"Torna-se crime o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos."
Eu fico simplesmente indignado em ver um projeto de lei desses ir tão longe a ponto de ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça precisar apenas da aprovação do senado para passar a valer, é ofensivo só de ler, e eu não digo isso apenas por eu gostar de video games.
Quando uma pessoa que não joga nada, ela vê isso, somado ao fato de assistir o video sobre jogos violentos, ela vê algo muito bom nisso, afinal por que não proibir isso não é? É uma fabrica de assassinos mesmo e todo mundo que joga vai pra Realengo matar crianças só porque jogou, não tendo influencia alguma da pessoa já ser doida ou algo assim. Então para quem não gosta de video games o comodismo vai dominar é claro, a pessoa não vai parar para pensar que um louco mata jogando ou não jogando e que não é porque da pra matar uma pessoa com um carro que todos que pegarem um vão passar por cima de pedestres. Então o que uma pessoa vai dizer é "É uma boa lei, é bom pra sociedade mesmo". E realmente eu compreendo esse ponto de vista.
Mas tirando essa gente que vai apoiar cegamente qualquer lei anti jogos, sem parar para pensar direito sobre o assunto, o que mais revolta mesmo é a lei chegar tão longe sendo tão mal escrita. O que se pensa inicialmente é "Beleza vamos proibir Call of Duty, nossas crianças não vão mais jogar algo repugnante que simula pessoas sendo mortas". Mas agora se formos analisar a lei, o que é algo ofensivo aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos?
Qualquer jogo pode se enquadrar nisso, uma lei tão séria não poderia ser mal escrita desse jeito, ao contrário do que parece, ela não é apenas para jogos violentos mas qualquer coisa pode ser usada como argumento para ser enquadrada aí. É uma lei que parece que não foi escrita com o pensamento de banir jogos violentos, mas sim de "Ah... Acho que vou fazer uma lei e tentar ver se ela é aprovada, como ta na boca da midia falar mal de jogos, vai ser bom pra uma futura campanha política citar que fui eu que fiz a lei de banir jogos.".
Mas fora o absurdo de uma lei dessas chegar tão longe, uma coisa que as pessoas a favor por ignorância tem que assumir é que nós brasileiros não podemos nos dar o luxo de sermos censurados seja qual for o tipo de censura. Concordo plenamente que uma criança não deve jogar algo com massacre e é por isso que existem a idade certa para jogar certos tipos de jogos, então se a pessoa é adulta e quer comprar um conteúdo adulto, qual o problema? Não acham que um jogo é adequado para crianças? Tudo bem, é só colocar a idade, agora se os pais deixam os filhos usarem conteúdo adulto é outra coisa, mas proibir pessoas com a mente formada de usar algo é um tipo de censura absurda. Queria ver se proibissem a pornografia no Brasil o que ia acontecer. Daí ia aparecer um monte de hipócrita, "Não mas a putaria pode porque os jovens não vão ver isso! Então deixa ela vai!".
Fico pensando se sites ainda poderão fazer análises ou se vai ser censurado também. A lei é totalmente vaga então tudo pode acontecer. O que nos resta é espalhar o quanto somos contra coisas assim. Leiam também a matéria Conversando com os pais sobre violência em jogos.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet



