Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Murderous Muses | Uma galeria de arte assombrada e seis artistas com sede de sangue

Adoro quando tenho jogos diferenciados pra avaliar aqui no Blog Nerd Maldito, e Murderous Muses com certeza se mostrou bem interessante. À primeira vista, assumo que não me interessei muito, quando vi que era algo relacionado a FMV (full motion video), que são aqueles jogos cheios de vídeos que vão formando um filme. Mas quando vi que era um híbrido em uma galeria de arte assombrada e a proposta apresentada, junto com a aleatoriedade, ficou difícil não se atrair.
 
Lançado pelo estúdio D'Avekki Studios Ltd, os mesmos criadores de jogos como The Infectious Madness of Doctor Dekker, The Shapeshifting Detective e Dark Nights with Poe and Munro, este jogo oferece uma experiência intrigante, mas que exige uma certa paciência de quem for jogar, pois tem uma mecânica um pouco difícil de entender e que pode facilmente fazer os mais desesperados perderem a paciência.
A história se passa na ilha de Mirlhaven, onde o famoso pintor Mordechai Grey estava prestes a fazer uma grandiosa exposição na galeria de arte local. No entanto, algo terrível acontece. Mordechai é encontrado morto, e sobram seis suspeitos. Seis artistas excêntricos que foram os últimos a posarem para que o mestre da pintura fizesse um quadro deles.

Sempre acho que histórias de mistério e horror relacionadas a pinturas acabam sendo naturalmente intrigantes. É só ver o maravilhoso Layers of Fear ou coisas direto da era vitoriana como o intrigante Retrato de Dorian Gray, que além de ter sido censurado e chocado a era vitoriana, ainda fez o autor ir pra cadeia! E aqui temos mais um exemplo desse tipo de ambientação.
Murderous Muses é um jogo de mistério e investigação que leva o jogador a tentar desvendar o assassinato do famoso artista Mordechai Grey. Ele é ambientado na Gallery Argenta, que está prestes a exibir seis das pinturas mais famosas de Mordechai Grey. O jogador assume o papel do vigia noturno da galeria e deve explorá-la por três dias.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 
Mas é durante a noite que a coisa fica realmente interessante, pois você pode ter acesso às pinturas de cada um dos excêntricos artistas e eles começam a falar. É como lapsos de memória desses personagens, cada um falando coisas aleatórias que você deve prestar atenção, e na medida em que você encaixa as histórias, vai achando incoerências e contradições, que naturalmente geram desconfiança.
Para solucionar o assassinato de Mordechai Grey, o jogador deve questionar suspeitos, desbloquear entrevistas da polícia e, finalmente, deduzir quem é a Musa Assassina. O jogo oferece uma nova história em um cenário de museu todo cheio de obras de arte que vão desde esculturas até quadros, vasos e outras coisas.
 
O jogo também apresenta quebra-cabeças que desbloqueiam salas de tesouro. Você vai vagando, explorando e encontrando coisas, com uma série de itens que vão desde quadros pra você posicionar em certos lugares, chaves para destravar portas, puzzles de memorização que você precisa conseguir liberar itens, entre outras coisas, incluindo os misteriosos e raros "Olhos de Mordechai". Na medida em que usa esses itens vão surgindo, você tem também uma sala de troféus persistente para armazenar colecionáveis. 

Mas sem sombra de dúvidas uma das coisas mais interessantes e atraentes desse jogo, é o fato de que a galeria é gerada de forma procedimental, o que significa que a experiência é diferente a cada vez que você joga. O assassino não é sempre o mesmo e os depoimentos irão mudar e assim é preciso sempre prestar atenção no que ligar.
 
O jogo pode ser bem interessante para aqueles que estão dispostos a mergulhar em uma experiência única e desafiadora, que recompensa a paciência e a dedicação na busca pela solução do mistério. Para os fãs do gênero investigativo, nomes como Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Raymond Chandler podem ser algumas referências, o que certamente também serve de incentivo para fãs do gênero.

No entanto infelizmente o jogo não é só maravilha. Ele não possui legendas em português, o que pode ser complicado para jogadores que não entendem bem o inglês, espanhol ou outra das línguas disponíveis, já que a história é muito importante e exige atenção. E se o seu nível de inglês for muito básico, pode ser que a coisa simplesmente fique cansativa.
 
Além disso, a mecânica do jogo pode ser difícil de entender no início, mas à medida que você joga e explora a galeria, as coisas se tornam mais claras. Porém a questão é... Será que o jogador vai ter paciência pra isso? Se por um lado esse é um dos charmes, você ter que sair por aí clicando aqui e ali, pegando coisas e aos poucos entendendo, por outro, pode facilmente fazer alguém perder a paciência e desistir.
Eu vi algumas pessoas sentando o pau no visual do jogo, já que ele tem gráficos obviamente limitados. No entanto, desde o começo, quando olhei, pensei que existia uma beleza no estilo retro. Porém, imagino que seja uma questão de pura opinião e dá pra entender que nem todo mundo gosta de jogo com visual de algo antigo, e esse é bem o caso aqui. Dá pra notar que o design das coisas é um tanto limitado.

Enfim, Murderous Muses é um jogo intrigante e envolvente para quem gosta de histórias de mistério e investigação. Lembram quando comentei sobre aquele romance da Agatha Christie que serve de inspiração até hoje pra fãs de suspense? Pois bem, acho que esse aqui é um belo exemplo, que segue a fórmula de uma forma inversa, também se passando em uma ilha com um número de suspeitos. Não digo que é um jogo para todos, mas para fãs de um suspense investigativo, pode ser viciante.
E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos que são cumulativos com promoções já aplicadas!)

 

Postar um comentário

0 Comentários