Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Epic Citadel - Uma techdemo revolucionária

Antigamente quando se pensava em uma techdemo, era normal ser algo apenas em vídeo, as vezes dava pra baixar e instalar, de vez em quando era possível jogar. Mas Epic Citadel é uma techdemo ousada, lançada para rodar direto no navegador e a pessoa poder jogar de forma imediata, mas com gráficos lindos para seu tempo, podendo ser rodado em qualquer PC barato, sendo assim um verdadeiro passo para a era de jogos "pesados" rodando em PC's não muito caros.

Epic Citadel é uma demonstração surpreendente principalmente pela data de seu lançamento, em 2010, uma época em que jogos em flash eram quase sempre 2D, não que anteriormente não tivesse sido apresentado jogos em 3D no flash como mostra por exemplo o Urban Warfare 3, que é uma versão de counter strike rodando no flash.

No entanto o que surpreende mesmo no Epic Citadel é o fato de se tratar de um lindo ambiente medieval com efeitos do sol, pássaros no céu, música medieval e vários detalhes muito bem feitos no ambiente, mas não com qualquer gráfico, tudo isso rodado na Unreal Engine 3!

Essa é uma verdadeira façanha que parece ter sido uma resposta do flash para o fato do HTML5 ter apertado pro lado da adobe. Pra quem não sabe, antes os joguinhos em flash dominavam, mas aí chegou o HTML5 e se mostrou capaz de fazer a mesma coisa, só que de forma muito mais leve.

Mas com a versão 11 do flash player instalada acompanhada da engine da Epic, que também foi usada para criar Bulletstorm, o resultado foi ver um lindo gráfico sendo rodado direto do navegador e abrindo um novo leque enorme de possibilidades para várias pessoas, como desenvolvedores de jogos de redes sociais por exemplo.

Apesar de tudo a adobe não deu a devida atenção ao flash, e a própria Epic acabou acabou deixando de lado, com o tempo o flash virou só a bagaceira e até mesmo os navegadores começaram a ser lançados com a opção padrão de bloquear o flash. Mas ainda assim a coisa se adaptou à era dos smartphones, mostrando versões para android e iOs.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

0 Comentários