Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como o MSN nos tornou verdadeiros escravos...

Bom eu vou começar uma série de matérias sobre algumas ferramentas virtuais que nos tornaram verdadeiros dependentes e que muitas vezes não percebemos o quanto essa ferramenta se tornou necessária, tão necessária que começou a virar algo natural e só sentiríamos o quanto precisamos delas quando fosse retirada, nem todo mundo usa todas as ferramentas que eu vou citar, mas geralmente quando se não usa uma, essa é substituída por outra, mesmo que não seja tão eficiente, agora o conjunto total de ferramentas iria realmente quebrar as pernas de muita gente, e nessa primeira parte eu vou falar sobre o MSN.
Quando eu comecei a usar a internet, felizmente eu assinei America Online e ela tinha um sistema de mensagens instantâneas próprio, portanto desde sempre eu tive a experiência de ter amigos virtuais em uma listinha, mas em geral as pessoas costumavam usar a internet pela IG e graças a isso a forma de conversar eram os bate papos. Agora imagine você ter que entrar em um bate papo cheio de gente para conversar com as pessoas? Uahahaha, bom era assim, existiam as salas do UOL e do TERRA que eram as mais fortes, eu preferia a do UOL e lá tinham as várias salas, geralmente o povo marcava de se encontrar em uma sala especifica, então era como se cada sala tivesse seu próprio grupinho de amigos e é claro, aparecia um ou outro diferente sempre, um novato na internet, um que não conseguiu entrar em sua sala por estar cheio. Era divertido, mas para os tempos atuais é algo muito incômodo. As pessoas se encontravam durante a madrugada que era o horário em que a internet ficava barata, ninguém se incomodava porque aquilo era o comum. E-mails eram muito mais usados naquela época, e realmente era algo gostoso de se fazer, você ia lá conferir sua caixa e via que tinha um e-mail de um amigo e então o lia, era demais! Principalmente pela novidade hehehe porque grande parte das pessoas estava começando a usar internet no começo dos anos 2000 e então nos sentiamos tão "DO FUTURO" em receber uma carta virtual uahahaha.
O ICQ é um programa de mensagens instantâneas que na época já existia, mas como era em inglês o povo nem usava, parecia complicado demais aquilo tudo, ao invés de usar e-mails ou nomes para login, ele usava números, eram uma coisa do tipo 86463464634634 uahahahaha aí você decorava e passava pro seu amigo, com o tempo o povo começou a se adaptar mais e por um curto período o ICQ reinou, porém quando a internet começou a ser mais popular e qualquer amigo seu ter computador, veio o MSN e esmagou ele, eu sempre achei o MSN muito inferior, o que fez ele reinar foi a facilidade, já era em português, era da microsoft e ainda usava emails ao invés de números, o visual também era bem menos assustador. Durante anos eu usei o ICQ e MSN juntos, os dois ficavam abertos e era bem normal pra mim porque eu tinha muitos amigos no ICQ, mas o msn surgia mais e mais gente, só que, pra mim, ele deixava aquele vazio imenso por ser muito inferior. Por exemplo no ICQ você podia buscar amigos pelo próprio programa, você digitava um nome e ele procurava e ainda podia colocar de que país, língua, idade, sexo etc, um monte de coisas. Existiam formas de bater papo variadas, por exemplo existia um la que era o método "escritor" que você digitava e a pessoa via o que você estava digitando na hora, era simplesmente muito divertido conversar e ver o que a pessoa estava digitando letra por letra. Também tinha uma forma de transferência de arquivo muito mais moderna em que você podia pausar a transferência, ou se caísse, poderia recomeçar de onde tinha parado e não perder tudo e ter que começar do início, e tinha mais um monte de coisas legais que o msn não tinha, algumas que só muitos anos depois o msn passou a oferecer.
Mas o tempo passou e o ICQ morreu, ao menos em terras brasileiras ele ficou bem abandonado, existia o IRC também, só que esse também tinha uma interface assustadora para o povão, então assim como o ICQ, acabou virando algo um tanto underground. Hoje em dia MSN domina, é muito prático, você tem sua própria listinha, abre e conversa com os amigos, agora imagine um mundo sem MSN e outros do gênero? Alguns falariam que tem o twitter, mas seria quase equivalente a voltar a uma sala de bate papo já que seria falando pra todo mundo e se quisesse ir pra reservado teria que mudar pra mensagens diretas, além de que na sala de bate papo você vê quem está online, no twitter a pessoa teria que estar falando algo ou você ia ter que mandar sempre uma mensagem perguntando "Ta aí?", não seria a mesma coisa que o msn. O povo iria se desesperar e seria o apocalipse! Ò_Ò ninguém nunca mais ia conversar em paz sem ser por algo como e-mail ou recado do orkut. Com o msn além de conversar, nós enviamos arquivos, ligamos a webcam, conversamos por audio, inclusive tem pessoas totalmente viciadas no audio e usam Skype sem parar, precisam conversar com alguém via voz sempre. Os mensageiros instantâneos são realmente a forma mais prática de se ter um contato direto com alguém, virtualmente, hoje em dia, mesmo existindo outras formas de se ter contato, não é a mesma coisa.
Eu sei que não são todos que são viciados em mensageiros instantâneos, mas a maioria de nós é, muitas vezes queremos apenas conversar com uma pessoa em paz, ter um papo calmo e direto com alguém, resolver algo, e até mesmo brigas, choros e coisas piores acontecem, um verdadeiro simulador de conversa ao vivo... É realmente bem pratico, muito do que fazemos hoje, antes era feito pelo telefone, não que ainda não façam, mas é um modo muito mais barato resolver coisas no msn. Então o msn é uma ferramenta que acabou causando grande dependência que muitas vezes nem notada é.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. eu era mas viciado em converssa por voz, por causa de clan e talz eu usava muito o team speak. o team speak para jogos é bem melhor que o skype

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a mesma coisa do Hugo, nos meus tempos de MMO o teamspeak era tudo, mesmo com os problemas freqüentes dos fones do paraguai e o retorno de voz.

    Nunca gostei de conversar digitando então nunca fui muito com a cara do msn.

    ResponderExcluir
  3. cara, eu sempre ouvia falar do ICQ, mas nunca usei porque achava complicado essa coisa do seu id ser um numero e tal... então eu usava o mIRC, que era basicamente um chat do Terra ou Uol, só que com vários canais dentro dele, eu lembro que dava até pra baixar musicas por esses canais e até cheguei a jogar um RPG por lá ...

    ResponderExcluir
  4. Bem, o ICQ ainda existe e só deixou de ser popular no Brasil pq a Aol fez um monte de merda. Por isso que ela faliu aqui. Mas agora o ICQ tem novos proprietários, desde o ano passado e tá voltando com tudo, inclusive pro Brasil!
    E é mentira que o ICQ só usa números ( UIN ) COMO ID, há muito tempo ele usa email tbm, e é opcional ficar com o UN, email, ou ambos.

    Mias infos, www.icqrulez.com/novidades

    ResponderExcluir
  5. Andrei eu não falei do ICQ na época atual então não estou mentindo ¬¬ eu estava falando do ICQ no começo da década passada, aconteceram uma série de mudanças depois, mas isso já é irrelevante para a matéria já que ela não é sobre a evolução do ICQ, mas sim sobre o quanto mensageiros são quase uma necessidade hoje em dia.

    ResponderExcluir