Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Purificadores de ar | Pra te fazer respirar aliviado!

Tá aí um item que eu nunca pensei em comprar na minha vida toda, mas depois que comprei, fiquei pensando no quanto é uma coisa que eu poderia ter obtido muito antes pra prolongar minha vida e evitar uns problemas chatos pra caramba e que realmente é bem interessante pra quem vive trancado em um quarto. Então hoje é dia de falar sobre os purificadores de ar e minha primeira experiência.


Antes de tudo, é preciso notar que umidificador não é purificador de ar. O umidificador serve pra acabar com ambiente seco e deixar mais geladinho. É aquele que você coloca água e fica soltando em forma de vapor de pouco em pouco e que é perfeito para quem mora em lugares como Brasília, que é o meu caso e o ar é seco a ponto do nariz sangrar porque a pele rachou.

Os purificadores de ar fazem exatamente o que o nome diz, purificam o ar. Todos nós sempre ouvimos falar de poluição, mofo, fungos, e só a bagaceira. Mas acredito que tanto faz para a maioria quando não se tem problemas respiratórios, e esse foi meu caso sempre. É aquele tipo de coisa que todos sabem, mas ninguém pensa muito, afinal de contas se está bem no momento, tanto faz o futuro.

Mas bom, você vai envelhecendo e seu corpo não tão resistente, acabam surgindo uns probleminhas né? Infelizmente aconteceu comigo, uma dor aqui e ali. Mas começou a ser um sufoco acordar de noite sem respirar direito. Limpei meu quarto todo e nada. Não conseguia entender, e é desagradável demais não respirar.

Decidi então comprar um purificador de ar, coisa que eu jamais faria antes, afinal parece coisa de gente fresca né? No entanto isso me fez pesquisar e começar a pensar nos benefícios que não me traria com o passar dos anos, e como eu poderia ter usufruído disso já há um bom tempo, mas que simplesmente não me interessava.

Mas bom, logo descobri que não precisa ficar comprando cápsula e trocando, assim como não é algo que gasta muita energia, tanto que recomendam não desligar. E não faz barulho também, a coisa é muito prática, e deu uma bela de uma aliviada. Eu li que como a casa é um ambiente fechado, o ar é mais poluído que o do lado de fora, pois além da poluição normal de cidades que vem pela janela, ainda  tem mofo.

Acho que esse meu problema aconteceu porque como tenho uma tonelada de caixas (com cópias do meu livro) no quarto e o jeito é guardar embaixo da cama. Mesmo limpando, não adiantava, de vez em quando subia aquele cheirinho peculiar. Mas com um purificador a coisa simplesmente foi sugada e acabou.

Aliás, esse tipo de aparelho acaba com cheiros em geral, e o melhor é que não é só isso, ele ajuda a conservar roupas, livros ou o que for, porque o que ele está fazendo mesmo é matando microrganismos, impedindo assim que ele coma aquele teu mangá velho que tá ficando cada vez mais amarelo na estante.

O negócio funciona assim, ele tem um aquecedor dentro, coisa que me fez ficar preocupado com a conta de energia, mas logo vi que é uma quantidade mínima que aumenta, já que não é uma fornalha elétrica, e sim um pequeno espaço. Esse negócio aquece a uma temperatura insuportável para microrganismos, os eliminando.

O ar entra e sai de maneira natural, como vocês devem saber o ar sempre sobe, e assim ele sai do aparelho, fazendo com que o espaço seja naturalmente substituído pelo ar que estiver no lugar. O resultado é uma circulação constante, matando tudo, eliminando cheiros e soltando o ar. Ele não aquece o quarto, porque assim que é solto, logo esfria e como falei, não é uma fornalha. Só dá pra sentir se você por a mão perto.

Exatamente por esse negócio do ar quente subir, é recomendável que seja colocado em uma parte inferior do quarto e não em cima do guarda roupas. Outra coisa é que é bom deixar longe da janela, ou manter ela fechada, ao menos por um tempo. Um modelo de tamanho médio (uns 20cm), leva em média três horas para purificar o ar do quarto inteiro.

Enfim, fica a dica, acho que vale demais a pena, existem modelos de tudo quanto é tipo, desde um exagerado a nível hospitalar, que precisa de manutenção e tal, até um simples parecido com o pendrive que é pra ser colocado conectado no gabinete do PC e gera um ar puro do seu lado. Da mesma forma os preços acabam variando bastante. Se você é do tipo que fica bastante no quarto, como eu, acho que vale a pena, afinal de contas é algo que dura anos.


Postar um comentário

0 Comentários