Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Wingspan | Relaxante jogo virtual de cartas sobre criar pássaros

Em 2019 foi lançado algo que logo conquistou o mundo inteiro e inclusive teve versão em português lançada no Brasil, o jogo de tabuleiro Wingspan, ganhando prêmios e encantando por seu estilo tão maravilhoso que traz uma certa paz de espírito. E não demorou muito, apenas um ano depois chegou o jogo de tabuleiro que adapta a coisa para PC, Mac e Nintendo Switch, permitindo jogar online ou contra o computador.

Como boa parte das adaptações de jogos de tabuleiro, esse aqui também não é algo com uma história. Então ao invés disso o que temos é um plano de fundo. No caso, você é um criador de pássaros, colecionando desde aves exóticas até pássaros mais comuns e deve competir com outros criadores que também investem em sua coleção.

Esse é um jogo que depois que você aprende a jogar, pode ficar muito viciado, isso porque usa aquele estilo tão gostoso em que você sabe que está apena passando o tempo, mas há toda uma estratégia e é preciso ficar atento, pois se vacilar no raciocínio, pode acabar perdendo grandes oportunidades. Mas isso faz também com que a cada partida você fique mais afiado em relação à coisa.

A mecânica é bem simples e de certa forma me lembrou Splendor, só que mais complexo, cheio de mecânicas e tal. Ele se encaixa no mesmo estilo que diversos jogos que usam múltiplos cenários para se ficar atento durante os turnos, tipo Star Wars TCG. E aqui esses cenários são os tipos de habitats, sendo floresta, campo e água.

O jogo se passa em quatro turnos, dentro de cada um desses turnos os jogadores têm uma missão principal, mas também tem a liberdade de montar seu cenário da forma que quiser. Por exemplo a primeira missão pode ser ter pássaros aquáticos com ovos, mas sua estratégia pode ser ignorar a primeira missão e montar cenário para os requisitos das missões seguintes.

Em cada ambiente também existem itens únicos que podem ser adquiridos. Na floresta você consegue alimentos que são os recursos usados para colocar novas cartas em jogo. No campo você consegue ovos e é necessário um para que os pássaros possam entrar em jogo. Já na água, você consegue novas cartas para ficar na sua mão até ter recursos o suficiente para colocá-las em jogo e um ovo para que elas "nasçam".

Outra coisa bacana é que quanto mais você investe em um cenário, mais vantagens ele te dá. Isso porque existem espaços para se colocar as cartas lá, só que a cada slot ocupado, os bônus recebidos são maiores. Por exemplo a floresta inicia te dando apenas um alimento por vez, mas se você adiciona cartas o suficiente, passa a ganahr três.

Os pássaros também tem habilidades próprias e os efeitos podem ser aplicados na partida ao entrarem em jogo, ao serem ativados pelo jogador ou em determinadas condições descritas na carta. E assim é preciso ficar atento no que se baixa e em como é possível fazer combos de vantagens dependendo da forma que você montar seu cenário.

Uma parte ruim do jogo é o tutorial chatíssimo que me roubou uma hora inteira, o que é cansativo demais e ainda assim eu fiquei meio confuso. Foi jogando mesmo que comecei a entender certos conceitos. Apesar de tudo são mecânicas bem simples, então acho que não se demora muito para você acabar pegando o jeito.
Enfim, Wingspan é um jogo super gostosinho e que com certeza tem potencial para se tornar um verdadeiro vício naqueles que querem passar o tempo. Você pode jogar sozinho contra o computador ou pode experimentar o multiplayer online para até cinco jogadores! Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários