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O efeito porra louca em jogos de terror


Uma coisa que definitivamente faz com que jogos fiquem mais medonho, é a ausência de armas poderosas ou simplesmente não ter arma alguma no jogo. Isso causa uma sensação de impotência completa e o medo predomina, fazendo com que a única alternativa seja você ser a presa que simplesmente pode fugir.



É certo que é somente um jogo, mas faz parte do instinto humano "entrar na brincadeira" e se colocar exatamente na pele do sujeito, fazendo com que perder em jogos de terror não seja como perder em outro jogo que você simplesmente começa de novo, neles é como ser realmente pego pelo monstrão, existe a presença do medo, normalmente a pessoa não apenas acha chato, ela tem medo de morrer.

Jogos como o medonho Afraid of Monsters me dão verdadeiros calafrios, simplesmente no jogo você é muito mais fraco que os monstros malditos, eles são fortes demais e as armas são ridículas, fazendo com que a alternativa de fugir seja a mais inteligente, só que como vocês sabem, a sensação de medo em ser perseguido é enorme, a adrenalina vai a mil.

Acho que a maioria também valoriza muito mais cada bala e cada objeto de cura em um jogo de terror, afinal se você descarrega um pente em um único monstro, e depois? E se tiver um chefe logo atrás da porta? E se as coisas ficarem muito pior? Vale mesmo a pena gastar preciosas balas? Ou será que é melhor usar o porrete? Mas se usar uma arma de ataque direto, você pode levar dano e aí terá que gastar o objeto de cura, mas será que é bom se curar agora? Não é bom levar um pouco mais de dano antes de gastar ele pra tirar mais proveito? Mas e se o monstro der um ataque forte demais e você morrer? Vale a pena arriscar tomar o dano e ter que passar de novo por aquele lugar horrível ali atrás? Jogos de terror são assim, te faz pensar como usar os objetos na hora certa, não é como um Call of Duty por exemplo que você é o Rambo e os inimigos vão suar na tua mão, nesse você que tem que se preocupar em suar na mão dos inimigos.


No entanto existe uma coisa que acho que todo mundo acaba fazendo ou já fez alguma vez na vida quando estava presetes a sair do jogo. É o que eu chamo de "O efeito porra louca!", isso porque você está naquela tensão toda, prestes a botar um ovo e então acha o ponto de salvar e decide sair do jogo, mas aí você desincorpora do personagem e aquilo passa a se novamente só um jogo onde vocÊ pode perder e fala "FODA-SE O MUNDO! EU NÃO VOU SALVAR MESMO Ò_Ò!"  e aí sai correndo pelo corredor escuro segurando o dedo no gatilho e sentando bala em qualquer vagabundo que aparecer pela frente. Os sustos surgem de repente na tela e você fala "CAAALA A BOCA Ò__Ò!" e mete chumbo grosso!". Geralmente se faz isso até morrer ou só para na próxima vez saber o que vai acontecer e não ficar tão ansioso kkkk.

Apesar de tudo, existem vezes em que simplesmente você vai tão bem que continua jogando e decide salvar mesmo assim o jogo, ou até mesmo pensa "Caracas, eu não quero encarar o filho de Satan ali atrás de novo não, me ferrei mas vou salvar mesmo assim, aquilo foi traumatizante para fazer de novo. =(".

E ainda acontece pior às vezes, você simplesmente sem perceber e na mania de salvar, acaba salvando por cima do jogo anterior e aí só resta gritar e ficar putinho mas no final jogar daquele jeito mesmo, todo ferrado.

Enfim, jogos de terror causam efeitos muito estranhos que em outros jogos isso não é possível, no final de jogos muitas vezes vejo que terminei com muitos kits médicos ou balas e penso "Caracas eu devia ter economizado tanto assim mesmo? Se eu usasse iria ter sentido bem menos medo." e vocês? Já sentiram o efeito porra louca na pele? Uahahahahaha.

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5 Comentários

  1. Acho que é por isso que eu não senti medo nenhum em Dead Space 1 e 2, que falam que dá medo. Eu simplesmente joguei os jogos inteiros assim kkkkkkk

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  2. O 4º paragrafo explicou certinho o jeito que eu jogava Resident Evil antigamente ^^.

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  3. Como eu sou um tanto cagão quanto a jogos de terror, basicamente eu zero eles usando o efeito porra louca.

    AHSUAHSAUHA!

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  4. os Resident evil antigos q dava essa tensão toda, eram mto foda, q pena q o resident fico essa merda de hj

    eu sinto esse efeito quando morro dmais numa parte dai eu parto pra cima deles, sabendo vo morre, mas vá q eu consiga

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