Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

SSD's SanDisk X400 512gb vs HyperX Savage 480gb (Teste de Velocidade)

Como relatei na minha jornada como PC Gamer, resolvi que era hora de comprar tudo de baixo consumo e com alta velocidade, e assim optei por um SSD ao invés de um HD. Em minhas primeiras experiências com um SSD eu usei um HyperX Fury, isso fez com que naturalmente eu tivesse vontade de obter outro com maior capacidade (já que o meu tinha 240gb). Fui comprar o PC inteiro em uma loja, e lá não tinha HyperX, portanto peguei um SanDisk X400, e agora obtive um HyperX Savage de 480gb, que inclusive fiz Unboxing no canal do blog no youtube, quem se interessar, aqui está:

Sendo assim, vou postar hoje uma análise comparativa entre as duas marcas, lembrando que tamanho não é documento, sendo assim a capacidade de um SSD não é referência para seu potencial. Mesmo assim o tamanho do armazenamento de ambos é semelhante, sendo assim dá pra colocar lado a lado. Anteriormente eu só tinha comparado um SSD com um HD padrão, mas dessa vez as coisas são bem mais justas.

Visão rápida da linha Sandisk X400

Um SSD de baixo consumo de energia, está disponível com capacidade de armazenamento de 128gb, 256gb, 512gb e 1tb e em com uma garantia de 5 anos da fabricante.

Visão rápida da linha HyperX Savage

Disponível com capacidade de armazenamento de 120gb, 240gb,480gb e 960gb, o HyperX Savage foi feito com foco no público hardcore (normalmente gamers) e conta com 3 anos de garantia da fabricante.

O computador usado:

Placa mãe: ASUS B150M-C/BR p/ Intel LGA1151 4xDDR4/2PCI-e/1PCI/6SATA6Gb
Processador: Intel Core i5-6400 2.7GHz/6MB/IGPU (4C/4T) LGA1151 OEM [SR2BY]
Placa de vídeo: PCI-e GeForce GTX1060 GIGABYTE G1 6GB DDR5 192 bits (DVI/HDMI/3xDP)
Memória: 16GB DDR4 2133MHz/1.2V (PC4-17000) Kingston HyperX Fury [HX421C14FB/16]
Fonte: ATX BitFenix EXP 650W [BFP-SA1-650X-KMK1-BR] PFC Ativo / 80 Plus

Inicialização do WIndows

Isso é algo que vai variar de sistema para sistema. No caso eu usei o Windows 10 com a opção de inicialização rápida ativada. No Sandisk a inicialização levou 20 segundos, enquanto no HyperX foram 19 segundos. Uma diferença modesta entre os dois. Mas como falei, esse realmente é o tipo de coisa que pode variar dependendo da sua configuração.

Transferência de Arquivos

Fiz alguns testes com transferências de arquivos para observar uma velocidade básica de algo que fazemos diariamente. Inicialmente tentei um arquivo de 1gb, no entanto em ambas as unidades a coisa era tão rápida que simplesmente não tinha como eu observar muito bem. Então decidi transferir um vídeo com 4,4gb e tirar um print quando estivessem em aproximadamente 50%. Lembrando que esse não é um teste preciso como a dos benchmarks que vou mostrar a seguir. Apenas algo mais "paupável".

Criando uma cópia do arquivo no Savage


Ao criar uma cópia do arquivo no HyperX Savage, o resultado foi de algo realmente muito rápido e com uma velocidade média 228 MB/s mais ou menos no meio da transferência. Estranhamente a velocidade foi caindo no gráfico apresentado, mas estabilizou lá pelos 160MB/s.


Criando uma cópia do arquivo no X400

Ao criar uma cópia do arquivo no X400 a velocidade estava em 177 MB/s no meio do arquivo, porém ele baixou bem mais, chegando a 80 MB/s, no entanto subindo de novo quando estava quase no final.

Copiando do X400 para o Savage

Diferente da cópia dentro do próprio Savage, a coisa foi bem mais rápida ao copiar do X400 para ele. A velocidade no meio do arquivo ficou em 454 MB/s. Sendo que, exceto pelo início da transferência, a velocidade se manteve mais ou menos constante, sem grandes variações.

Copiando do Savage para o X400

O começo da transferência de arquivo é surpreendentemente rápido com a Savage para a X400, no entanto há uma queda extremamente brusca mais ou menos na metade e não volta a subir tanto, ficando na média de 132 MB/s.

Testes com o AS SSD Benchmark

HyperX Savage

Sandisk X400


Ambos tiveram o mesmo score de leitura, apesar de tudo, é notável que ao observar separadamente os itens da coluna "Read", dá para notar que a Savage sai na frente. Ainda assim é algo bem próximo, executei algumas vezes o programa e o score de 406 se manteve, mas a leitura deu uma variada as vezes coma Sandisk conseguindo dar picos e ultrapassar o Savage por pouco na categoria 4K-64Thrd.

Já na área de gravação, a Sandisk passou bem longe, com um escore 148, bem abaixo da nota 416 ganha pela Savage. Acho que isso acaba refletindo bem as observações que fiz quando a velocidade de gravação do arquivo de 4gb.

Testes com o BenchMe


HyperX Savage

Sandisk X400


Agora vendo de um jeito em que é possível notar de forma clara a variação de velocidade, dá pra ver onde estão os picos. O HyperX Savage teve o máximo de 509,6 MB/s durante o teste de velocidade de leitura e 326,1 MB/s como mínimo.

Já o Sandisk X400 me chamou a atenção pelas mudanças bruscas em alguns momentos dos gráficos, atingindo um pico máximo maior que o Savage,515,0 MB/s. Por outro lado o seu mínimo foi bem inferior ao SSD da hyperx, com 231,9 MB/s.

Considerações finais

Apesar de notável a superioridade do HyperX Savage, o Sandisk X400 não está tão abaixo assim em relação à leitura, por outro lado quando a coisa é gravação, o dispositivo perde feio. A garantia da Sandisk é muito maior, tendo 5 anos contra 3 anos da HyperX. O preço do Sandisk é em média 250 reais a menos que o HyperX, mesmo tendo 32gb a menos.

Então o que escolher depende mesmo do tipo de usuário que você for, acho que 250 reais a mais pelo performance que tem em comparação é algo que vale a pena se você estiver montando um PC fodão, sem sombra de dúvidas vai dar um toque a mais. Por outro lado se você tiver um PC mais modesto e apenas quiser uma velocidade a mais, porém sem exageros, talvez o Sandisk seja mais adequado.

E é isso pessoal, espero que tenham gostado, eu tinha feito uma postagem rápida sobre o modelo PCIe dos SSD's no facebook e o povo ficou muito empolgado, então imagino que tenha muita gente aqui que goste de ver esse tipo de comparação.


Postar um comentário

0 Comentários