Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Explosive Jake | Imagine Bomberman... Só que morto!

Assumo que o que mais me chamou a atenção de imediato foi o visual da capa, semelhante a desenhos dos anos 30, em especial me lembrou bastante de outro jogo, o tão bem falado Cuphead e seu visual tão amado. No entanto a coisa realmente não tem muito foco no visual, e com certeza acaba sendo mais adequado mesmo para os fãs de Bomberman sem muito destaque aos gráficos.

Esse não é um jogo focado em história, mas sim em níveis que devem ser ultrapassados, apesar de tudo existe uma pequena trama simpática presente. Você assume o controle de um esqueletinho chamado Jake, e ele tem medo, pois está em uma masmorra escura e precisa sair de lá, e a forma que acha de fazer isso é explodindo uma saída.

Bomberman é um clássico dos anos 80 e ganhou inúmeras versões com o passar das décadas. Mas além das versões oficiais, gerou um tipo de gênero também (Bomberlike?) que naturalmente fez empresas desenvolverem suas próprias versões, e assim temos obras como Burnstar ou o maravilhoso Bombslinger. Explosive Jake é mais um desse gênero.

O que temos aqui é o clássico estilo "Chegue do Ponto A ao ponto B" em fases rápidas com um visual retro. Algo que muitos jogos adotam hoje em dia, tipo Tamashii, no entanto aqui a coisa é tratada como aventura. Então não são apenas fases soltas, é como se fosse uma simulação da jornada do personagem através da masmorra.

Sendo assim, você precisa colocar bombas e explodir obstáculos que às vezes têm itens embaixo que vão melhorar seu personagem. Mas o principal objetivo é achar a chave e a porta de saída que vai estar em algum lugar. Porém há também inimigos andando por aí e armadilhas posicionadas para dificultar sua movimentação.

O visual é no estilo retro mesmo, a própria tela faz uma simulação de uma TV antiga e é um jogo que se parece com obras lançadas nos anos 80. Então para os mais nostálgicos que gostam desse tipo de coisa, certamente vão se interessar. O visual dos personagens é bacana, mas acho um pouco complicado de se ter destaque, pois são muito pequenos e você acaba tendo que olhar bem.

Infelizmente não é um jogo perfeito e achei meio bugado especialmente na mecânica principal. O botão de colocar bombas simplesmente não responde direito e assim ao invés de você apertar espaço, você tem que apertar várias vezes para garantir que ela vai sair. No começo pensei que era incompatibilidade com o controle, mas quando fui jogar no teclado, tinha o mesmo problema. Não é injogável, mas é notável que isso é chatinho.

Enfim, é um jogo divertido e vale seu preço tão baratinho, mas ainda assim é uma experiência que é mais no estilo quebra-galho que algo ultra viciante. Para fãs de bomberman pode ser uma ótima opção. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários