Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Back To School | Mod que cria uma história de bullying no mundo de Max Payne

O meu jogo favorito com certeza é Max Payne 1, não por ser melhor que jogos atuais e ter mecânicas mais robustas, mas porque fez muito em sua época. Em 2001 aquele visual com o efeito em câmera lenta, a narrativa obscura, dublagem em português e suporte a mods fizeram dele uma obra prima em seu tempo e me marcou. Sendo assim, vez ou outra eu acabo indo atrás de algum mod e foi assim que achei "Back To School: My Worst Day".

O que me chamou a atenção nesse mod foi inicialmente o visual do personagem, um tanto peculiar, já que mesmo conversões totais em ambientes completamente diferentes, como o fabuloso Katana Mod, costumam usar um aspecto que lembra o Max. Mas nesse caso é um visual meio adolescente, um tanto tosco, mas ainda assim curioso.
Mas pelo nome, pensei que seria alguma coisa apelativa como Super Columbine Massacre RPG, que é aquele polêmico jogo que simula os acontecimentos reais da escola Columbine High School ou o Active Shooter, aquele simulador de atirador de escola que nem ao menos conseguiu ser lançado. E na real isso por si só não me chama muito a atenção, já que tem vários assim e costumam ser só um tiroteio feito pra chocar e sem nada demais.

No entanto o que me deixou curioso foi a pequena descrição que o criador colocou no mod, que era: "História de sobrevivência levemente baseada em eventos reais ocorridos no oeste da Ucrânia", e que me fez pensar sobre o que seria um mod que parece algo relacionado a violência escolar, mas de um jogo que usa armas. E assim fui dar uma olhada...
Bom, a coisa acabou se mostrando algo realmente muito estranho... Pra começar, não tem a ver com tiroteio em escola. Realmente o foco são bullies. Pelo o que eu entendi, o criador deveria sofrer buyllying na sua época de escola e talvez tenha fantasiado algum tipo de plano de vingança. Mas realmente a coisa parece um delírio.

O mod é uma conversão total, então foi feito pra realmente apresentar uma experiência diferente de Max Payne, colocando você no papel de um jovem que por algum motivo retornou à escola em que estudava na Ucrânia, e levando junto uma chave inglesa... Mas o lugar está cheio de valentões com barras de ferro e porretes.
Já dá para imaginar o resultado, né? A experiência é focada na pancadaria, sendo assim, não há tiroteio. Você vai andando pelo lugar e encontrando frequentemente uma galera bebendo e fumando, que logo te solta um "Yo!" e parte pra tentar sentar o cacete em você. Existe o elemento de câmera lenta, mas acaba não sendo tão útil.

Enfim, não é o que eu diria ser um mod surpreendente, mas para quem gosta de Max Payne e quer ter apenas jogar um pouco como nos velhos tempos, pode ser um bom passatempo. Além do mais, estranhamente consegue ser atmosférico. Talvez conseguisse ser algo realmente bem legal se o desenvolvedor expandisse mais. Você pode baixar aqui.

Postar um comentário

0 Comentários