Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Deep Rock Galactic | Explosões, escavações e insetos gigantes nesse coop frenético

Inicialmente vi o pessoal jogando esse jogo frequentemente lá no Discord Nerd Maldito. Era super frequente ver grupos lá de novo e de novo, mas acabei não pegando, apesar de achar interessante e ver promoções na steam aparecerem de forma aleatória. No entanto com o retorno das minhas lives no twitch, parecia uma obra bem interessante para dar aquela olhadinha e realmente a diversão é imensa, sendo algo que te faz se sentir no Tropas Estelares com um toque mais simpático.

A história te coloca no papel de um membro de um esquadrão que trabalha na exploração espacial em busca de recursos e resolução de problemas. Não existe garantia alguma de sobrevivência e só os anões mais loucos é que embarcam em algo assim. Os perigos são constantes com a quantidade de criaturas semelhantes a insetos, só que gigantes e prontas para te lanchar.
O que temos aqui é um jogo bastante focado no multiplayer da coisa, de certa forma lembra obras como Warhammer Vermintide 2 ou mesmo Left 4 Dead. Esses jogos cooperativos para quatro pessoas jogarem e fazerem uma missão enquanto se auxiliam e atacam hordas de inimigos. Ele até tem uma trama, mas realmente é o tipo de coisa que o mais normal é jogar para enfrentar uma nova caverna e coletar recursos e não para zerar.

Os gráficos do jogo são bonitos pra caramba e acho isso impressionante especialmente porque se trata de um ambiente gerado aleatoriamente em cada missão. Talvez a escuridão ajude em certos ambientes, mas em alguns momentos tudo está bem claro e você vê que existe uma quantidade enorme de detalhes que dão aquela elegância. Não é um jogo super vazio e sem graça só porque é aleatório, a coisa foi toda bem elaborada.
 

Os cenários são completamente escaváveis e destrutíveis, então na hora que os insetos aparecem, talvez um deles exploda e deixe uma cratera gigantesca no chão, ou talvez após se livrar de uma horda, você note que o ambiente teve uma bela de uma mudança graças aos tiros que acertaram a parede, teto e chão. Isso sem contar que você mesmo vai escavar e fazer caminhos para atingir pontos variados que nem sempre estão fáceis de se chegar.

Existem quatro classes e isso aumenta ainda mais a vontade de jogar novamente, pois não são apenas locais aleatórios, mas também personagens com seu próprio equipamento. Você pode ser um anão que tem uma tirolesa para chegar a locais mais altos apenas mirando com ela, ou talvez você prefira ter torres que monta em alguns locais e te protegem de ataques de insetos. É realmente algo capaz de gerar momentos peculiares e estratégias bacanas.
Cada missão tem objetivos diferentes, existem tipos de minerais e vegetais que devem ser coletados. Você tem missões principais que são obrigatórias pra poder sair de um lugar e missões secundárias que podem te dar um bônus pra facilitar a tua vida. Isso sem contar com a própria coleta de recursos que não é uma missão, mas você pode fazer se estiver interessado e assim usar para outros tipos de coisas.
 
Fora as missões de escavação, existem outras, como localizar e recuperar as peças perdidas de um robô, ou extrair combustível onde é preciso achar a fonte, conectar os tubos e sugar enquanto protege os ataques que vão quebrando eles aos poucos e exigem frequentes reparações. Essa grande variação de possibilidades sempre acaba gerando uma gritaria enorme do grupo enquanto as coisas vão acontecendo na partida.
 

Os insetos do lugar são enormes, os menores devem ter o tamanho de uma televisão pequena, enquanto tem outros que são verdadeiros monstros com vários metros de altura e capazes de causar um baita de um estrago. Adorei a grande variação, que não são apenas skins, mas formas bem diferentes de agir, indo desde insetos venenosos até os que se enrolam em forma de bola e saem girando pelo cenário.

Após cumprir as missões, tem o momento de fuga e aí o grupo tem que se decidir, chamar a broca pra salvar vocês ou explorar, mas quanto mais tempo ficarem, maior vai ser a quantidade de insetos ali, então é possível sair rico, mas também essa ambição pode levar ao fracasso e perda total de tudo o que coletaram por aí. A broca nunca vem onde os personagens estão e precisam sair correndo até chegarem no ponto e com um monte de insetos atacando, é bem emocionante.
Na base existe a possibilidade de você personalizar seu personagem completamente, tanto no visual quanto nos itens que usa ou mesmo nas suas habilidades. Você coleta determinados tipos de minérios e eles são pedidos nas atualizações, portanto isso acaba naturalmente gerando uma missão pessoal pra cada jogador, pois determinados tipos de minérios interessam mais a alguns do que a outros e é sempre um prazer conseguir coletar o que precisava e finalmente fazer aquele upgrade.

Enfim, Deep Rock Galactic é um jogo cooperativo frenético, muito divertido e com altíssima possibilidade de repetir as missões, acho que vale a pena comprar, mas é importante chamar os amigos pra realmente ter a experiência completa. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários