar o estilo de cirurgia apresentado em matérias.

Mas epa, pera aí! Voltando agora ao trailer de Metal Gear Solid V, no começo, aquele médico que explica ao paciente sobre ter que conversar algumas coisas com ele no tempo certo, e que também fala que ele ficou inconsciente é um pouquinho semelhante demais, não acham? Pois é... Essa é uma das outras coisas que torna tudo muito estranho.

Enfim, todas essas ligações levou muitos a seguinte conclusão:

Kojima conhece Val Spiridonov, os dois viram amigos tranquilos quanto ao assunto da doença degenerativa, e um dos dois faz uma proposta bem estranha, que é criar um viral envolvendo a doença. Kojima sabe que é um tabu, uma coisa que mexe com a sociedade, fazer uma "brincadeira" envolvendo uma pessoa com uma doença tão grave, ou mesmo levantar uma mentira envolvendo a sociedade científica. Mesmo assim ele percebe que já está há tantos anos na área dos jogos e quer fazer algo para causar um escândalo pra valer, se der certo, vai surpreender todos, deixar todo mundo espantado, se der errado, certamente será expulso da área. E assim ele contrata um ator, paga para alguém com conhecimento médico escrever um livro com coisas que envolvem verdade e ficção, e enche tudo de detalhes para no momento certo revelar o grande segredo.

Naturalmente o povo entrou em contato com o próprio Val Spiridonov, (que a propósito, é o mesmo nome de um supervisor de desenvolvimento de jogos), e esse disse que era mentira, que o transplante era mesmo real. Assim como o site espanhol vadejuegos enviou um e-mail para o Dr Sergio Canavero e sua resposta foi "Eu informei pessoalmente sobre isso a polícia italiana. E meus advogados iniciarão uma ação legal contra Konami e Kojima.". Obviamente as pessoas não se sentiram convencidas com os dois negando, afinal de contas se a conspiração fosse verdadeira, claro que eles não iriam assumir que era um HOAX da pesada.

Mas e vocês? O que acham? Imaginem depois de tantas matérias, reportagens, esperança para alguns, e no final falarem "Na verdade era pra promover um jogo". É possível adquirir Metal Gear Solid em versão física por um preço bem barato no Brasil. Mas para quem prefere versões digitais, vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

1 Comentários