Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Sherlock Holmes: The Awakened - O maior detetive do mundo no universo de H.P. Lovecraft!

Uma coisa que tenho certeza é que o H.P. Lovecraft conhecia o personagem Sherlock Holmes, afinal de contas mesmo na época dele, esse personagem já era famoso e já tinha muito livro publicado, então como o autor lia pra caramba, e obviamente não poderia deixar Best Sellers de fora disso, sendo que o mesmo já chegou até a citar o escritor de Sherlock Holmes em um de seus contos.

Sendo assim, eu tento imaginar se ele alguma vez já parou pra pensar na possibilidade de um crossover entre suas obras e Sherlock Holmes. Provavelmente não, mas o pessoal da Frogwares, que é notavelmente apaixonado pela obra do mesmo, não apenas imaginaram, mas colocaram na ativa a ideia, fazendo surgir assim surgindo Sherlock Holmes: The Awakened em 2006, e mais pra frente em 2008 lançaram uma versão remasterizada.

Tudo começa com uma série de misteriosos desaparecimentos que passam a ser investigados por Sherlock Holmes, enquanto é acompanhado por Doutor Watson. À medida em que se aprofunda na investigação, as coisas passam a ficar cada vez naus sombrias e ele descobre uma série de símbolos estranhos, para logo passar a ligar os acontecimentos com uma misteriosa seita.

Uma das características dos personagens de Lovecraft que acabam entrando descobrindo ou desconfiando da existência das criaturas dos Mitos de Cthulhu, é a curiosidade, portanto algo bastante comum nos personagens do mesmo, é demonstrar a sua capacidade investigativa e aos poucos ir enlouquecendo, então a ideia de colocar um dos personagens fictícios com maiores capacidades investigativas se envolvendo no universo de Lovecraft, foi simplesmente genial! É algo que de imediato te faz começar a pensar "Será que vão colocar algo místico de verdade? Ou será que vai ser tudo bem lógico e sem crendices?", afinal convenhamos que apesar de combinarem, os dois universos acabam se chocando um pouco. Sendo assim, tudo se torna curioso já desde o início.

Uma das coisas que me pegou de surpresa nesse jogo, é o fato de que eu estava esperando um point and click clássico. Mas a surpresa veio logo no começo do jogo quando a câmera vai atravessando uma enorme rua de Londres em 3D, o que logo me deixou confuso e imaginando se o jogo era em 3D ou aquilo era apenas apresentação, afinal o jogo tava sendo renderizado na hora, não era um vídeo. E pra minha felicidade, realmente um ambiente 3D é apresentado.

A versão original do jogo tinha apenas a opção de vista em primeira pessoa, porém a versão remasterizada adicionou a visão clássica para que os fãs de jogos desse gênero no estilo padrão possam jogar também no jeito que normalmente esse tipo de jogo é. No entanto para o meu azar, esse foi um jogo que me deu uma forte cinetose, e como se trata de um ambiente 3D mesmo e não algo pré renderizado, na visão em terceira pessoa o personagem às vezes batia nos móveis e parava, fazendo com que eu tivesse que clicar de novo. Sendo assim acho realmente que a melhor jogabilidade é em primeira pessoa e pra aqueles que deem a sorte de não sentir cinetose também.

A jogabilidade é de point and clicks clássicos apesar da visão em primeira pessoa e da liberdade de andar mesmo pelo lugar, portanto você tem que pegar itens, combinar, falar com pessoas, e claro, investigar pistas. A sensação de estar na pele de um detetive é ótima, pois você é colocado realmente para ver coisas como pegadas, e coletar pequenos itens. Há um laboratório na casa de Holmes, onde você pode fazer testes com substâncias químicas, sendo assim quando você coleta dados, pode ir até a casa e testar certas coisas. E em alguns momentos você é colocado para controlar Watson, para dar auxílio em certos momentos e assim mudando a perspectiva das coisas.

Outro detalhe que te faz sentir como um verdadeiro detetive, é que você tem vários lugares para andar e investigar, e com a casa do personagem presente no cenário, faz sentir como se estivesse saindo a trabalho e voltando. O jogo tem muitos momentos que são tranquilos, porém há também um toque muito sombrio, como por exemplo em uma tumba que você entra e é capaz de dar uns sustos porque você sente como se uma coisa estivesse prestes a te pegar, além disso tem certas coisas um tanto sinistras, como por exemplo na mesma tumba há um corpo com vários ferimentos e ossos expostos, e tudo bem realista, é bem bizarro.

Quanto aos gráficos, apesar de notavelmente surrados pelo tempo, eles são bem detalhados, tudo é muito bem trabalhado e para nível de 2008, principalmente tratando-se de algo remasterizado, e não algo da época, estão muito bons. Dá pra digerir facilmente se você não for do tipo que só gosta de jogos em altíssima resolução.

Enfim, esse é um jogo que para quem quiser bancar o detetive, é uma verdadeira mão na massa, também é ótimo para aqueles que gostam de Lovecraft, é óbvio, afinal trata-se de um jogo temático, então recomendo muito! Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários