Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como a expectativa consegue assassinar a diversão

Eu acho incrível como consigo deixar de admirar ao máximo certas obras puramente pelo fato da expectativa que tenho em cima, e tenho que dizer que acho isso um saco...

Eu acho uma droga quando jogo algo, assisto ou leio e percebo que achei legal, mas não tão legal, mas ao olhar para os outros, eles acharam genial, espetacular, incrível! Bate a maior inveja de vez em quando uahahahaha. Não porque eu não tenha o mesmo gosto que eles, mas às vezes eu percebo que não gostei o suficiente de uma coisa puramente porque a expectativa que eu tinha era grande demais em cima daquilo.



Um bom exemplo é o filme Prometheus, eu vi o povo no cinema vibrar e sairem falando umas teorias absurdas, me senti o nerd chato na hora, porque sempre tem um nerd chato que sabe mais que os outros e quer se gabar mostrando seus conhecimentos né? Pois é, quando sai do cinema e vi o povo discutindo o que achavam que era aquele final, eu sabia bem o que era ele, mas fiquei calado e bateu aquele sentimento de "Droga... Por que eu esperei tanto do filme? Ele foi muito bom, mas eu não to tendo aquela sensação de satisfação que eu gostaria de ter e que aparentemente a maioria tá tendo".


Mas uma coisa que eu fico feliz é que tento avaliar bem a situação, tem muita gente que parece não conseguir entender direito o motivo de não ter gostado e por isso já considera o filme, jogo, livro, etc... como o maior lixo do universo, sendo que não é bem assim... Às vezes o problema é a própria pessoa e não a obra, tem vezes que a obra saiu linda e a um nível que impressionaria a pessoa se ela não soubesse nada sobre, mas como ela criou antes a expectativa enorme em cima da bagaça, acabou se dando mal.

O grande problema é a sensação de satisfação, quando você tem a experiência pela primeira vez e acha fantástica, significa que aquilo foi único, e quando vai fazer de novo, você não será pego de surpresa porque já conhece, sendo assim a franquia precisa se superar pra causar algo semelhante novamente, porque se o nível for o mesmo, a sensação pode ser de decepção.  Algumas obras que sofrem muito com esse mal são filmes clássicos, tipo a pessoa vai ver um O Poderoso Chefão da vida e o nível de expectativa é surreal, afinal de contas todo mundo fala bem pra caramba né?

Enfim, nem sempre isso acontece, geralmente ocorre nas franquias que mais amamos, mas é sempre bom saber analisar direito se a obra é mesmo um lixo ou se não é você que está sendo fresco. É desagradável assumir, mas é bom ter a mente aberta, afinal você pode estar deixando de indicar algo fantástico pra alguém ou falando muito mal sendo que a obra é incrível e pode acabar perdendo credibilidade quanto a seu julgamento.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D