Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como Pokemon GO tornou a sociedade mais saudável

Desde o lançamento do badalado Pokemon GO, eu só vejo dois pontos de vista nas pessoas. O primeiro é o da galera do "É muito legal, jogar é bom demais, é viciante!" e o outro grupo do "Credo, que nojo! Jogo inútil pra quem não tem o que fazer, perda de tempo!". Esse segundo grupo costuma ver coisas como aqueles 10 casos bizarros envolvendo Pokemon GO e colocar somo o verdadeiro significado do jogo, enquanto o primeiro vê como diversão pura e fica puta com os caras enchendo o saco. Mas tem um ponto de vista que não vejo ninguém falar, o do quanto o jogo deixou as pessoas mais saudáveis não apenas fisicamente como também mentalmente.

A verdade é que Pokemon GO não é só mais um joguinho, é um verdadeiro fenômeno cultural. Os acontecimentos caóticos que foi capaz de fazer apenas refletem o quanto a coisa foi poderosa. Afinal de contas quem é que esperava isso né? Todo mundo sabia que ia ter um sucesso e tal, mas essas maluquices todas? Assaltos, tentativas de assassinato, invasão, batida de carro, separação. São em geral coisas negativas, mas é lógico que para algo divertido assim tem também as suas coisas positivas, apenas não são tão interessantes.

Pokemon GO ao meu ver parece uma nova expansão da internet. Quando eu fiz a matéria sobre a infância antes dos anos 2000 não ser tão bonita quanto os nostálgicos dizem ser, uma das críticas que mais fizeram foi o fato das pessoas não saírem mais a rua, de hoje em dia todo mundo estar preso em casa. Mas caramba, esse jogo fez uma mudança radical nisso. Como falei na matéria em que desci o cacete em Pokemon GO, esse não é o primeiro jogo a propor isso de realidade aumentada e sair, já existia antes. Mas esse é um jogo que realmente fez multidões saírem de casa.

Se em jogos anteriores a Pokemon GO você via pontos fixos para pegar algo, você ia lá e só seria mais uma pessoa de celular. Se você vê um Pokestop em Pokemon GO, você sabe que VÃO ter pessoas lá jogando e pegando itens. Esse é um jogo que conseguiu fazer as pessoas saírem de casa, terem vontade de andar até um ponto por causa de um objetivo, e o melhor, isso faz parte da diversão da coisa. A ideia de andar e ser recompensado por isso.

Em um mundo onde nos acostumamos tanto a ficar o dia todo presos em casa jogando, conversando, assistindo filmes. De repente apareceu um entretenimento que mistura as duas coisas, a antiga "brincadeira de rua" com a "brincadeira virtual" e o melhor, algo que não é limitado apenas crianças, mas a pessoas de qualquer idade.

Então pokemon GO é algo divertido que tornou nossa sociedade mais saudável. Imagina só, antigamente você não tinha vontade de ir ao parque caminhar, fazer exercício, agora você faz isso realmente se divertindo. E ainda tem premiações por quilômetros andado, não é apenas a possibilidade de achar um pokemon maneiro, você tem que andar para chocar os ovos. Quando fazer caminhada foi tão divertido assim?

Sem contar que certas coisas chatas de antes, de repente receberam um motivo para se tornarem divertidas. Ir passear com o cachorro, sair para pagar uma conta, ir comprar pão na padaria. Algumas pequenas coisas que pessoas não tinham vontade de ir diariamente de repente se tornaram bem mais atraentes pois andar passou a gerar recompensas.

Mas não é só algo saudável fisicamente, desde o lançamento, grupos de amigos realmente se reúnem, marcam de ir a um lugar específico procurar pokemon. Ir até ginásios, pokestops. Se tornou uma nova forma de bater um papo, jogar e fazer exercício ao mesmo tempo. Simplesmente algo que antes não acontecia de jeito nenhum.

Outra coisa maneira é a possibilidade de conhecer pessoas. Jogadores de Pokemon GO tem tendência a serem amigáveis e é fácil puxar assunto. Como falei, o negócio parece uma expansão da internet, é como se você tivesse jogando um MMO e achasse outra pessoa, de repente podem jogar juntos e sair caminhando por aí, virarem amigos reais.

Enfim, acho que as pessoas estão pensando muito apenas nos dois pontos de vista de Pokemon GO, o difamatório ou o dos Pokeviciados. E é verdade que muita gente morreu por causa de Pokemon GO kkkkk, mas tem o lado bomda coisa! Acabam esquecendo que pode ser uma baita de uma experiência saudável e que foi um evento cultural que criou uma mudança de uma forma que é difícil de se ver. Se você não joga por falta de celular, hoje em dia você acha smartphone por menos de 150 reais, e se você tem mas não roda, vale a pena dar uma conferida no tutorial pra rodar em Smartphone fraco.

E se não estiver afim de passar raiva com a internet enquanto está em uma pokejornada, não deixe de conferir algumas Dicas para melhorar sua conexão em Pokemon GO.

Postar um comentário

0 Comentários