Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é uma API? Descubra!

Tem algumas coisas que acho que é preciso saber pelo menos o básico sobre o assunto, especialmente usuários de PC, por exemplo como funciona a resolução de tela ou coisas que podem melhorar muito o desempenho feito mágica como a importância de atualizar os drivers de vídeo. Além de certos termos pra fácil compreensão como o que são as Techdemos. E hoje vou falar de uma maneira fácil sobre um desses elementos que está muito presente em nossas vidas, as API's.



API é a sigla para Application Programming Interface e são coisas usadas para facilitar a vida de programadores dos mais variados ramos. Elas são basicamente grupos de códigos prontos que podem ser reutilizados em outros programas. Dessa forma outros programadores não vão precisar ter aquele trabalho.

Um bom exemplo disso é Pokemon GO, já pensou se a Nintendo tivesse que mapear o mundo inteiro? Mas ela não fez isso, apenas pegou a API do Google Mapas e o usou. Diversos outros aplicativos usam isso, como o Uber por exemplo. As empresas não precisam criar essas coisas do zero se tem uma API pronta.

No computador é a mesma coisa, nós temos o tão falado DirectX por exemplo. O que ele faz é se conectar à parte física do computador e usar aqueles recursos para gerar gráficos. Você já deve ter visto que tem jogos que te permite escolher entre DirectX e OpenGL. São duas API's concorrentes, alguns jogos são feitos baseados exclusivamente nos recursos do OpenGL.

Se cada empresa que cria jogos tivesse que fazer o jogo se conectar diretamente ao hardware, seria um inferno, pois teriam que fazer a programação em ZERO e UM. A API facilita porque vem com códigos mais simples, pois a parte do ZERO e UM já estão programadas por trás, daí a empresa apenas pega essa parte pronta.

A beleza toda da coisa está no fato de que uma API fazer o trabalho não significa que esse seja perfeito ou aquilo seja o máximo que pode oferecer. Sendo assim a atualização de uma API significa que os programadores aperfeiçoaram ele e fizeram usar melhor o potencial da parte física de um computador.

Ou seja, uma atualização pode fazer o potencial do seu computador ser usado muito mais (Estou falando de PC, mas isso serve pra tudo quanto é máquina) e rodar efeitos bem mais pesados do que a versão anterior suportava. O DirectX 12 por exemplo foi o primeiro a usar simultaneamente múltiplos cores de um processador, dando a impressão de fazer milagre. 

Apesar do DirectX reinar, não significa que ele seja o melhor, tudo depende bastante da facilidade da praticidade da coisa. Tem empresas que apenas querem lançar seus jogos e dependendo da condição, pode não valer a pena utilizar OpenGL ou mesmo outras com imenso potencial como o Mantle e Vulkan.

Enfim, é por isso que tem alguns jogos em que você pode selecionar a versão do Directx, algumas placas de vídeo e sistema operacionais não tem suporte a certas versões. Sendo assim o jogo pode ser jogado em uma máquina antiga ou em um PC novo, sendo que quanto mais nova a versão, mais suporte a efeitos bonitos terá.

Postar um comentário

0 Comentários