Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Esperanto - Uma língua que irá expandir seus horizontes!

Esperanto é uma língua que conheci na minha adolescência e pensei que era mais popular, até atualmente quando fui falar com alguns conhecidos sobre o tema e acabei por descobrir que diversos não sabiam o que era, apesar de muitos acharem familiar. Então decidi criar uma matéria sobre, pois tenho certeza que é do interesse de quase todos os visitantes do blog.

Às vezes você não acha um saco o fato de existirem tantas línguas e vez ou outra você querer ter acesso a uma informação, mas simplesmente não poder, e isso apenas pelo fato da barreira linguística? Não seria lindo se todos pudessem se comunicar de uma maneira extremamente fácil e dominar completamente um idioma em poucos meses? Pois é, o polonês Ludwik Lejzer Zamenho também tinha esses incômodos linguísticos e fez algo para mudar isso, usando uma ideia simplesmente incrível.

Zamenhof vivia em Białystok, que hoje pertence a Polônia, mas não na época do Império Russo. Graças à quantidade de pessoas de variadas culturas, o lugar era uma bela de uma mubuca, cheia de gente tentando se comunicar e sem conseguir, e isso causava um baita de um impacto, afinal era complicado ter que aprender todas aquelas línguas. Como em sua adolescência ele já tinha ideias sobre um idioma que todos pudessem falar, o lugar onde viveu foi o grande empurrão pra ele criar algo e levar adiante, lançando em 1887 o primeiro livro.

Eu sei que alguns agora estão falando "É melhor aprender inglês logo..." mas aí é que está a grande sacada de esperanto, ele foi trabalhado cuidadosamente pra ser EXTREMAMENTE simples. As palavras em esperanto não foram simplesmente inventadas, elas foram pegas de palavras comuns em diversas línguas, algumas adaptadas, outras usadas a versão original. Só isso em si já faz com que as palavras em geral sejam muito familiares e simples de serem decoradas, você ouve e é impressionante a sensação de "Isso me lembra alguma coisa que realmente acaba me lembrando essa palavra...".

Outra coisa espetacular do esperanto são as regras gramaticais, existem simplesmente 16 regras, então quando você aprende uma palavra, você já sabe muita coisa sobre ela e como a usar em diversas ocasiões, como passado, presente e futuro, plural, etc... Não existem aquelas palavras que você tem que ouvir ao menos uma vez pra saber qual é a forma correta.

A própria fonética do idioma é feita para ser perfeitamente compreendida, portanto assim que você aprende os sons das letras, você poderá escrever qualquer coisa ao ouvir. Algumas letras de nosso alfabeto não existem em esperanto, por exemplo, a letra Q não é usada, isso porque já existe a letra K pra fazer esse som. Da mesma forma, todas as letras são muito bem pronunciadas, por isso palavras como "idade" não tem o E transformado em I, como é comum para a maioria de nós, é pronunciado bem claramente cada letra, e esse é o grande toque especial de esperanto para que você possa ouvir qualquer palavra e não se confundir.

Mas o melhor nem é isso, e sim a experiência que você vai ter ao dominar, isso porque se você for aprender inglês por exemplo, você irá aprender algo que muita gente no mundo todo fala, mas não será tão simples achar alguém que quer testar com você. Já com esperanto a coisa é diferente, quem aprende, sente uma vontade enorme de se comunicar, então existe uma gigantesca comunidade de esperanto ansiosa para conversar. Se você entrar em um grupo de esperanto de uma rede social, por exemplo, irá encontrar pessoas do mundo todo, falando igualmente e se compreendendo completamente. Imagina entrar em uma conversa com um japonês, um russo e um irlandês com todos se entendendo perfeitamente? Ou mesmo fazer amigos de outros países, conhecer mais sobre a cultura deles! O povo que fala esperanto é tão ativo, que existem comunidades de esperantistas no mundo inteiro dispostos a oferecer hospedagem a aqueles que falam esperanto também! Imagina viajar para outro país e ter hospedagem de graça unicamente porque alguém quer conversar com você naquela língua?

E o melhor é que a comunidade de esperantistas está constantemente se esforçando para que novas pessoas falem, e também se empenham em espalhar a existência desse idioma, sendo assim existem vários cursos online e pessoas dispostas a ajudar. Se você se interessar, pode visitar o site Kurso de Esperanto, e baixar um programa que eles fizeram, onde é ensinado tudo em doze capítulos, experimentem e vejam que incrível é! A média de tempo para dominar completamente o idioma estudando duas vezes por semana por uma hora é de apenas quatro meses pra uma pessoa comum, então imagina se você for esforçado? =)

Postar um comentário

0 Comentários