Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

My Friend Pedro | Balé, música eletrônica e muita chacina!

Essa é mais uma daquelas obras psicológicas que te faz pensar o tempo todo sobre o que está acontecendo, o que é real, o que não é real, quem é o protagonista. No entanto aqui temos algo que segue um padrão psicodélico que vemos de vez em quando em algumas obras como Hotline Miami, Not a Hero e Party Hard.


Você assume o papel de um protagonista misterioso que desperta no porão de um prédio velho, porém não tem ideia de como foi parar ali. Seu único amigo é uma banana voadora chamada Pedro, que lhe dá informações sobre pessoas e ambientes à medida em que avançam, e também cuida de você quando necessário. E assim é hora de vagar em um ambiente urbano muito perigoso atrás de respostas.

Esse é um jogo que o que me atraiu de imediato foi a jogabilidade frenética e o humor. Isso criou uma essência naturalmente atraente, ainda mais com um nome tão estranho, misturando um típico título em inglês com um nome latino extremamente simples. Poderia ser Artur, Daniel, Lucas, porém Pedro dá um toque de simplicidade simpática que simplesmente vale muito mais do que outros.

Aqui temos um jogo muito parecido com obras como o frenético Bleed, colocando um personagem exageradamente habilidoso para atravessar lugares lotados de inimigos prontos para dar um fim em sua existência. Graças ao toque de humor, isso acaba fazendo gerar belas gargalhadas também devido a coisas zoadas como a interação com determinados objetos meio incomuns ou mesmo restos de corpos.

É claro que existem diversos jogos com visual 2.5D que apresentam uma jogabilidade do estilo, porém o diferencial aqui é a mecânica. Dá pra ver que o criador quis dar um toque a mais do que meramente uma história estranha. Existe uma sensação de liberdade bastante maravilhosa enquanto se atravessa os ambientes.

Por exemplo, quando você está com duas armas nas mãos, é possível segurar um botão para travar em um personagem com uma arma e mirar diretamente com a outra. O resultado é algo semelhante ao filme Equilibrium, permitindo fazer belas manobras enquanto se atira simultaneamente para dois lados.

O efeito câmera lenta deixa tudo mais belo, permitindo observar explosões, tiros e manobras absurdas do personagem. Aliás, somando isso com o clima urbano me fez sentir algo semelhante à liberdade apresentada em Max Payne. Ainda mais com a atmosfera noturna e esse constante toque de submundo e caos urbano.

Apesar de ser possível usar as habilidades do personagem em tempo real, com a câmera lenta é que você admira os absurdos. Subir em pares pulando de um muro para outro, saltos mortais, andar de skate e lançá-los contra inimigos, dar tiros em locais que ricocheteiam em alvos, aplicar voadoras e desviar de balas com giros de balé são algumas das possibilidades para serem feitas em meio a explosões.

O humor é muito bacana, existe um toque simpático. Pedro tem um jeito de falar muito inocente e isso torna as coisas engraçadas. Por exemplo, tem um momento em que vocês precisam achar um cara pra interrogar, e ele fala "Talvez ele conte se a gente perguntar com jeitinho". A forma dele falar é tão tranquila e faz as coisas parecerem tão fáceis que você acaba rindo.

Mas o mundo todo é insano. O que temos aqui não é meramente um protagonista louco, pois o que se tem ao redor também é muito esquisito, como o açougueiro e seus capangas que te caçam em uma rodovia, ou o fato da internet ser um lugar físico mesmo. Então o personagem acaba se encaixando muito bem.

O gráfico do jogo é mais ou menos, não dá pra dizer que surpreende com o design, pois no geral é algo que poderia estar em qualquer jogo. Apesar disso as fases são realmente muito bem trabalhadas, com puzzles super bacanas. Apesar de não terem conseguido me deixar preso sem saber como sair de um lugar, no geral conseguiram me fazer pensar "Nossa, que legal a forma que isso foi aplicado".


Enfim, se você é fã de jogos como Katana Zero, certeza que vai amar. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários