Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jurassic Park - Vamos rever essa obra revolucionária

Dinossauros! Quem é que nunca se apaixonou por eles né? Especialmente na infância, são seres que de repente te deixam encantado, você decora os nomes e sabe um monte de coisas. E ao menos as crianças dos anos 90 pra cá tem uma fonte principal quando o assunto é filme, Jurassic Park! É simplesmente natural você pensar em dinossauros e pensar nessa obra prima.



Quando eu fiz a matéria sobre Westworld, comentei sobre a surpresa que aquele filme me causou graças a sua ligação com Jurassic Park. Isso me despertou uma curiosidade para dar uma conferida no livro que deu origem ao filme. E terminei ontem, o que me fez imediatamente resolver assistir o filme de novo para relembrar a coisa.

Enquanto lia, acabei descobrindo que existem sim pessoas que não assistiram Jurassic Park ainda, pois enquanto via as diferenças, fui perguntando para uns amigos detalhes. A verdade é que percebi muita coisa, por exemplo a maioria das pessoas (inclusive eu) parece ter assistido apenas na infância e ficou uma boa impressão, mas com a história bem apagada.

A real é que quase ninguém sabe a história de Jurassic Park, as pessoas lembram que clonam dinossauros em uma ilha e os dinossauros fogem pra fazer a festa com carne de humano. Mas de resto os detalhes foram esquecidos, não sabem quem são os personagens, lembram que tem crianças, um velho, um homem de chapéu...

E exatamente observando isso é que vejo que definitivamente você precisa assistir Jurassic Park de novo. É um bom filme, um bom passatempo. Existem tantos momentos em que estamos sem fazer nada e fica aquela sensação de tédio. Ver uma história bem detalhada como essa pode ser um ótimo entretenimento e oportunidade de ver de verdade. Isso porque quase todo mundo viu a coisa com sua mente infantil que simplesmente ignorou a parte complexa da coisa, como a espionagem industrial.

Jurassic Park sem dúvidas foi um filme ousado pra caramba, você vê aqueles dinossauros e nossa, aquilo parece real! É só ver algumas obras modernas em que você vê dinossauros e sabe na hora que é algo feito em computador, simplesmente é falso demais. Porém algo feito no início dos anos 90 conseguiu transmitir de forma tão intensa que eram bichos de verdade.

As técnicas usadas foram simplesmente cabulosas e conseguem convencer. E olha que por mais que seja um filme de duas horas e seis minutos de duração, os dinossauros aparecem apenas durante quinze minutos de cenas. O resto são com os atores conversando e explorando, mesmo assim você tem a sensação de que o tempo todo eles estão a mostra.

As partes feitas com bonecos duram apenas nove minutos, enquanto as cenas de dinossauros criados em computador totalizam em seis minutos de animação. Dá pra acreditar? Mas o negócio é, a atmosfera é tão intensa que você nem percebe, existem muitas outras cenas interessantes, como a do carro preso na árvore.

Aqueles bonecos foram feitos com um nível de detalhe que impressiona fácil, quem diria que os velociraptors são atores vestidos de dinossauro? Falando assim soa até bobo, imagina a proposta na época... "Vamos fazer um filme desse livro aqui, daí nós fantasiamos uns atores de dinossauro e filmamos isso" uahahhaha. Mas não, ficou lindo! Realista demais, aquela movimentação fantástica e as peles que pareciam mesmo couro, os olhos reagindo a luz.

E o tiranossauro? Caramba, quem é que diria que aquilo é um bonecão? A movimentação daquele robô gigante é linda demais, a forma que ele pega objetos com os dentes é maravilhosa. Parece muito com um animal selvagem realmente atacando e mastigando. Imagino a dificuldade que não foi para colocar uma coisa daquelas parecendo natural e não um bonecão tosco e travado.


Mesmo as cenas em CGI são maravilhosas, isso porque hoje em dia nós vemos sem parar animações de tudo em 3D, é algo comum. Mas aquelas cenas foram feitas em computadores do início dos anos 90. Seu computador é uma desgraça? Uma relíquia que não roda nada? Acredite, ele ainda assim é extremamente mais potente do que um computador daquela época, mesmo assim os caras fizeram aquelas maravilhas.

Para vocês terem uma ideia de como os efeitos especiais impressionaram. George Lucas trabalhou na pós-produção do filme e vendo a grandiosidade daquilo foi que notou que finalmente a tecnologia tinha atingido um patamar tão alto que ele poderia filmar Star Wars da forma que ele gostaria que fosse, e assim começou a trabalhar na segunda trilogia.

E o som? Esse foi o primeiro filme a usar a tecnologia DTS (Digital Theater Systems), em que não usava apenas um canal de áudio, mas sim vários, o som vinha de toda parte. Antes disso os filmes não se preocupavam tanto com som. Agora imagina a reação do povo vendo isso no cinema? O quanto não foi imersivo? A sensação de realismo. Isso sem contar com a trilha sonora do John Williams né? Nossa, aquilo é simplesmente muito bonito!

O filme apresenta uma quantidade tão imensa de pequenos detalhes que tornam a coisa épica. Quem é que não lembra da cena do copo de água tremendo? Uma coisa tão simples, mas que passa a sensação de "Algo gigantesco está se aproximando". Depois Spielberg disse que essa cena foi algo improvisado. Usaram uma guitarra para conseguir aquele efeito.

Outra coisa curiosa sobre o filme é que o roteiro original era muito mais simplório, Michael Crichton (autor do livro) fez inicialmente em 1983 um roteiro sobre um pterodáctilo que foi clonado e achado por um monte de crianças. Mas todo mundo recusou, ele evoluiu a ideia e lançou o livro. Mas mesmo o livro saiu bem por acaso, quando o autor se encontrou com Spielberg foi para adaptar seu outro livro "ER", que depois virou a série Plantão Médico. Daí na reunião, Michael comentou sobre Jurassic Park, a partir daí a ideia de adaptar ER para filme foi abandonada e nasceu a ideia de Jurassic Park nos cinemas.

Essa é daquelas obras que te faz viajar e querer visitar aquele ambiente maravilhoso, felizmente hoje em dia temos opções como os jogos theHunter: Primal em que você pode vagar com amigos por uma ilha de dinossauros ou Carnivores em que você é um caçador de dinossauros. No entanto o sucesso do filme foi tanto que lançou seus jogos oficiais e foram mais de 30 que usam o título Jurassic Park.

Enfim, se você por acaso é uma das pessoas que nunca assistiu Jurassic Park, tá na hora de ver né meu querido? E se você já assistiu, muito provavelmente foi há tanto tempo que não consegue lembrar da história direito, vale a pena adicionar a lista de filmes para rever, divertido você sabe que vai ser. Se você gosta de ter obras estilosas na estante, essa é obrigatória, dá pra achar a coleção com todos os filmes por um preço bem barato aqui.

Postar um comentário

0 Comentários