Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Vagante | Roguelike cooperativo medieval que te fará morrer muito com os amigos

Se você se atrai por pixel arts, provavelmente vai bater os olhos nesse jogo aqui e já se sentir automaticamente encantado com o visual maravilhoso, usando uma paleta de cores desgastada que acaba dando um destaque a mais nos detalhes vibrantes como efeitos mágicos e alguns personagens e assim ficando aquela coisa que já atrai de imediato.
 
A história se passa em um universo medieval onde começam a rolar boatos sobre uma misteriosa caverna onde supostamente existe um tesouro valioso de uma maneira que ninguém nunca viu antes. Mas a coisa começa a ganhar força quando aventureiros decidem adentrar no lugar para descobrir algo e simplesmente nunca voltam. Você reúne um grupo e monta uma caravana, a carroça os leva até a entrada do lugar para descobrir o que existe ali.
Uma das coisas que mais me atraíram nesse jogo, foi o fato de se parecer muito com "Magicite", uma pequena obra prima que eu sempre tenho problemas pra jogar online, mas que conseguiu me encantar nas vezes que consegui. Já esse aqui, a coisa é diferente, apresentando algo semelhante, também do gênero roguelike, porém com conexão fácil via steam.

Você começa escolhendo a sua classe de personagem, que pode ser um mago, um guerreiro, um arqueiro e etc... Sendo que na medida em que você adentrar na caverna e conseguir desvendar mais de seus segredos, serão destravadas novas classes. Além disso dá pra se diferenciar dos outros jogadores com skins, portanto dá pra fazer um grupo inteiro da mesma classe, mas cada um com seu visual próprio.
Uma outra coisa que causa variação e precisa ser destravado são os "Backgrounds", ou planos de fundo dos personagens, que você escolhe equipar no início da aventura, podendo fazer coisas como aumentar a velocidade, a experiência, e etc... No entanto alguns deles também contam com desvantagens, sendo assim você pode ser alguém muito azarado porque pegou um background que te dava uma certa vantagem.

Enquanto vaga pela caverna, vários monstros vão tentar te matar, desde bandidos comuns até criaturas voadoras estranhas. Eles deixam dinheiro cair, mas também é possível achar itens ao explorar o lugar, desde armas e armaduras novas, até grimórios que te dão vantagens, ou poções. Um charme do jogo é que nem todos os itens vêm identificados e às vezes você descobre da pior maneira que beber uma poção diminui permanentemente os pontos de algum atributo.
Isso também acaba fazendo os jogadores começarem a negociar itens ou trabalhar em equipe para ver o que é melhor para cada um, isso porque um deles pode ter um item de identificação que o outro tanto precisa, ou simplesmente usa uma classe que não é capaz de equipar um arco que encontrou por aí, portanto vale a pena dar para o companheiro.

Também existem alguns personagens especiais em cada área, indo desde NPCs sequestrados que você precisa libertar e levá-los até a porta para a próxima área e assim receberá seus serviços, até vendedores com estoque aleatório e os chefes da área que dão uma chave para abrir um baú com tesouros especiais. Todos são opcionais, e assim você vê se vale a pena ou não entrar em contato.
 
Também existem alguns itens únicos que você vai descobrindo aos poucos o que fazer com eles, tipo coletar olhos de um certo tipo de inimigo e carregar para a próxima área, então fritar ele na fogueira e consumir. Isso gera um bônus único, e aos poucos você vai fazendo testes e descobrindo esse tipo de coisa enquanto explora. 

Armadilhas são bem frequentes e isso pode gerar frustração em alguns jogadores, mas realmente é aquele tipo de coisa que obriga todos a olharem por onde andam e se não vão ativar algo que vai matar um companheiro, seja pisar em um botão no chão que faz cair uma flecha, seja saltar na frente de uma armadilha que atira uma flecha imediatamente.
A morte do jogo transforma seu personagem em um morto-vivo incapaz de utilizar equipamento ou usar magias, mas capaz de lutar. Morrer novamente transforma o personagem em um espírito que só pode voar sem fazer nada. É preciso ter no mínimo um jogador vivo para que o jogo continue e entre as fases existe um local com uma fogueira pra subir de nível e doar vida pra reviver aliados. Parece ter rolado uma inspiração em "Dark Souls".

Enfim, fica essa dica de jogo com visual belíssimo aos olhos dos fãs de pixel art, e que pode gerar muita diversão entre amigos. O nível de dificuldade é altíssimo e é fácil morrer do nada, seja por um inimigo, seja por uma armadilha, mas isso só faz dar vontade de ir e ser muito mais cuidadoso. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários