Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Aseprite cria pixel arts de uma forma extremamente fácil indo de iniciantes a experts

Se você é alguém que tem interesse em pixel art, talvez esteja procurando uma ferramenta simples para ajudá-lo a criar suas obras de arte. E obviamente tem várias ferramentas, mas tenho que assumir que desde que comecei a fazer aquele curso de pixel arts fáceis, fiquei extremamente empolgado com o programa que é usado no curso, fazendo imagens surgir quase que como mágica.
 
Aseprite é um software que pode ser a solução perfeita para você que quer começar ou simplesmente facilitar absurdamente a criação de artes pixelizadas, já que ele é um programa para criar pixel arts que tem foco completo nesse tipo de imagem. Esta ferramenta de pixel art oferece uma série de recursos que permitem que até mesmo os novatos no assunto criem imagens incríveis em pouco tempo. E é realmente compacto, se você é do tipo que tem coisas como aquele HD externo bonitão gigantesco da Toshiba, pra carregar vários gb por aí, saiba que esse software de pixel arts tem apenas 40 mb! Imagina?
Uma das principais características do Aseprite é a sua capacidade de compor sprites usando camadas e frames como conceitos separados. Isso significa que você pode criar vários elementos separados em camadas e, em seguida, colocá-los juntos em frames. Caso você não entenda bem disso, é como se você pegasse várias folhas plásticas e desenhasse de forma separada nelas, a roupa, o cabelo, os olhos, o que você quiser... E assim pode modificar rapidamente uma camada sem destruir o resto do desenho.
 
Isso é frequente em programa de edição de imagens, como o Photoshop ou o maravilhoso Black Ink (que é focado em pintura). Mas aqui tem a diferença de que qualquer uma das camadas ficam com os quadradinhos perfeitamente alinhados com os das outras camadas. Ou seja, você não precisa ficar preocupado em desenhar os pixels de forma errada ou ficar tendo que encaixar eles, pois automaticamente já acontece.
Além disso, você pode criar imagens nos modos de cor RGBA ou Indexed, ou seja, você pode ter a liberdade de escolher a cor que quiser, ou pode escolher paletas de cores limitadas e/ou personalizadas que vão te obrigar a usar a criatividade para colocar cores que não estão disponíveis. A grande vantagem dessas paletas limitadas é que você tem uma harmonia impressionante no visual.

Outro recurso interessante é a capacidade de abrir e salvar animações GIF, sequências de arquivos PNG e muito mais. Isso permite que você crie animações simples ou complexas com facilidade. Além disso, o Aseprite possui uma linha do tempo, onde você pode copiar, mover camadas, frames ou imagens específicas, tornando o processo de animação ainda mais fácil. Isso é perfeito pra quem quer fazer jogos e criar, por exemplo, a animação de um personagem.
Os recursos de animação do Aseprite também incluem uma prévia em tempo real, onde você pode visualizar a sua animação enquanto a cria, além do onion skinning, que exibe imagens anteriores e posteriores a fim de ajudá-lo a ajustar cada frame. Outros recursos incluem tag frames e ferramentas de pixel art, como sombreamento, traços perfeitos de pixel, rotação de RotSprite, modo de azulejo, contornos preenchidos, entre outros.

Essas ferramentas de edição são uma verdadeira maravilha, a começar pelas básicas que tem em todo programa de edição, que são as da linha, círculo, quadrado, etc... O diferencial da que tem aqui, é que conta com a opção de fazer essas formas serem criadas de um jeito que fique em harmonia. Por exemplo, no Fireworks, se você cria um círculo, pode ser que um lado os pixels estejam organizados de um jeito e o outro não. Aqui o programa tenta fazer tudo ficar igual e você não precise ficar arrumando pixel.
Mas sem sombra de dúvidas o melhor de tudo é o fato de que ele é equipado com uma série de ferramentas perfeitas para criar coisas de forma rápida. Por exemplo, você pode fazer um pincel com uma forma que se repita e apenas "pintar" um lugar com essa forma, não precisando desenhar pedaço por pedaço de algo como uma floresta.

Também tem coisas como já  personalizar para o fim da imagem ser idêntico ao começo dela na extremidade oposta. Isso permite fazer cenários que fiquem se conectando, como aqueles de desenho animado que vão se repetindo no fundo, ou mesmo um jogo que você não queira desenhar algo gigantesco, mas apenas uma parte que vai aos poucos se repetindo.
Além disso, o Aseprite oferece a opção de exportar e importar folhas de sprite, para que você possa facilmente mover suas imagens para outras ferramentas ou projetos. E se você precisa converter ou gerar folhas de sprite automaticamente, o Aseprite ainda tem uma interface de linha de comando que permite automatizar essas tarefas. E o programa é extremamente leve! Então aqueles gamers que estão abandonando PC Gamers para pegar Notebook Gamers podem fazer edições com tranquilidade, pois é algo absurdamente leve.

Enfim, o Aseprite é uma ferramenta de pixel art que oferece recursos incríveis para iniciantes e profissionais. Com sua interface intuitiva e recursos poderosos, criar imagens e animações de pixel art nunca foi tão fácil. Se você está procurando uma maneira de entrar no mundo da pixel art, experimente o Aseprite e comece a criar agora mesmo! O programa tá disponível na Steam!
 
 
O maravilhoso mundo da Pixel Arts

Pixel art é um estilo de arte digital que surgiu na década de 1980, quando os computadores pessoais começaram a se popularizar. A técnica consiste em criar imagens usando pixels, os pontos minúsculos que compõem as imagens na tela do computador. Com o tempo, o estilo se tornou cada vez mais sofisticado, mas nunca perdeu a sua essência de ser uma arte gráfica, detalhada e criada pixel por pixel.

Hoje em dia, a pixel art continua sendo uma forma popular de arte digital. Muitas pessoas são atraídas pelo estilo retrô e nostálgico que a pixel art traz. Além disso, o uso de pixels permite que os artistas criem imagens com um alto nível de detalhamento, mesmo em resoluções baixas, o que pode ser especialmente útil para jogos de videogame e aplicativos mobile.

A criação de pixel art requer uma compreensão de muitas ferramentas digitais, como paleta de cores, pincel, linha, contorno, forma, curva, retângulo, quadrado, círculo, triângulo, simetria, textura, fundo, pixelização, zoom, ferramenta de seleção, preenchimento, gradiente, espelho, escala de cinza, contraste, brilho, saturação, matiz, opacidade, transparência, camada, efeito, animação, GIF e muito mais. É preciso dominar essas técnicas para criar imagens impressionantes.

Embora muitos artistas usem softwares avançados para criar pixel art, ainda há aqueles que preferem trabalhar com software mais antigos, como o MS Paint, que foi popular na década de 1990. Outros optam por ferramentas mais modernas, como o Aseprite ou o GrafX2, que oferecem recursos mais avançados para a criação de pixel art.

A pixel art pode ser encontrada em muitos lugares, como jogos de videogame, animações, aplicativos mobile, filmes e até mesmo em obras de arte. Existem muitos estilos diferentes de pixel art, incluindo pixel art isométrica, pixel art em perspectiva, pixel art em escala de cinza, pixel art em cores vivas e pixel art minimalista.

Embora tenha surgido há mais de 30 anos, a pixel art continua a encantar as pessoas e a ser uma forma popular de arte digital. Com sua capacidade de criar imagens detalhadas e retrôs, é fácil entender por que a pixel art se tornou um estilo de arte tão duradouro. É uma técnica que sobreviveu através das gerações, e continuará a inspirar artistas por muitos anos.

Postar um comentário

0 Comentários