Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

1954 Alcatraz - Simulação da vida no presídio mais famoso do mundo

Ahhh os anos 50! A era do populuxe, quantos elementos dessa época não acabaram sendo eternizados além de serem usados e abusados pela cultura pop, não é mesmo? Quem nunca quis um jukebox em casa? Ou mesmo comprou um daqueles cadilacs ou calhambeques miniatura para enfeitar o quarto? Mas claro, aquela época também tinha seu lado sombrio, e hoje vou falar sobre um jogo que apresenta exatamente esse aspecto.

Como sempre a Daedalic acaba fazendo magníficos jogos de aventura do estilo point and click e com um nível de polimento altíssimo. Esse padrão não poderia ser diferente com 1954 Alcatraz, um jogo que ao mesmo tempo que é artisticamente notável, também abandona um pouco aquele estilo de heróis, te colocando dessa vez no papel de bandidos, mas mesmo assim mantendo aquele toque de fofura no visual, mas não o suficiente para sumir com a seriedade do jogo, apenas o suficiente para dar um toque cartoon.

A história se passa em 1954 quando um gangster chamado Joe faz um assalto a um carro forte, no entanto a coisa acaba complicando e ele vai preso, sendo assim é condenado a ficar quarenta anos na cadeia e vai pra prisão Alcatraz. Apesar de tudo, Joe conseguiu concluir o roubo e escondeu o dinheiro antes disso, e agora uma série de ex-parceiros no crime querem achar o lugar onde ele colocou o dinheiro, e para isso pressionam sua mulher que era cúmplice de seus trabalhos sujos. Simultaneamente Joe tenta arrumar uma forma de fugir da prisão.

A jogabilidade usa o padrão clássico de point and click, portanto basicamente você seleciona qual lugar do cenário quer que o personagem vá, pode coletar itens, informações e usá-las para seguir em frente, conversando com outros personagens ou combinando os objetos que tem e usando em certos lugares. Para os fãs do gênero, especialmente aqueles que amam os jogos antigos da Lucas Arts, certamente esse é um jogo que se torna extremamente atraente, já para pessoas que não admiram tanto assim o estilo podem não se impressionar nem um pouco no quesito jogabilidade.

Você não assume apenas o papel de Joe, mas também de sua mulher Christine, e essa é uma das partes mais interessantes do jogo, com um você controla o personagem dentro de Alcatraz, tentando fugir, conseguindo aliados e tentando fazer as coisas da maneira certa para uma fuga, já com a outra personagem você está do lado de fora, porém cercado de gente querendo descobrir informações, vários criminosos acreditando que Christine sabe onde o dinheiro está, e até mesmo policiais querendo saber sobre isso.

É possível seguir caminhos diferentes, os dois personagens não precisam ser amantes, você pode fazer com que o caminho siga um rumo diferente envolvendo traição. E há escolhas bastante adultas que são levemente disfarçadas, como por exemplo no começo do jogo, onde um homem começa a seduzir Christine e existe opções sobre ela dizendo que tem marido e tudo mais, porém há também a possibilidade de convidá-lo para entrar, e se isso acontecer, a tela fica preta e começa a aparecer um barulho de cama batendo, daí quando volta aparece ele dizendo que já vai embora. Outra coisa que gostei quanto a isso é que geram certos finais alternativos, como quando você está no refeitório comendo, se você selecionar a faca que tem escondida e depois um dos presidiários, é possível assassiná-lo ali mesmo, fazendo com que os guardas entrem em ação e te matem, mostrando um final com seu enterro e uma narração do personagem sobre que destino aquilo levou.

Os gráficos são muito bonitos, tendo um estilo cartoon, porém sem muito exageros, mantendo ainda as feições humanas quase realistas, os cenários são baseados em vários lugares de São Francisco, North Beach e Alcatraz na época. Ainda existe um constante climinha "Noir" com música de Jazz ao fundo e aquela sensação de se estar mesmo em uma cidade da época, simplesmente é muito bom.

Enfim, se você gosta de adventures à moda antiga, esse é um jogo que não pode faltar em sua lista, é muito bem polido e tem uma história com um ótimo desenvolvimento. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários