Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Miyamoto disse que as dicas de Navi em Zelda são estúpidas

Uma das coisas mais odiadas  por diversos jogadores de "The Legend of Zelda: Ocarina of Time", é a fada Navi, que acompanha Link em sua aventura. Quem é que não lembra do sonoro "Hey, listen!" para dar dicas? Isso gerou muitos memes com a vinda da era da internet. No entanto uma surpresa muito grande é saber que o próprio produtor do jogo, Shigeru Miyamoto, também criticou a personagem.

Originalmente publicado em 1999, um guia de estratégia do clássico do Nintendo 64 saiu exclusivamente no Japão. E nele tinha uma entrevista com o designer da Nintendo em que falava de forma bem aberta sobre a coisa. Essa entrevista acabou ficando perdida no tempo... Ao menos até 2022, quando o site Shmuplations decidiu traduzir para inglês. Miyamoto disse:

"Eu acho que a forma como fornecemos as dicas no jogo ainda é bem pouco hostil. Falando claramente, eu posso confessar a vocês: eu acho que o sistema da Navi de dar conselhos para os jogadores é o maior ponto fraco de Ocarina of Time. É muito difícil projetar um sistema que dê conselhos adequados, conselhos que são adaptados à situação do jogador. Para fazer isso, você teria que gastar a mesma quantidade de tempo que você desenvolveria um jogo inteiro [...]"
 

"Se você ler o texto de Navi, vai perceber que ela diz as mesmas coisas uma e outra vez. Sei que isso parece ruim, mas propositadamente fizemos isso em um nível "estúpido". Acho que se tentássemos tornar as dicas de Navi mais sofisticadas, essa "estupidez" teria se destacado ainda mais. A verdade é que eu queria remover todo o sistema, mas isso teria sido ainda mais hostil para os jogadores."

"O combate utilizando a espada em Ocarina não foi tão bem quanto eu esperava, infelizmente. Eu também sou muito ruim em jogos de ação, então eu queria que Ocarina tivesse um sistema com mais profundidade, algo que você pudesse melhorar constantemente quanto mais você jogava - embora isso não precisasse ser tão complexo quanto Tekken, é claro. (risos)"
 
Vixe, pelo jeito a coitada não era amada mesmo ein? Talvez por isso, nos títulos seguintes não tenha mais dado as caras. Mas e vocês? Ligavam pra ela dando suas dicas?

Postar um comentário

0 Comentários